sábado, 21 de março de 2009

Crise e redução de repasse do FPM é debatida por vereadores.



As freqüentes quedas das receitas tributárias e a diminuição das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), foi bastante debatida pelos vereadores na Sessão Ordinária da sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Messias Targino. O vereador Antenor Laurtentino de Medeiros Neto (PSDB), lamentou que com toda a previsão de agravamento da crise, o município criou 31 cargos comissionados, sem uma discussão aprofundada do legislativo. Ele disse que o aumento de despesas vai de encontro às despesas.
Vereador Antenor Laurtentino de Medeiros Neto (PSDB).

O vereador defendeu o enxugamento da máquina administrativa, além da demissão dos cargos de confiança. O edil avalia ainda que a prefeitura deverá ter dificuldades até para pagar os funcionários efetivos, devido o agravamento da crise. Já o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), mostrou as freqüentes quedas no repasse que tem prejudicado os municípios de pequeno porte. O vereador apresentou um documento apresentado pelo Poder Executivo, relatando várias dificuldades devido à queda das receitas.
Vereador Juscelino Herculano Jales (PR).

O vereador informou que como medida de contenção de despesas, a prefeita Shirley Targino (PR), anunciou com tristeza o adiamento da realização do Torneio Leiteiro, que não mais acontecerá nos dias 18 e 19 de Abril. O edil disse ainda, que a prefeita recomendou a todos os secretários municipais que adotem medidas que visem a uma radical contenção de despesas para que não seja necessário adotar medidas drásticas, para que o município não incorra em inadimplência.
Por último, Juscelino informou ainda, que a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (PR), confirmou sua participação na reunião que o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), do município de Lajes, Benes Leocádio, convocou para a próxima segunda-feira (23), às 10h, uma reunião de urgência com a diretoria da entidade, além de prefeitos e presidentes das associações regionais, onde será discutida a crise que assola os municípios do estado.

Vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB).

O vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB), disse em seu pronunciamento que a solução para redução dos efeitos da crise será a criação de medidas pelos governos em geração de renda, principalmente no campo. Investimento no setor educacional, também foi defendido pelo vereador.

Vereador Joselito dos Santos Cardoso (PSB).
Já o vereador Joselito dos Santos Cardoso (PSB), destacou que a crise é mundial, mas que afeta todos os municípios do Brasil, inclusive o repasse da Câmara de Messias Targino. Joselito, disse que a oposição já previa essas dificuldades.




Vereador Pôla Pinto (PT).

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto, disse que a crise não foi iniciada no Brasil, sim nos Estados Unidos, onde o capitalismo predomina, que o recurso do estado está sendo utilizado para sanear bancos. O vereador destacou ainda que as condições econômicas do Brasil estão permitindo que os efeitos não seja tão devastador como está ocorrendo em outros pais. Discutindo os efeitos no plano local, Pôla Pinto, disse que não é hora de fazer disputa política, e sim de dialogo.

O presidente destacou a iniciativa da prefeita em convocar os membros da Câmara para discutir as dificuldades. A reunião acontecerá na terça-feira dia (24), a partir das 15h, na sede do legislativo. A prefeita enviou um documento à presidência da Câmara, que foi lido em plenário, relatando todas as dificuldades e convocando a reunião.






Nenhum comentário:

Postar um comentário