sábado, 28 de março de 2009

Vereadores de Messias Targino participarão de Encontro do Instituto Legislativo Potiguar.

Os Vereadores de Messias Targino participarão do " I Encontro com o Legislativo Municipal" do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) em Mossoró que acontecerá na próxima segunda-feira, às 9h, no ginásio esportivo da Ufersa. A informação é do presidente da Câmara Municipal , vereador Pôla Pinto. O encontro reunirá lideranças das regiões Oeste, Médio Oeste e Vale do Açu. Criado para funcionar como Escola Legislativa, o ILP vem cumprindo um roteiro de apresentação de seus objetivos e diretrizes com a finalidade de mostrar os serviços educacionais que serão disponibilizados para os servidores legislativos de todo o Estado e que serão definidos e planejados com o levantamento das necessidades de treinamento.

O ILP é um organismo da Assembleia Legislativa idealizado pelo deputado Robinson Faria, presidente da Casa, que desenvolveu um trabalho de sensibilização dos seus pares e os motivou a aprovar um projeto que traria para os servidores legislativos oportunidades de capacitação, treinamento e atualização, promovendo melhoria na qualidade de vida e de suas atividades profissionais.
Presidente da Câmara Municipal , vereador Pôla Pinto

Deputado Robinson Faria
Para viabilizar a implantação do Instituto, o deputado Robinson Faria designou uma equipe técnica, sob a coordenação do professor Mizael Barreto, profissional de reconhecida experiência na área da educação. Este passou a manter contatos com outras Escolas Legislativas do país, colhendo subsídios para desenvolver o projeto. Nesse trabalho de pesquisa, por diversas oportunidades esteve no Senado Federal, onde viu o funcionamento do Instituto Brasileiro do Legislativo, da Universidade do Legislativo - Unilegis e do Interlegis, conhecendo também de perto o potencial de articulação da Associação Brasileira de Escolas Legislativas - Abel, a qual o ILP já é filiado.

Na busca de informações de como montar uma Escola Legislativa no âmbito da Assembleia, o professor esteve ainda na Câmara dos Deputados, obtendo no Cefor - Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento dados sobre cursos que poderiam ser mais adequados e viáveis para o servidor legislativo. Uma importante fonte foi a Escola Legislativa de Minas Gerais, que já existe há mais de quinze anos e onde já funciona uma Universidade Legislativa.

Com base nos dados técnicos e com a sua experiência pedagógica, alargada nos quase vinte anos que esteve à frente da Universidade Potiguar - UnP, Mizael Barreto encontrou todo o apoio que necessitou, da Mesa Diretora à Procuradoria-Geral e outros setores da Casa, para desenhar um projeto que atendesse à proposta inovadora e modernizante do deputado Robinson Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário