terça-feira, 3 de março de 2009

IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL




O acesso às tecnologias da informação e da comunicação, está diretamente relacionado, no mundo atual, aos direitos básicos à informação e à liberdade de opinião e expressão. A exclusão digital é uma das muitas formas de manifestação da exclusão social. Não é um fenômeno isolado ou que possa ser compreendido separadamente, pois se trata de mais uma conseqüência das diferenças já existentes na distribuição de poder e de renda.
Num momento em que empresas e governos migram informações e serviços para os meios eletrônicos, o excluído digital passa a ter dificuldade de conhecer e de exercer seus direitos de cidadão. A inclusão digital não se resume à disponibilidade de computadores, mas à capacitação das pessoas para o uso efetivo dos recursos tecnológicos.
Inclusão digital e o combate à exclusão social e econômica estão ligados, em uma sociedade onde cada vez mais o conhecimento é considerado riqueza e poder. A inclusão digital deve favorecer a apropriação da tecnologia de forma consciente, que torne o indivíduo capaz de decidir quando, como e para que utilizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário