quinta-feira, 30 de abril de 2009

Câmara firma parceria com mandato do Deputado Fernando Mineiro para realizar curso sobre Orçamento.

A Câmara Municipal de Messias Targino, vai realizar segunda-feira dia (4) maio, um curso sobre as questões orçamentárias. Segundo informou o presidente da Câmara Pôla Pinto, o público alvo do curso são os vereadores, servidores do Poder Legislativo e representantes da sociedade civil.
Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT)
O curso acontecerá a partir das 10:00 horas da manha, na sede da Câmara Municipal, será ministrado pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) e com a participação Rubens Passos especialista em questões orçamentárias que atua no gabinete do mandato do deputado petista.

Pôla Pinto destacou a importância do curso que vai ajudar tanto aos vereadores como os demais participantes a terem uma melhor compreensão quanto à tramitação e execução de todas as Leis que envolvam a Lei Orçamentária.
Câmara realizou Sessão Extraordinária

A Câmara Municipal de Messias Targino, realizou na quarta-feira (29), uma Sessão Extraordinária onde foi discutido e aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2009, autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), que concedeu Titulo de Cidadão Messiense ao Deputado Federal João Maia (PR). Esse projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2009, também de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), aprovado concede Medalha de Honra ao Mérito “Pelopidas Francisco Pinto”, ao Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Durante a discussão das matérias Juscelino Herculano Jales (PR), destacou a necessidade da convocação, já que os dois serão homenageados dia 8 de Maio, durante os festejos de Emancipação Política, e que devido ao feriado de 1º de Maio, só haverá Sessão Ordinária no dia 15. Já o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), disse que a convocação foi desnecessária e não podia ter sido convocada. O edil alegou que as duas matérias não poderia ser deliberadas sem autorização do plenário e através de um requerimento, já que as mesmas foram retiradas da Ordem do Dia da ultima Sessão Ordinária.
O vereador questionou ainda quanto a legitimidade da convocação que foi feita pelos 5 vereadores, e que no entendimento essa convocação só poderia ser feita em período de recesso. O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), informou a presidência que não irá receber pela convocação extraordinária, por considerar injusta a convocação e se absteve de toda votação.
Câmara Municipal realizou Sessão Extraordinária
O presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto, esclareceu que a convocação da Sessão Extraordinária não foi feita pelos vereadores e sim pela Presidência da Câmara, como determina o Regimento Interno. Os vereadores apenas apresentaram o pleito através de oficio. Pôla Pinto disse se o pleito da Sessão tivesse sido feita pela bancada da oposição tinha sido atendido da mesma forma.

O presidente esclareceu e mostrou que o Requerimento de Retirada das matérias da Ordem do Dia da última Sessão Ordinária, foi referente apenas aquela sessão. O presidente disse que as matérias foram para deliberação por estarem em consonância com Regimento Interno.

Os Projetos de Decretos Legislativos nº 005/2009 nº 007/2009, obtiveram 6 votos a favor e um contra, cada. Participaram da Sessão os vereadores Pôla Pinto, Antenor Laurentino de Medeiros Neto, Pompeu Jales Diniz, José Aroldo Dantas, Ilson Ferreira de Medeiros, Juscelino Herculano Jales, Francimar Ezequiel da Silva e Alexandre Jales Dantas.
.
OS DEVERES DOS VEREADORES

O vereador, como integrante do Poder Legislativo, é detentor de um "status" que termina em direitos e deveres imprescindíveis ao bom desempenho de seu mandato político. O direito ao exercício do mandato, em sua plenitude, desponta como primordial para todo e qualquer legislador e, assim sendo, o vereador age e fala pelo povo que representa, não podendo ser cerceado na sua atividade parlamentar.
O vereador orienta-se segundo as diretrizes partidárias, ou seja, segundo o ideário do seu partido no tocante a determinadas questões. As diretrizes partidárias aparecem no programa da agremiação e dizem respeito a temas importantes, constituindo a sua doutrina. As diretrizes da liderança parlamentar traduzem a propensão do partido do governo ou do partido da oposição e podem ou não envolver uma questão de ideologia político-partidária.
Em síntese, a essência dos deveres do homem público é traduzida nas seguintes palavras: ao vereador, cumpre-lhe, antes de tudo, atuar em prol do bem comum, da felicidade do povo, porém fazendo-o com equilíbrio e temperança, sob um princípio de justiça, de tal sorte que o proveito de muitos ou de poucos não resulte em prejuízo de outros tantos.
Agente político, o vereador, engajado no Governo Municipal que a Câmara exerce conjuntamente com o Prefeito, tem como dever conduzir-se no desempenho do respectivo mandato tendo como meta o bem da comunidade local.

domingo, 26 de abril de 2009

Câmara realizou Sessão Solene para homenageia ex-vereador.

A Câmara Municipal de Messias Targino realizou no sábado dia 25, uma Sessão Solene, onde homenageou o ex-vereador José Manoel de Almeida, o popular "Zé Almeida" ou "Zezinho de Sôro". A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto, e participaram ainda os vereadores Antenor Laurentino de Medeiros Neto, Pompeu Jales Diniz, José Aroldo Dantas, Ilson Ferreira de Medeiros, Joselito dos Santos Cardoso e Juscelino Herculano Jales.
Sessão solene foi um sucesso.

Vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto fez entrega de uma Comenda ao ex-vereador.
No início da Sessão foi apresentado um breve documentário sobre a trajetória de vida do ex-vereador Jose Manoel de Almeida. Além de familiares do ex-vereador participaram do evento lideranças locais, ex-vereadores da época em que o ex-vereador atuou na política, a ex-prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino e pessoas da comunidade.

Ex -vereador ao lado da sua esposa, filhos e neto.
A Câmara também realizou a entrega de uma Comenda ao ex-vereador, que foi entregue pelo vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto, que foi o autor do requerimento da Sessão.


População participaram de Sessão.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto, avaliou que o evento foi um sucesso, e destacou a iniciativa do vereador Antenor Medeiros. “Realizamos uma sessão que vai ficar para história desse Poder, principalmente por termos homenageado um cidadão que teve e tem uma participação importante na vida política de Messias Targino”, destacou o presidente. Após o encerramento da Sessão aconteceu um coquetel oferecido pela Câmara aos presentes.



Ex-vereador fala de sua trajetória com emoção.

Durante seu discurso na Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Messias Targino, no sábado dia 25, o ex-vereador Jose Manoel de Almeida ficou bastante emocionado pela homenagem que recebeu da Câmara Municipal.
José Manoel de Almeida agradeceu o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto pela sua iniciativa.
Na apresentação do documentário que relatou vários aspectos de sua trajetória de vida e política, o ex-vereador não conteve sua emoção. “Foi muito bonito esse documentário pois estou relembrando todos os momentos de minha vida junto à comunidade”, disse emocionado o ex-vereador .
Ex-vereador não conteve sua emoção
Já em seu discurso, José Manoel de Almeida iniciou agradecendo o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto pela sua iniciativa. "Essa homenagem que recebo ficará em minha lembrança e de meus filhos”, disse o ex-edil.

O ex-vereador José Manoel de Almeida relembrou acontecimentos de sua passagem pela política local com bastante emoção. Destacou ainda que sua participação na política teve sempre o objetivo de ajudar as pessoas pobres da cidade. Ele citou sua convivência com lideranças regionais e estaduais da época, que resultou em benefícios para o município.

Por último o ex-parlamentar agradeceu aos ex-vereadores Cândido Fernandes Jales, Miguel Arcanjo de Almeida Filho, a ex-prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino e aos presentes por terem vindo prestigiarem sua homenagem. “Só tenho a agradecer a todos por essa bonita festa”, disse bastante emocionado.

Ex-vereador destaca nova realidade vivida pelo Poder Legislativo.

Durante seu discurso na Sessão Solene, realizada pela Câmara Municipal de Messias Targino, no sábado dia 25, o ex-vereador José Manoel de Almeida, que foi homenageado destacou a nova realidade vivida pela Câmara Municipal. “Essa Câmara agora está organizada e o povo está começando a participar e tem até jornal”, disse o ex-vereador.
Ex-vereador José Manoel de Almeida
José Manoel de Almeida, disse que a escolha dos vereadores foi acertada quando elegeu o atual presidente vereador Pôla Pinto. Ele destacou ainda que os vereadores têm uma boa atuação em defesa da comunidade.
Vereadores destacaram atuação de ex-vereador.

Os vereadores Pôla Pinto, Antenor Laurentino de Medeiros Neto, Joselito dos Santos Cardoso e Juscelino Herculano Jales fizeram pronunciamentos durante a sessão solene, realizada pela Câmara Municipal de Messias Targino, no sábado dia 25, onde foi homenageado o ex-vereador José Manoel de Almeida, o popular "Zé Almeida".
Vereador Antenor Laurentino
O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), que foi o autor da proposição para realização da sessão, disse que o ex-vereador atuou durante 20 anos com dignidade em seus 4 mandatos como vereador e deixou um legado pela sua honestidade e trajetória política. Antenor Medeiros destacou, ainda que a Câmara fez justiça em homenagear José Manoel de Almeida.
Vereador Juscelino Herculano Jales

Já o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), destacou que desde de criança seu avó o ex-prefeito e ex-vereador João Calista, já falava na atuação do ex-vereador Zezinho de Sorin. O edil lembrou que o ex-vereador deixou muito serviço prestado na comunidade e que a homenagem foi mais do que merecida.


Vereador Joselito dos Santos Cardoso

O vereador Joselito dos Santos Cardoso, também enalteceu a atuação do ex-vereador, destacando sua coragem que sempre esteve em defesa dos mais carentes.

Vereador Pôla Pinto
Já o presidente da Câmara de vereadores, Pôla Pinto, fez um pronunciamento na Tribuna, destacando a vida política do ex-parlamentar. ”Zezinho de Sorin, mostrou que para se fazer política e ocupar mandato com atuação voltada para o povo, não é necessário ter dinheiro e curso superior”, destacou Pôla Pinto. Por último, Pôla Pinto, disse que sempre teve o ex-vereador Zezinho como referência.






Ex-prefeita e ex-vereadores participaram de Sessão.

A presença de políticos que atuaram na época em que o ex-vereador José Manoel de Almeida, ocupou mandatos foi destacada durante a sessão solene da Câmara Municipal de Messias Targino, no sábado dia 25, que homenageou o ex-vereador.
Prestigiaram a Sessão os ex-vereadores Cândido Fernandes Jales e Miguel Arcanjo de Almeida Filho. Os dois também foram presidentes da Câmara Municipal de Messias Targino. O ex-vereador Miguel Arcanjo de Almeida Filho gravou sua participação no documentário, onde destacou a trajetória de José Manoel de Almeida.

Paulo Targino,ex-prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino e José Manoel de Almeida.

Outra presença de destaque, na Sessão foi a ex-prefeita Maria do Socorro Ferreira Targino, que esteve exercendo a condição de prefeita do município, quando José Manoel de Almeida exercia o cargo de vereador.



Secretários Municipais prestigiaram Sessão que homenageou ex-vereador.

Os secretários municipais da prefeitura municipal de Messias Targino, Caio Cezar Ferreira Targino (Educação), Joana de Oliveira Neta (Finanças) e Paulo Rodrigues Dantas (Agropecuária e Meio Ambiente), participaram da Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Messias Targino, no sábado dia 25 , que homenageou o ex-vereador José Manoel de Almeida.
Caio Cezar Ferreira Targino secretário de Educação e o ex-vereador José Manoel de Almeida.
Além dos secretários vários auxiliares prestigiaram o evento. O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Juscelino Herculano Jales (PR), justificou a ausência da prefeita Shirley Targino (PR), na sessão, em função de está participando em Natal de uma reunião.

Vereador cobra melhorias para trecho da BR 226

O Vereador Juscelino Herculano Jales (PR) apresentou durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, da ultima sexta-feira (24), Indicação ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes– DNIT/RN, para que seja feito serviço de recuperação da malha viária da BR 226, no trecho entre as cidades de Campo Grande/RN e Patu/RN.


O vereador justificou que o município de Messias Targino/RN, localiza-se encravado no médio oeste do Estado, ficando em zona fronteiriça com o estado da Paraíba, onde tem como única via de acesso pavimentado a BR 226. “A BR 226, passou por uma recuperação em meados do ano passado (2008), obras realizadas pela operação tapa-buracos do Governo Federal, executada por uma empresa de sigla ESSE”, informou o edil.
Vereador Juscelino Herculano Jales (PR)
O vereador disse ainda que passados pouco mais de 10 meses da realização do referido serviço, a pista de rolamento encontra-se totalmente deteriorada, tomada por buracos. “Estamos reivindicando hoje, as obras de recuperação da BR 226, por achar que ainda pode-se resolver o problema com o serviço de tapa-buracos, amanhã não sabemos se após o inverno que aí está, baseado nas previsões dos serviços de meteorologia, poderemos ainda trafegar na mesma, sem que seja feita outra pavimentação asfáltica”, justificou Juscelino.

Por último, o parlamentar solicitou que cópia da Indicação, seja encaminhada às câmaras municipais de Patú, Janduís e Campo Grande, para que as mesmas se manifestem e engrossem as fileiras nessa luta, que é de interesse de todos.

Vereador cobra realização de eleição para escola municipal.

O Vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto, apresentou durante a Sessão da Câmara Municipal da última sexta-feira (24), Indicação solicitando da prefeita Municipal que envie ao Poder Legislativo Projeto de Lei Complementar, regulamentando o Artigo 97 da Lei Orgânica que trata da eleição para diretor e vice-diretor da Escola Municipal Professor Júlio Benedito.

O vereador disse que a implantação da gestão democrática é um sonho antigo e que teve inicio em 1990, quando o mesmo atuou como relator da primeira constituição, mesmo na época não se falava ainda em eleição escolar, mas ficou assegurado na Lei Orgânica. O edil lembrou ainda que a gestão democrática é realidade em todo Brasil, e que as escolas estaduais tem seus gestores escolhidos pela comunidade escolar. Antenor Medeiros, lamentou que em 18 anos esse artigo ainda não foi regulamentado por falta de coragem dos gestores que estiveram a frente da prefeitura durante esse período.
Vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto
O Vereador Pôla Pinto, destacou a importância da Indicação, e lembrou que em 18 anos nenhum artigo da Lei Orgânica foi regulamentado. Por último o vereador destacou que a gestão da Escola Municipal Professor Júlio Benedito tem sido uma gestão participativa e democrática, onde o dialogo tem sido priorizado pela Professora Regivânia Rodrigues de Almeida, que está à frente da direção da escola, desde 2005.
Projetos foram retirados da Ordem do Dia

De autoria do Vereador Juscelino Herculano Jales (PR), foi apresentado e aprovado durante a Sessão da Câmara Municipal da ultima sexta-feira (24), Requerimento de retirada de matérias da Ordem do Dia.

Foram tirados da pauta os Projetos de Decreto Legislativo nº 005/2009, que concede Título de Cidadão ao Deputado Federal João Maia e Projeto de Decreto Legislativo nº 007/2009, que concede Medalha de honra ao Mérito “Pelopidas Francisco Pinto” ao senador Garibaldi Alves Filho.

O vereador informou que esta semana estará protocolando Requerimento solicitando a realização de Sessão Extraordinária para discussão e aprovação das duas matérias.
Projeto do Executivo é aprovado por unanimidade.


Por unanimidade foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da ultima sexta-feira (24), Projeto de Lei nº 261/2009, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a alienar, em leilão um veículo Ambulância ano de fabricação de 1994. No Projeto, a prefeitura justifica que o veículo é muito antigo e bastante deteriorado pela ação continua do tempo e do uso.

O Projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição Justiça e Redação. O parecer foi emitido pelo próprio presidente da Comissão que é exercido pelo o Vereador Juscelino Herculano (PR).

Câmara entrega documentação solicitada pelo Ministério Público.

O presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, vereador Pôla Pinto informou que foram entregues dentro do prazo estabelecido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Patu, todos os documentos referentes aos dois pedidos de informação a Câmara Municipal de Messias Targino. Na primeira solicitação o Promotor solicitou a relação de diárias concedidas a membros do Poder Legislativo, durante o ano de 2000, bem como a comprovação de que a concessão se deu a serviço da edilidade.
Presidente Pôla Pinto informou quedocumentos foram entregues dentro do prazo.

Já na segunda solicitação, a Promotoria de Justiça cobra a relação contendo o nome e endereço de todos os contratados para a função de contador, desde do ano de 1997, como o envio de cópia de cada um dos contratos, além da informação sobre quem era o Presidente da Câmara na ocasião. O Promotor Cláudio de Mello Ferreira, solicitou ainda o nome e endereço do atual contador e se ele prestou concurso público, caso não tenha ele solicita a cópia do contrato.



sexta-feira, 24 de abril de 2009

NOTICIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO DA TARDE NA EDIÇÃO DE 34 DE ABRIL DE 2009

Câmara Municipal presta homenagem a ex-vereador Zezinho de Sôro
A Câmara Municipal de Messias Targino prepara sessão solene em homenagem ao ex-vereador José Manoel de Almeida, o popular "Zé Almeida" ou "Zezinho de Sôro". O evento será realizado amanhã, devendo contar com a participação de várias autoridades locais, como a prefeita Shirley Targino, familiares do ex-vereadores e antigos companheiros que vivenciaram ao lado do homenageado sua vida pública de mais de 40 anos.
Segundo o historiador e ex-vice-prefeito de Messias Targino, Edimar Teixeira Diniz, no seu livro "Messias Targino - Origens", o ano que marcou a estréia de Zezinho de Sôro na vida publica foi o de 1963. Havia eleições à vista, para mandatos que se iniciariam em 1964, quando, para a Câmara Municipal, o PSD indicou vários nomes. Um desses entraria de vez para a história do município, de maneira muito marcante. José Manoel de Almeida, que vinha compondo a chapa proporcional do PSD, ao lado de outros nomes ilustres. Ele tinha estrada de certa forma já pavimentada para isso.

Ex-vereador Zezinho de Sôro aparece como exemplo de honestidade para as novas gerações na política
O seu pai, Manoel Fernandes Jales ("Sôro" ou "Sorinho") e o seu irmão, João Tomaz de Almeida, haviam doado muitos dos terrenos sobre os quais foi edificado o Povoado de Junco. Seu cunhado, Pelópidas Francisco Pinto, havia trabalhado forte em apoio a Messias Targino, para a criação do Povoado. "Isso acabou credenciando Zezinho para a disputa, e consequentemente, a vitoria", disse o vereador Gênio Pinto, o Póla Pinto, presidente do Legislativo messiense.


Câmara Municipal prepara sessão solene em homenagem ao ex-vereador Zezinho de Sôro.
Homem simples e muito popular, Zezinho conseguiu sua vitória à Câmara Municipal. Aliás, a popularidade dele foi testada nas urnas, e também enaltecida por Edimar Teixeira Diniz no seu livro "Messias Targino - Origens". "Ele sempre foi uma das pessoas mais populares do município. Sempre alegre e expansivo. Um ser realmente cativante", afirmou Edimar. Nos anos de 1985 e 1986, o homenageado foi também o presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.
Um dos maiores exemplo da fidelidade partidária, Zezinho de Soro migrou do PSD para o Partido Social Democrata (PDS) e, mais adiante, para o Partido da Frente Liberal (PFL). Por extinção deste, atualmente Zé Almeida é filiado ao Democratas (DEM), pois, embora tenha se aposentado do cargo de vereador, não se aposentou da política. Assim é que em cada campanha eleitoral de Messias Targino ele é um nome presente.

Casado com dona Maria das Graças Pereira, Zé Almeida tem dois filhos: José e Aíla. Como sempre fez, Zé Almeida reside no Sítio Junco de Cima, próximo às irmãs Áurea e Antônia e aos filhos de Francisco Tomaz de Almeida, seu irmão, falecido há alguns anos.A homenagem que será prestada ao ex-vereador foi possível graças à proposição de iniciativa do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), aprovada pelo Plenário da Câmara.
Segundo Pôla Pinto, a câmara está adotando todas as providências para que a sessão seja bastante concorrida e receba da sociedade messiense a atenção que o vereador Zezinho de Sôro sempre lhe dedicou.

domingo, 19 de abril de 2009

Ex-vereador Cândido Fernandes visita Câmara


O ex-vereador Cândido Fernandes Jales, que foi presidente da Câmara Municipal de Messias Targino no período de 1976 a 1977, visitou neste domingo (19), a sede da Câmara Municipal. Durante a visita o ex-vereador conheceu toda estrutura e foi informado pelo presidente Pôla Pinto sobre os aspectos de funcionamento do Legislativo.
Na oportunidade, Cândido Fernandes Jales recebeu um exemplar do Jornal Câmara em Ação e foi convidado para participar no sábado (25), da Sessão Solene que vai homenagear o ex-vereador José Manoel de Almeida. O ex-parlamentar gostou da estrutura da sede do Legislativo.
Câmara aprova concessão de Títulos de Cidadãos.

Foram aprovados na última sexta-feira (17), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Messias Targino, Projetos de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Pôla Pinto (PT), que concede Titulo de Cidadã Messiense a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) e que concede Titulo de Cidadão Messiense ao vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Raimundo Canuto de Brito. O Projeto que concede o Titulo, a Deputada Fátima Bezerra foi aprovado por unanimidade (9 votos). Já o Projeto que homenageia Raimundo Canuto de Brito foi aprovado por maioria de votos (7 votos).
Projetos foram aprovados durante Sessão da Câmara Municipal.
Os Projetos de Decretos Legislativos nº 003/2009 e 004/2009, de autoria do Vereador Juscelino Herculano Jales (PR), que concede Títulos de Cidadãos Messiense ao ex-Deputado Manoel Mario de Oliveira, obteve (8 votos) e da Senadora Rosalba Ciarline (7 votos), também foram aprovados por maioria de votos.
Já outro Projeto de Decreto Legislativo, também de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales, que concede a Medalha de Honra ao Mérito Pelopidas Francisco Pinto, a Paulo de Freitas Targino, Benedito Alves de Medeiros, Miguel Arcanjo de Almeida Filho, Cacilda Jales Correia Lima e Antonio Leite Jales também foi aprovado por maioria de votos (8 votos). A votação para aprovação dos projetos de honrarias foi secreta e era necessário 6 votos, para serem aprovados.

Na próxima sexta-feira (24), deverá ser votado o Projeto de Decreto Legislativo, autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), que concede Titulo de Cidadão messiense ao Deputado Federal João Maia (PR), já que esse Projeto recebeu parecer favorável das Comissões.

Títulos serão entregues durante Festa de Emancipação Política.

O presidente da Câmara Municipal de Messias Targino Pôla Pinto, informou que os títulos de honrarias que foram aprovados pela Câmara Municipal serão entregues durante a programação da festa de Emancipação Política, que acontecerá dia 8 de maio deste ano.

Segundo Pôla Pinto será entregue em Sessão Solene pela Câmara de Vereadores, quando as personalidades homenageadas receberão homenagens do Poder Legislativo. “Falta apenas definirmos o local e horário da Sessão Solene”, disse Pôla Pinto.

Câmara aprova Moção para reitor Milton Marques.

De autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), foi aprovado durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal da sexta-feira (17), Moção com voto de Congratulação a Milton Marques de Medeiros, pela sua reeleição para o cargo de reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no ultimo dia 24 de Março deste ano.
Milton Marques de Medeiros

Moção foi de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR).

O vereador justificou que além da reeleição, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem serviços prestados no município no tocante a formação superior dos estudantes de Messias Targino que buscam uma graduação. A Moção foi aprovada por unanimidade dos vereadores.
Projeto do Poder Executivo é debatido

A Câmara Municipal de Messias Targino, iniciou apreciação durante a Sessão Ordinária do dia (17), Projeto de Lei nº 261/2009, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a alienar, em leilão um veículo Ambulância ano de fabricação de 1994. No Projeto, a prefeitura justifica que o veículo é muito antigo e bastante deteriorado pela ação continua do tempo e do uso.
Presidente Pôla Pinto (PT), presidiu Sessão.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Pôla Pinto (PT), que presidiu a Sessão encaminhou o Projeto para Comissão de Constituição Justiça e Redação, que é presidida pelo Vereador Juscelino Herculano (PR), que deverá indicar o relator para proferir parecer ao projeto.

sábado, 18 de abril de 2009

EX-VEREADOR ZÉ ALMEIDA RECEBERÁ HOMENAGEM NA CÂMARA.

Segundo o historiador e ex-vice-prefeito de Messias Targino, Edimar Teixeira Diniz, no seu livro "Messias Targino - Origens", o ano era o de 1963. Havia eleições à vista, para mandatos que se iniciariam em 1964. "Existiam dois partidos políticos de influência no município: União Democrática Nacional (UDN) e Partido Social Democrático (PSD)", relata o historiador. Para compor a chapa majoritária, o PSD apostou nos nomes de Osnildo de Freitas Targino (filho de Messias Targino da Cruz, fundador do povoado de Junco, e irmão de Valmir Targino, deputado estadual que apresentou o Projeto de Lei de criação do Município) e Edimar Teixeira Diniz, para prefeito e vice, respectivamente. E eis que a chapa foi vitoriosa.

Para a Câmara Municipal, o PSD indicou vários nomes. Um desses entraria de vez para a história do Município, de maneira muito marcante. José Manoel de Almeida, ou "Zé Almeida", ou "Zezinho de Sôro" vinha compondo a chapa proporcional do PSD, ao lado de outros nomes ilustres. E tinha estrada de certa forma já pavimentada para isso. O seu pai, Manoel Fernandes Jales ("Sôro" ou "Sorinho") e o seu irmão, João Tomaz de Almeida, haviam doado muitos dos terrenos sobre os quais foi edificado o Povoado de Junco. Seu cunhado, Pelópidas Francisco Pinto, havia trabalhado forte, em apoio a Messias Targino, para a criação do Povoado.

José Manoel de Almeida

Homem simples e muito popular, José Manoel de Almeida conseguiu sua vitória à Câmara Municipal. Aliás, a popularidade de Zé Almeida, testada nas urnas, foi também enaltecida por Edimar Teixeira Diniz no seu livro "Messias Targino - Origens". Para o ex-companheiro de partido de Zezinho, este é "uma das pessoas mais populares do município. Sempre alegre e expansivo".


E foi esse jeito simples e popular de José Manoel de Almeida que lhe permitiu várias eleições seguidas para o cargo de Vereador, até que se aposentou. Nos anos de 1985 e 1986, ele foi também o presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.

Presidente da Câmara l, vereador Pôla Pinto "Câmara está adotando todas as providências para que a sessão seja bastante concorrida e receba da sociedade messiense a atenção que o vereador Zezinho de Sôro sempre lhe dedicou".
Do PSD, Zé Almeida migrou depois para o Partido Social Democrata (PDS) e mais adiante para o Partido da Frente Liberal (PFL). Por extinção deste, atualmente Zé Almeida é filiado ao Democratas (DEM), pois, embora tenha se aposentado do cargo de vereador, não se aposentou da política, e em cada campanha eleitoral de Messias Targino ele é um nome presente.

Casado com dona Maria das Graças Pereira, Zé Almeida tem dois filhos: José e Aíla. Como sempre fez, Zé Almeida reside no Sítio Junco de Cima, próximo às irmãs Áurea e Antônia e aos filhos de Francisco Tomaz de Almeida, seu irmão, falecido há alguns anos.

Agora, a Câmara Municipal quer prestar a José Manoel de Almeida uma justa homenagem. Proposição de iniciativa do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), aprovada pelo Plenário da Câmara, indicou a homenagem, que acontecerá em sessão solene no próximo dia 25 de abril (sábado), na sede do Poder Legislativo municipal.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Genésio Francisco Pinto Neto ("Pôla Pinto", do PT), a Câmara está adotando todas as providências para que a sessão seja bastante concorrida e receba da sociedade messiense a atenção que o vereador Zezinho de Sôro sempre lhe dedicou.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Gasto das câmaras municipais pode ser votado pela CCJ na próxima quarta-feira.


A proposta que altera os limites máximos de gastos das câmaras de vereadores, fixado pelo artigo 29-A da Constituição, será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima semana. A matéria (PEC 47/08) é conhecida como emenda paralela à PEC dos Vereadores (PEC 20/08), que determina a criação de mais de sete mil vagas de vereadores no país e foi aprovada pelo Plenário em dezembro de 2008.
Nesta quarta-feira (15), com o plenário da CCJ lotado de suplentes de vereadores, a matéria chegou a entrar como extrapauta na reunião de votações. No entanto, como o relator da matéria, senador Valter Pereira, entregou seu parecer na mesma manhã, sugerindo que os gastos das câmaras dos vereadores sejam fixados por lei complementar, vários senadores alegaram que precisariam de tempo para analisar a proposta adequadamente. Por 11 votos a seis, ficou decidido que a PEC seria analisada somente na próxima reunião da CCJ, na quarta (22), como sugeriu o senador Aloizio Mercadante.“Não tenho nada contra colocar a matéria na pauta.
Mas este não é um assunto que pode ser inserido assim, extrapauta, sem uma discussão qualificada”, afirmou Mercadante, que recebeu apoio de vários colegas, inclusive do senador Valter Pereira.Segundo o senador Cesar Borges, que foi o relator da primeira PEC, o importante é fixar uma data para a votação da matéria.“Não podemos procrastinar interminavelmente um assunto que é de nossa responsabilidade resolver”, afirmou Cesar Borges.

domingo, 12 de abril de 2009


Brasil é campeão no acesso às Redes Sociais e Blogs




Visitado por mais de dois terços (67%) da população on-line mundial, os ‘Member Communities’ que englobam as redes de relacionamento e blogs se tornaram a quarta categoria on-line mais popular - à frente do e-mail pessoal.

O crescimento é duas vezes maior que qualquer outro dos quatro maiores setores (busca, portais, software para PC e e-mail), de acordo com relatório da The Nielsen Company "Global Faces and Networked Places" (faces globais e lugares plugados), divulgado à imprensa, nesta segunda-feira, 06/04.

"Redes de relacionamento têm se tornado uma parte fundamental da experiência on-line mundial" afirma John Burbank, CEO da Nielsen Online. "Embora dois terços da população on-line global já acessem os sites community member, a vigorosa adoção e migração de tempo não mostra sinais de redução. As redes de relacionamento irão continuar a alterar não só o cenário on-line mundial mas a experiência do consumidor", completa o executivo.

De acordo com o relatório da Nielsen, o Facebook - a rede de relacionamento mais popular no mundo - é acessado por três em cada 10 pessoas on-line por mês, em nove mercados onde a Nielsen pesquisa o uso da rede de relacionamento. O Orkut no Brasil possui o maior alcance on-line doméstico (70%) que qualquer outra rede de relacionamento nestes mercados.

sábado, 4 de abril de 2009


Lançamento de jornal é destacado por vereadores.


Foi bastante destacado pelos vereadores durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Messias Targino da sexta-feira (3), o lançamento do Jornal impresso “Câmara em Ação”, que está sendo distribuído em todos os órgãos públicos e em todas as residências do município. O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), destacou a iniciativa da presidência da Câmara que não mediu esforços para a circulação do jornal. E destacou ainda que agora a população terá como acompanhar as atividades desenvolvidas pelos vereadores.

Já o vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB), enalteceu a iniciativa destacando a importância do jornal, tanto para o Legislativo como para a comunidade. O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), também destacou lançamento do jornal que considerou essencial na tarefa de fazer com que as ações da Câmara cheguem ao povo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto informou aos vereadores e presentes na Sessão, que em sua primeira edição foram impressos 2.000 exemplares, contendo 8 páginas sendo duas coloridas e que 491 pessoas já se cadastraram para receber o jornal em casa via correios. Segundo Pôla Pinto, o lançamento do jornal Câmara em Ação, vem repercutindo muito junto a população. Nessa primeira edição o jornal repercute as principais ações do Poder Legislativo dos meses de fevereiro e março. O Jornal será publicado bimestralmente. "É um sonho nosso sendo realizado, mas é uma reivindicação antiga dos vereadores que agora foi realizada”, disse o presidente. “O jornal vai possibilitar que a população tome conhecimento das ações que estão sendo discutidas na Câmara”, completou o vereador. Pôla Pinto informou ainda que o Site da Câmara que está disponível na Internet e já ultrapassou mais de 1.000 acessos, o que foi considerado positivo.

Projetos vão homenagear personalidades messiense e Deputado João Maia

De autoria de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), foi apresentado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da sexta-feira (3), dois Projetos de Decreto Legislativo, que vão homenagear personalidades de Messias Targino e do Estado.

No primeiro Projeto nº 005/2009, é de Concessão de Titulo de Cidadão messiense ao Deputado Federal João Maia (PR) e o outro concede a medalha de Honra ao Mérito Pelopidas Francisco Pinto a Paulo de Freitas Targino, Benedito Alves de Medeiros, Miguel Arcanjo de Almeida Filho, Cacilda Jales Correia Lima e Antonio Leite Jales.
Deputado Federal João Maia (PR)
Ainda na sexta-feira (3), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação também emitiu parecer favorável aos dois Projetos de Decreto Legislativo que poderão ser votados na Sessão do dia 17.

Projeto do Poder Executivo sobre doação de terrenos é aprovado por unanimidade.

A Câmara MunicIpal de vereadores de Messias Targino aprovou por unanimidade durante a Sessão Ordinária da sexta-feira (3), Projeto de Lei nº 259/2009, de autoria do Poder Executivo, que autorizou a prefeitura a realizar a doação de terrenos para pessoas.
A doação do terreno será para a construção de unidades habitacionais que serão construídas pela prefeitura em parceria com Companhia Hipotecária Brasileira (CHB). O Projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que foi proferido pelo vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB).
Prefeitura vai realizar doação de terrenos para construção de mais unidades habitacionais.
O Projeto foi aprovado em regime de Urgência Especial, tendo em vista a necessidade da prefeitura iniciar a construção das casas. Os vereadores Alexandre Jales Dantas (PMDB) e Juscelino Herculano Jales (PR), destacaram a iniciativa da prefeita Shirley Targino (PR), em criar as condições para que essas famílias não ficassem sem serem beneficiadas com as unidades habitacionais pela falta de terrenos.

Projetos recebe Parecer favorável de Comissões.


As Comissões de Constituição, Justiça e Redação, e Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico e Social emitiram Pareceres favoráveis aos Projetos de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Pôla Pinto (PT), que concede Titulo de Cidadã Messiense a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT) e que concede Titulo de Cidadão Messiense ao vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Raimundo Canuto de Brito.

As duas Comissões também se pronunciaram favoráveis aos Projetos de Decretos Legislativos nº 003/2009 e 004/2009, de autoria do Vereador Juscelino Herculano Jales (PR), que concede Títulos de Cidadões Messiense ao ex-deputado Manoel Mario de Oliveira e a Senadora Rosalba Ciarline. Na sexta-feira (3), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, também emitiu parecer favorável a mais dois Projetos de Decreto Legislativo, ambos de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales. O primeiro Projeto nº 005/2009 é de concessão de Titulo de Cidadão messiense ao Deputado Federal João Maia (PR) e outro concede a medalha de Honra ao Mérito Pelopidas Francisco Pinto a Paulo de Freitas Targino, Benedito Alves de Medeiros, Miguel Arcanjo de Almeida Filho, Cacilda Jales Correia Lima e Antonio Leite Jales.

Agora com o pronunciamento favorável das duas Comissões os Projetos que concedem Títulos a Deputada Federal Fátima Bezerra, vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Raimundo Canuto de Brito, ex-deputado Manoel Mario de Oliveira e a Senadora Rosalba Ciarline serão votados na Sessão do dia 17 de Abril.

Câmara vai realizar Sessão Solene para homenagear
ex –vereador.

A Câmara Municipal de vereadores de Messias Targino organizará os preparativos para realizar dia 25 deste mês, uma Sessão Solene em homenagem ao ex-vereador José Manoel de Almeida, (Zezinho de Sorim). Segundo informou o presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto, a Sessão terá inicio a partir das 9:00 horas da manha, e já foi iniciado a mobilização para participação de ex-vereadores, autoridades locais e a comunidade.
Ex-vereador Zezinho de Sorim
A proposição para a realização a homenagem foi de autoria do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB). Além da Sessão, o parlamentar que apresentou o Requerimento solicitou que na mesma Sessão seja entregue uma Placa ao ex-parlamentar. “A historia do Poder Legislativo deste município se confunde com a própria história de vida do ex-vereador. Zezinho que teve grande participação nos projetos que fizeram de nosso município uma referencia em desenvolvimento na década de 70 e inicio dos anos 80”, justificou Antenor.

Ministério Público solicita informações da Câmara de Messias Targino.


A Promotoria de Justiça da Comarca de Patu, que tem a frente o Promotor Cláudio de Mello Ferreira, enviou dois pedidos de informação a Câmara Municipal de Messias Targino. Na primeira solicitação o Promotor pede que seja enviado no prazo de 20 dias a relação de diárias concedidas a membros do Poder Legislativo, durante o ano de 2000, bem como a comprovação de que a concessão se deu a serviço da edilidade.
Promotor Cláudio de Mello Ferreira solicitou informações.


Já na segunda solicitação, a Promotoria de Justiça cobra a relação contendo o nome e endereço de todos os contratados para a função de contador, desde do ano de 1997, como o envio de cópia de cada um dos contratos, além da informação sobre quem era o Presidente da Câmara na ocasião. O Promotor Cláudio de Mello Ferreira, solicitou ainda o nome e endereço do atual contador e se ele prestou concurso público, caso não tenha ele solicita a cópia do contrato.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto informou que todas as informações e documentos solicitados pelo Ministério Público já estão sendo providenciadas para serem entregue dentro do prazo.

sexta-feira, 3 de abril de 2009


Presidente da FECAM RN promete mais agilidade na instalação de Telecentros.

A Câmara Municipal de Natal - CMN retomou no mês de março, no município de Nova Cruz, o programa de inclusão digital de crianças, adolescentes e idosos através da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte - FECAM/RN. Os telecentros são passaportes para os munícipes entrarem no mundo da informática, principalmente para as famílias de baixa renda. Na manhã desta quinta-feira, o presidente da casa, vereador Dickson Nasser (PSB) recebeu em seu gabinete os colegas, Valdemir Cordeiro (Mica) (PSB) e Joaquim José de Medeiros (PR), titulares das casas legislativas de Extremoz e Cruzeta, respectivamente, para tratar da questão dos telecentros. Nasser prometeu mais agilidade no processo de instalação.
Vereador Dickson Nasser
O Presidente da Câmara Municipal de Extremox tranqüilizou Dickson Nasser enfatizando que a estrutura física está pronta e irá funcionar em um anexo da Câmara. Os alunos irão receber noções básicas de informática e aprender a navegar na internet. "O nosso objetivo é tirar essas pessoas da condição de analfabetos digital, pois hoje quem não tiver um curso de informática fica mais distante o seu sonho de entrar para o mercado de trabalho", destacou.

Já o presidente da Câmara de Cruzeta está pensando em oferecer aos moradores do município mais agilidade e modernidade, por isso a sua visita foi para reiterar o sucesso do Telecentro instalado no município desde 2007, solicitar máquinas mais novas e um curso de qualificação profissional para o pessoal de baixa renda. Ao todo, já são mais de mil concluintes dos cursos de informática. O seu desejo é instalar também uma sala de leitura no anexo da casa legislativa para que as pessoas tenham acesso à informação. "Antigamente as Câmaras Municipais eram muito fechadas e as pessoas não tinham muita noção do que estava acontecendo. Hoje fazemos questão de que todos participem e usufruam do que podemos oferecer, como é o caso dos telecentros", disse Joaquim José.

O presidente da CMN disse que a meta é atender a todos os municípios do RN. Hoje cerca de 100, já foram contemplados. Com as novas parcerias com a Receita Federal e o Banco do Brasil é possível chegar aos 167 municípios dentro dos próximos dois anos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Câmara de Messias Targino lança Jornal impresso.

A Câmara Municipal de Messias Targino lançou na terça-feira (31), seu Jornal impresso denominado de “Câmara em Ação” que está sendo distribuído em todos os órgãos públicos e em todas as residências do município. Em sua primeira edição foram impressos 2.000 exemplares, contendo 8 páginas sendo duas coloridas. Além da distribuição gratuita está sendo feito um cadastro dos moradores, que a partir da próxima edição receberão o Jornal via correios.
Jornal : Câmara em Ação.
Segundo Pôla Pinto, Presidente da Câmara Municipal, o lançamento do jornal Câmara em Ação, vem repercutindo muito junto a população. Nessa primeira edição o jornal repercute as principais ações do Poder Legislativo dos meses de fevereiro e março. O Jornal será publicado bimestralmente .

Pôla Pinto disse ainda que a publicação do Jornal é uma antiga reivindicação dos membros da Câmara de Vereadores, que só agora foi atendida e que vai possibilitar que a população tome conhecimento das ações que estão sendo discutidas na Câmara. A atual gestão também criou um Site que está disponível na Internet e já ultrapassou mais de 1.000 acessos.
Vereador participou de reunião do Conselho do FUMAC.


O vereador Francimar Ezequiel da Silva (PR), que é membro do Conselho de Apoio Comunitário (FUMAC) de Messias Targino, participou da reunião com os representantes de associações, onde foi avaliado e priorizado um total de 13 Projetos, que foi apresentado pelas Associações Rurais de Messias Targino. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na quarta-feira (01), e contou com a participação de Dinarte Pereira da Coordenação do Médio Oeste do Programa Desenvolvimento Solidário, além de representantes do SEAPAC e Centro Chapéu de Couro que estão atuando na prestação de assistência técnica nos projetos.
Vereador Francimar Ezequiel da Silva (PR)
Segundo informou o vereador, os primeiros projetos a serem priorizados foram três de Infra-estrutura das associações Junco de Cima, Alagamar e Trincheira da Serra, todos na área de abastecimento. Já na área social os três primeiros projetos priorizados foram de um Centro de Apoio a Agricultura Família da Associação Cangaíra, Uma Banda de Música da Associação dos Agricultores Familiares da cidade e mais um Centro de Apoio a Agricultura Familiar da Associação Joanir de Zacarias. Dois projetos produtivos das associações Emidio Elio e Francisca Maria de Oliveira foram priorizados pelos membros do Conselho.

Para este ano, o Programa Desenvolvimento Solidário vai disponibilizar para o município de Messias Targino em torno de 387 mil, sendo que 40% serão para projetos de Infra-estrutura, 40% para projetos produtivos e 10% para projetos sociais. As Associações priorizaram a apresentação de projetos sociais, onde foram apresentados oito, mesmo sendo a área a ser contemplada com apenas 10% dos recursos que serão destinados para Messias Targino.