sexta-feira, 24 de abril de 2009

NOTICIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO DA TARDE NA EDIÇÃO DE 34 DE ABRIL DE 2009

Câmara Municipal presta homenagem a ex-vereador Zezinho de Sôro
A Câmara Municipal de Messias Targino prepara sessão solene em homenagem ao ex-vereador José Manoel de Almeida, o popular "Zé Almeida" ou "Zezinho de Sôro". O evento será realizado amanhã, devendo contar com a participação de várias autoridades locais, como a prefeita Shirley Targino, familiares do ex-vereadores e antigos companheiros que vivenciaram ao lado do homenageado sua vida pública de mais de 40 anos.
Segundo o historiador e ex-vice-prefeito de Messias Targino, Edimar Teixeira Diniz, no seu livro "Messias Targino - Origens", o ano que marcou a estréia de Zezinho de Sôro na vida publica foi o de 1963. Havia eleições à vista, para mandatos que se iniciariam em 1964, quando, para a Câmara Municipal, o PSD indicou vários nomes. Um desses entraria de vez para a história do município, de maneira muito marcante. José Manoel de Almeida, que vinha compondo a chapa proporcional do PSD, ao lado de outros nomes ilustres. Ele tinha estrada de certa forma já pavimentada para isso.

Ex-vereador Zezinho de Sôro aparece como exemplo de honestidade para as novas gerações na política
O seu pai, Manoel Fernandes Jales ("Sôro" ou "Sorinho") e o seu irmão, João Tomaz de Almeida, haviam doado muitos dos terrenos sobre os quais foi edificado o Povoado de Junco. Seu cunhado, Pelópidas Francisco Pinto, havia trabalhado forte em apoio a Messias Targino, para a criação do Povoado. "Isso acabou credenciando Zezinho para a disputa, e consequentemente, a vitoria", disse o vereador Gênio Pinto, o Póla Pinto, presidente do Legislativo messiense.


Câmara Municipal prepara sessão solene em homenagem ao ex-vereador Zezinho de Sôro.
Homem simples e muito popular, Zezinho conseguiu sua vitória à Câmara Municipal. Aliás, a popularidade dele foi testada nas urnas, e também enaltecida por Edimar Teixeira Diniz no seu livro "Messias Targino - Origens". "Ele sempre foi uma das pessoas mais populares do município. Sempre alegre e expansivo. Um ser realmente cativante", afirmou Edimar. Nos anos de 1985 e 1986, o homenageado foi também o presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.
Um dos maiores exemplo da fidelidade partidária, Zezinho de Soro migrou do PSD para o Partido Social Democrata (PDS) e, mais adiante, para o Partido da Frente Liberal (PFL). Por extinção deste, atualmente Zé Almeida é filiado ao Democratas (DEM), pois, embora tenha se aposentado do cargo de vereador, não se aposentou da política. Assim é que em cada campanha eleitoral de Messias Targino ele é um nome presente.

Casado com dona Maria das Graças Pereira, Zé Almeida tem dois filhos: José e Aíla. Como sempre fez, Zé Almeida reside no Sítio Junco de Cima, próximo às irmãs Áurea e Antônia e aos filhos de Francisco Tomaz de Almeida, seu irmão, falecido há alguns anos.A homenagem que será prestada ao ex-vereador foi possível graças à proposição de iniciativa do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), aprovada pelo Plenário da Câmara.
Segundo Pôla Pinto, a câmara está adotando todas as providências para que a sessão seja bastante concorrida e receba da sociedade messiense a atenção que o vereador Zezinho de Sôro sempre lhe dedicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário