sexta-feira, 6 de julho de 2012

Câmara promove acesso à tecnologia!

A Câmara Municipal de Messias Targino entregou na noite de quinta-feira passada uma solenidade de entrega de certificado do curso de informática e acesso à internet a 30 (trinta) estudantes, jovens, trabalhadores e outras profissionais da comunidade em geral.
Participaram do evento o vereador presidente da Câmara Alexandre Jales Dantas, o vereador vice-presidente Juscelino Jales, o vereador Pôla Pinto e Geferson Linhares, ministrante do referido curso, durante 4 meses. Era visível na face de cada um dos concluintes do curso a alegria e satisfação em estar recebendo o certificado que garantirá o acesso a tecnologia e ao mundo online, caminho indispensável no mundo moderno da atualidade.
O vereador Juscelino Jales destacou a importância desse momento para formação pessoal e profissional dos que estão tendo a oportunidade de concluir o curso, parabenizou o presidente Alexandre Jales pela iniciativa e pediu a todos para continuar estudando e se capacitando cada vez mais.
Pôla Pinto disse: "Ao ser chamado para o primeiro emprego em qualquer lugar que seja a primeira coisa que pedem é o certificado do curso de informática. Muito louvável o evento. Está de parabéns a Câmara, através do nosso presidente Alexandre Jales, que têm investido na formação dos nossos jovens. Em nossa cidade têm três telecentros, um da prefeitura, uma na antiga biblioteca e essa da Câmara, todas prestam grandes serviços à comunidade".
Geferson Linhares agradeceu a todos os que participaram do projeto, e acreditaram na sua capacidade de oferecer o curso de informática. "Estou feliz aqui em ver todos vocês, muito obrigado por tudo".
Finalizando, o presidente Alexandre Jales descreveu o quanto é positivo contribuir para que as pessoas possam se capacitar e terem acesso ao mundo digital. "A Câmara Municipal, sob a nossa presidência, tem a enorme satisfação de conferir a todos vocês esse certificado, o qual representa um importante passo para o conhecimento em informática e noções básicas de internet. Parabéns", enfatizou Alexandre. 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Atuação do vereador Juscelino Jales

Fazendo uso da palavra, o vereador Juscelino parabenizou o colega Antenor pela proposição de valorizar o patrimônio público e a história do município de Messias Targino. Para ele, existem outros imóveis que podem ser tombados e incorporados ao patrimônio histórico.
Juscelino apresentou duas indicações ao Poder Executivo: Uma solicitando o calçamento da Rua Emídio Elói e outra, em forma de projeto de lei que denomina de "Praça da Saudade Sebastiana Carolina da Silva (dona Basta)", a praça localizada em frente ao cemitério público municipal.

O vereador informou a Câmara Municipal que a equipe da Companhia de Água e Esgotos do RN - CAERN, estará realizando a extensão da rede de água em muitas ruas da cidade, as quais ainda não recebem o fornecimento da Adutora Arnóbio Abreu.

Vereador Antenor Medeiros faz proposições

Através de emendas, o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto, "Nonô", propõe alterar o Conselho de Acompanhamento do Fundo de Acompanhamento e Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Na proposta, o parlamentar quer incluir um membro do Conselho Tutelar e um membro do sindicato dos servidores públicos municipais de Messias Targino, tornando o órgão paritário e de caráter mais participativo.
Outra preocupação apresentada por Antenor é em relação às ações voltadas ao homem do campo. Com a estiagem que assola as comunidades rurais, faz-se necessário que sejam tomadas medidas urgentes. Como forma de fiscalizar a adoção dessas medidas, o vereador sugeriu a mesa diretora da Câmara, a formação de uma comissão de vereadores. 


Antenor pediu ao vereador Juscelino Herculano Jales, líder da prefeita na Câmara, que cobre ao Poder Executivo o envio do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, haja vista estar encerrando o período legislativo, sob pena de não dar tempo de apreciar a referida matéria. 


Por último, é também do vereador Antenor a sugestão para que a Prefeitura Municipal recupere e incorpore ao patrimônio público a residência do senhor Zacarias Gomes, na saída para Janduís. "A casa do senhor Zacarias foi local de casamentos, missas, eventos sociais e educacionais. Ali foi espaço para educação de uma geração que muito contribuiu e contribui com o desenvolvimento de nossa cidade", finalizou Antenor.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vereadores participam de XV marcha em defesa dos Municípios

Os vereadores Alexandre Jales Dantas (presidente), Juscelino Herculano Jales (vice-presidente) e José Aroldo Dantas participaram no período de 14 a 17 de maio da XV marcha em defesa dos Municípios, ocorrida na cidade de Brasília-DF.
Na capital federal, os parlamentares acompanhados da prefeita Shirley Targino, tiveram a oportunidade de discutir assuntos da maior relevância para o fortalecimento dos municípios brasileiros.
Além de participar da marcha, os vereadores tiveram acesso a reuniões de bancada com o deputado federal João Maia, solicitando benefícios para a população messiense e visitaram a sede do INTERLEGIS, cujo instituto é parceiro da Câmara Municipal de Messias Targino.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alexandre Jales faz administração transparente e inovadora

Há pouco mais de um ano a frente do Legislativo messiense, o Presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, tem recebido de seus pares e da população em geral o reconhecimento da população que vem acompanhando o trabalho que é desenvolvido na Casa do Povo.
Na sessão solene em homenagem aos 50 anos de Messias Targino, entrega de medalha de honra ao mérito e concessão de título de cidadania, o vereador presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, Edivan Martins, enalteceu a gestão atual da Câmara: "Tenho andado este Estado todo, visto de perto a atuação das Câmaras Municipais, e posso dizer com propriedade que a Câmara de Messias Targino é uma das mais atuantes, mais organizadas e transparentes que já conheci. Parabéns Alexandre, parabéns aos vereadores!", enfatizou Edivan.

A atuação do vereador na Câmara tem se voltado para a harmonia, união e parceria entre os servidores, vereadores e assessores da Casa. "Nossa população quer e espera de todos nós o compromisso de fazer valer essa representação popular. O Poder Legislativo tem feito sua parte de estar próximo dos anseios populares, propondo projetos e ações que possam contribuir com o desenvolvimento e bem estar de todos", falou Alexandre Jales.

Vereador Anderson retorna aos trabalhos legislativos com força e vigor

Licenciado do mandato parlamentar para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Ação Social, Anderson esteve durante três anos afastado da Câmara para poder noutra função prestar seus serviços à comunidade messiense, com esforço e dedicação, principalmente nas questões sociais.
Ao retornar à Câmara Municipal, o vereador tem sempre usado a palavra palavra para defender políticas públicas sociais e comunitárias. Apresentou ainda as indicações para que a Prefeita Shirley encaminhe a realização de inspeção comunitária em alguns comércios locais, afixe placa identificatória nas ruas e logradouros municipais, viabilize a iniciativa de um curso preparatório para vestibular e concursos, aos jovens de Messias Targino.

O vereador Anderson requereu ainda junto a Companhia de Água e Esgotos do RN - CAERN, que faça a expansão da adutora para algumas ruas da cidade que ainda não estão recebendo água encanada. Nos últimos meses, Anderson tem participado também das conferências regional e estadual de Assistência Social, do Rio Grande do Norte.

Pôla Pinto defende agricultores e faz reivindicações

O vereador Pôla Pinto - PT, que também é presidente do SINTRAF messiense, tem voltado sua atuação para a defesa das questões da agricultura popular e solidária, as associações comunitárias e melhoria de vida do homem do campo.

Como resultado dessa luta, o parlamentar apresentou na Câmara um resumo da jornada municipal em prol da agricultura familiar, que inclui assuntos de organização do movimento sindical, apoio às associações rurais, incentivo a comercialização dos produtos da economia popular e solidária, preocupação com a estiagem, manutenção da feira agroecológica no domingo para poder atender aos agricultores que trabalham no sábado em suas comunidades e outras solicitações.
Para contribuir com o desenvolvimento de Messias Targino, através do mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra - PT, Pôla solicitou a aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar e mais uma ambulância para o hospital local. Dentre outros benefícios para o Município, Pôla destacou que buscou e conseguiu um ônibus para o transporte escolar, emendas para o calçamento de ruas, construção do centro do idoso e outras obras.

"Temos nos colocado enquanto mandato e sindicalista à disposição dos agricultores familiares, mas também nossa atuação é em favor da educação, do esporte, da saúde e outras áreas, porque queremos o bem de Messias Targino", disse Pôla Pinto.

Vereador Zito é voz ativa em defesa da educação e do esporte

O vereador Joselito Cardoso dos Santos, "Zito", tem pautado sua atuação no legislativo messiense em defesa da educação e do esporte. Na qualidade de educador, tem participado das discussões em torno do plano da educação e, como também, do projeto que reajusta o piso do profissionais do magistério.

Apresentou duas indicações ao Executivo Municipal: Uma solicitando que seja feita uma faixa de pedestre em frente e nas imediações da escolas municipais, com o objetivo de evitar acidentes e outra indicando a prefeitura que ceda um servidor do quadro efetivo para auxiliar na entrega de correspondências na Agência dos Correios. "Esse tem sido um dos principais problemas alegados pela população hoje. Sem um carteiro na agência, ocorre atraso na entrega de boletos bancários, jornais, revistas e outras comunicações, o que acarreta mais impostos para o consumidor", falou Joselito.
O parlamentar reconheceu a atuação da atual mesa diretora da Câmara em relação a boa condução dos trabalhos legislativos. "Parabéns Alexandre pelo grande trabalho que vem sendo feito a frente desta Casa. A Câmara hoje realmente está mais próxima do povo", pontuou Zito.

No esporte, Zito vem defendendo a reabertura do Ginásio Poliesportivo, destacando a participação de Messias Targino em diversos campeonatos realizados noutras cidades, como por exemplo, Janduís, em que a equipe de Ivanildo chegou à grande final. "Nossa contribuição tem sido muito mais ampla ao esporte messiense, principalmente com a realização de campeonatos de mini campo e futsal, tornando vivo e atuante o nosso esporte", finalizou Zito.

Vereador Juscelino Jales destaca ações em prol do Município

Na condição de líder da bancada da prefeita Shirley na Câmara, o vereador Juscelino Jales -PR, apresentou um resumo das atividades alusivas aos 50 anos de Emancipação Política de Messias Targino, ocasião em que foram anunciados algumas obras a serem iniciadas ou que se encontram em andamento.

Juscelino comemorou a realização da programação do cinquentenário messiense, começando com a sessão solene da Câmara, para homenagear várias autoridades ou pessoas da comunidade que têm seus serviços prestados em Messias Targino; No dia seis de maio (domingo) houve a primeira cavalgada do sertão, que despertou a atenção de muitos curiosos da cidade e região, encerrando na segunda-feira, dia sete, com alvorada e o tradicional bolo festivo em frente a prefeitura.
Para o vereador, a cidade tem motivo de sobra para comemorar 50 anos de sua história, que se confunde com a alegria estampada na face de cada messiense. Nos próximos dias a prefeitura iniciará a obra do estádio municipal, alçada em R$ 700.000,00 (quinhentos mil reais), emenda do Senador e atual Ministro Garibaldi Alves. O vereador anunciou ainda o começo da obra dos sonhos que é o saneamento básico, que contribuirá com a eliminação de doenças contagiosas e outros malefícios causados à saúde da população.

O vereador Juscelino destacou a atuação da atual legislatura, reconhecida como uma das mais atuantes de todos os tempos. "Podemos dizer que essa legislatura realmente mostrou a que veio, apresentando projetos e requerimento em grande quantidade e qualidade", finalizou o parlamentar republicano.

Atuação do Vereador Antenor Medeiros

O vereador Antenor Medeiros - PSDB, usando a tribuna livre da Câmara Municipal tem se mostrado um defensor da educação municipal. Tramita em fase conclusiva nas comissões permanentes da Casa dois projetos relacionados à área: O plano de cargos, carreira e salários dos profissionais do magistério e o projeto que reajusta o piso dos professores, em obediência ao piso nacional, no valor de 22,22%.

Antenor teceu elogios a iniciativa do Poder Executivo em cumprir o piso e plano dos profissionais da educação e disse que mesmo assim é preciso melhorar os índices de educação no Município; Sugeriu à senhora Prefeita Shirley Targino que realize uma seleção para professores de disciplinas específicas, uma vez que os pedagogos estão ocupando essas vagas.
O parlamentar solicitou a presidência da Câmara para que busque informações junto ao Executivo, a fim de que seja encaminhada para apreciação dos vereadores o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, cujo prazo se findou no dia 15/04 e sugeriu a Mesa Diretora que também apresente o Projeto de Resolução que fixa os subsídios dos vereadores, prefeito e vice-prefeito para o próximo mandato, antes da realização das convenções partidárias. Isso evitaria, segundo Antenor, ingerências políticas no assunto.

Uma das mais importantes solicitações do Edil foi o requerimento à COSERN requisitando os valores arrecadados pelo Município de Messias Targino através da Contribuição de Iluminação Pública e, bem como, o repasse feito pela Prefeitura Municipal, nos últimos dois anos, para que os recursos adquiridos com os impostos que são pagos pela população sejam bem acompanhados e revertidos em benefício para a população.

Refletindo sobre as comemorações de emancipação política da cidade, o vereador apresentou algumas curiosidades em relação as administrações passadas: O Município, entre prefeitos eleitos e nomeados, já teve 12 gestões, sendo 9 prefeitos e 3 prefeitas; Com exceção de Inácio Gabriel, todos os demais gestores messienses foram das famílias Jales e Targino.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Câmara de Vereadores em Ação!

Os vereadores de Messias Targino, mesmo em período pré-eleitoral, têm comparecido às sessões e apresentado diversas reivindicações em prol da população messiense. Conheça algumas das últimas solicitações feitas pelos vereadores e saiba as principais iniciativas deles na última sessão:

Todos os vereadores teceram opinião sobre uma matéria postada no blog "O olhar messiense", na qual se critica a atuação de alguns vereadores, tachando-os de vereadores lagartixas, em alusão ao animal rasteiro, sem muita expressão. Os parlamentares refutaram o conteúdo da matéria e disseram que nada tinham a ver com o que ali estava escrito. Mas, defendeu o direito de opinião e a livre expressão.

Afora os muitos Projetos de Decreto Legislativo que encontram-se em tramitação na Câmara, o vereador Anderson Medeiros apresentou indicação à Prefeita solicitando a aposição de placas identificativas em ruas, logradouros e prédios públicos. Já o vereador Juscelino Jales apresentou e foi enaltecido por todos os presentes, a moção de louvor nº 1/2012, pelo aniversário natalício do contador Benedito Alves de Medeiros, natural de Janduís e messiense de coração.

Pôla Pinto comentou a vinda de Josana Lima, Diretora Nacional da Central Única dos Trabalhadores – CUT,  e representante da FETRAF/BR, a qual veio conhecer as instalações do Sindicato. Fez um relato de algumas ações trazidas para o Município, através dos movimentos associativistas messienses.

Juscelino Jales defendeu a sua moção e disse da satisfação de estar homenageando o grande homem e servidor público, amigo de todos, Benedito, ou "Bené", como alguns o conhecem. Anunciou ainda o pagamento do Piso Salarial dos Profissionais da Educação pelo Governo do Estado.

Antenor Medeiros fez um alerta aos colegas vereadores sobre a lei que concede medalha de honra ao mérito Pelópidas Francisco Pinto, a fim que essa honraria não seja banalizada. Anunciou o resultado final do Vestibular da UERN em que 15 filhos de Messias Targino obtiveram êxito, dos quais 4 concluintes da Escola Estadual Apolinária Jales, entidade dirigida por ele até o término do ano passado.

Joselito Cardoso concordou com o vereador Antenor em bem conceder a medalha a pessoas que de fato tenham prestado relevantes serviços à Messias Targino. Externou enorme satisfação pela aprovação dos estudantes no Vestibular da UERN 2012, inclusive informando a Câmara que dará título de cidadão ao presidente da Casa do Estudante de Mossoró, Valdemar José Filho.

Alexandre Jales, reconheceu a importância das iniciativas dos colegas vereadores Anderson e Juscelino; Apresentou seus Projetos de Decreto Legislativo e pediu a compreensão dos Edis para aprovação deles, por ser pessoas idôneas e que de alguma forma também se dedicaram ao desenvolvimento de Messias Targino.  

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Câmara garante melhoria salarial para Servidores e Vereadores

Os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Messias Targino estão recebendo desde o mês de março, com efeito retroativo a janeiro deste ano um ótimo reajuste salarial. Os vereadores, que antes recebiam o subsídio de R$ 1.800,00, passaram a perceber o valor de R$ 2.000,00, mês. Já os servidores efetivos e comissionados tiveram um aumento de 20% sobre o salário base.
Esse aumento dignifica o servidor e garante melhores condições de trabalho para o quadro de funcionários do legislativo messiense. A Câmara Municipal conta com um contingente de seis servidores efetivos e três comissionados, dentre eles, o Assessor Contábil que desde o mês de março passou a ser nomeado, em função do término do contrato anteriormente feito.

“Agora, nessa atual gestão, estamos tendo atenção especial para os servidores. Demos aos funcionários um aumento superior ao mínimo nacional e melhoramos o subsídio dos vereadores, que precisam de mais recursos para melhor desenvolver seu trabalho em prol do nosso povo”, disse Alexandre Jales, vereador presidente da Câmara.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pronunciamento dos Vereadores

Com exceção do vereador Francimar, todos os demais parlamentares presentes fizeram uso da tribuna vereador José Manoel de Almeida, os quais realizaram as falações a seguir:
Antenor Medeiros: Discorreu sobre o seu Projeto de Lei nº 102/2012, que denomina o Centro de Cultura e Eventos de “João Branco”. O projeto propõe revogar a Lei que denomina o mesmo centro de Governador Aluízio Alves, de autoria de alguns vereadores, sancionada pela prefeita Shirley há poucos meses. “Talvez eu tenha sido o mais forte ‘aluizista` de Messias Targino, não tenha nada contra o Ex-governador e Ex-Ministro que já foi homenageado em várias cidades deste Estado, agora o nosso artista, grande folclorista João Branco não terá essa mesma oportunidade. Nosso mandato gosta de matérias polêmicas e trago essa para sairmos da monotonia”, frisou o vereador Antenor.
Pôla Pinto concordou com o Projeto de Lei do vereador Antenor e disse que a princípio não ver inconstitucionalidade nele, inclusive pediu ao vereador Juscelino que preside a comissão de constituição, justiça e redação para relatar o projeto e promover um debate. O parlamentar fez informes à Casa: Que no último dia 10/03 houve uma festa para as mulheres com a participação de mais de cem pessoas e o ponto alto foi uma palestra proferida pela agricultora familiar Maria José; que as Associações Comunitárias, juntamente com o Centro juazeiro, Sintraf, e Fórum da Agricultura Familiar realizaram o planejamento anual, cujo relatório será apresentado da jornada da agricultura familiar ao Poder Executivo Municipal e no dia 3 de maio haverá a etapa estadual. Por fim, parabenizou a prefeita Shirley pela condução do Encontro Nacional do PR Mulher que aconteceu no último dia 18/03, em Natal. O encontro tratou de discutir os direitos da mulher e de sensibilizar a mulher para cuidar de sua saúde e evitar diversas doenças como câncer de mama e outras. “Shirley hoje é uma referência estadual e nacional. Foi convidada a presidir o conselho estadual de combate à violência doméstica/familiar”, falou Pôla.
O vereador Joselito Cardoso referendou o projeto do vereador Antenor Medeiros dizendo que “João Branco” foi uma figura ímpar para a cultura messiense, como folclorista, compositor de literatura de cordel, construiu cultura. Em seguida fez a defesa do pagamento do piso nacional para os profissionais da educação básica, no percentual de 22% e fez um relato da história de vida de seus homenageados, os quais serão divulgados pelo blog. Por fim, o parlamentar parabenizou o Presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, pelo trabalho que vem sendo realizado: “Alexandre, você está de parabéns! Às vezes tem gente que sabe muito e nada faz, mas têm pessoas que pouco sabe e com esforço faz muito. Reconheço seu trabalho à frente desta Casa, concedeu reajuste aos vereadores e servidores. Isso é valorização. No início do meu mandato só tinha espaço para alguns vereadores, hoje você trabalha para todos, com justiça. Meus parabéns!”, finalizou Zito. 

Resenha da SESSÃO

O Poder Legislativo messiense, sob a presidência do vereador Alexandre Jales Dantas realizou nessa última sexta-feira (16/03), mais uma sessão ordinária, a qual contou com a presença de outros quatro vereadores: Francimar Ezequiel,  Joselito Cardoso, Pôla Pinto e Antenor Medeiros.
A ordem do dia estava repleta de projetos de decreto legislativo concedendo título de cidadão messiense e medalha de honra ao mérito “Pelópidas Francisco Pinto” a outras figuras de igual importância, que contribuíram para o engrandecimento deste Município.

Na pauta também o polêmico Projeto de Lei nº 102/2012 do vereador Antenor Medeiros que visa substituir o nome do Governador Aluízio Alves por João Branco, artista, folclorista local. A iniciativa divide a opinião dos vereadores na Câmara.

Também estão tramitando na Câmara vários projetos de decreto legislativo de título de cidadania e de concessão de medalha de honra ao mérito. O blog anunciará em breve os homenageados que serão condecorados com comenda de título de cidadania e medalha de honra ao mérito, com seus respectivos vereadores propositores.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Retorno do vereador Anderson Medeiros é a tônica dos discursos

A sessão ordinária do dia 9 de março deu espaço a mensagens de acolhida ao vereador Anderson Medeiros Martins, que ocupou até o final do mês de fevereiro o cargo de Secretário Municipal de Ação Social. Acompanhe a fala dos parlamentares messienses:
Juscelino Jales iniciou desejando boas vindas ao vereador Anderson. Em seguida, disse que todos os projetos constantes na ordem do dia, com ênfase para os que concedem reajuste aos servidores, tanto da Câmara quanto da Prefeitura deverão ser aprovados por todos os vereadores, dada sua importância. Ele discorreu sobre seus projetos de decreto legislativo para concessão de título de cidadão messiense aos senhores Edmilson Jales Dantas e José Pereira de Andrade. O parlamentar informou aos presentes que o senhor Gilberto Jales, atual Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN encontra-se na França participando do Fórum Mundial das Águas. Juscelino falou por último sobre a inauguração do hospital materno infantil em Mossoró, o que será muito importante para toda região e informou acerca da chegada de um um novo ônibus escolar para Messias Targino, através da prefeita Shirley Targino.
O vereador Antenor Medeiros acolheu ao colega vereador Anderson, desejando que o colega possa contribuir com o trabalho legislativo nesse retorno à Casa de Leis. Depois, ele abordou a importância do projeto de decreto do vereador Genésio Pinto, que concede título de cidadania a Drª Margarida, ex-secretária municipal de saúde e pediu licença aos presidente e demais vereadores para sair antes do término da sessão para se deslocar a cidade de Janduís onde iria acontecer o I encontro municipal do seu partido, PSDB, a convite da vereadora Lígia de Souza Félix, daquela cidade.
Pôla Pinto desejou bom retorno ao vereador Anderson Medeiros depois de um bom tempo na Secretaria de Ação Social e também falou sobre a atuação do agora suplente de vereador Ilson Ferreira de Medeiros (Mandioca). O Edil informou aos colegas sobre uma nova publicação do livro de Edmar Teixeira Diniz tratando sobre a história de Messias Targino. Serão produzidas 500 edições do livro. Em seguida, informou que o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar irá realizar um evento comemorativo ao dia internacional da mulher, registrado no dia 08 de março.
O vereador, "quase estreante", Anderson Medeiros, que passou apenas um mês no cargo no início da legislatura e se licenciou para assumir a função comissionada de secretário municipal, usou a palavra para fazer um relato de suas ações à frente da Ação Social e depois agradeceu a todos os colegas vereadores pela recepção calorosa ao seu retorno, na esperança de fazer em parceria com os colegas um grande trabalho no parlamento municipal.
Joselito dos Santos Cardoso, Zito, a exemplo dos demais vereadores, acolheu ao colega vereador Anderson Medeiros e ressaltou a importância de muitas proposições apresentadas no decorrer dessa atual legislatura. A casa está de parabéns por todo trabalho que vem sendo feito. Parabenizou também ao vereador Pôla pela proposição do título de cidadania a senhora Margarida Aquino.
O vereador presidente da Câmara, Alexandre Jales, disse ao vereador Anderson Medeiros que está feliz com o seu retorno ao Poder Legislativo, agradeceu ao suplente de vereador Ilson Medeiros pelo tempo que esteve aqui trabalhando em conjunto, ajudando a nossa cidade.  Parabenizou a todas as mulheres pelo seu dia. Agradeceu ainda aos vereadores por terem aprovado sua proposição denominando a tribuna livre de vereador José Manoel de Almeida, "Zezinho de Sôro", ao vereador Zito pelo reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual Mesa Diretora.

Sessão Ordinária do dia 9 de março

A Câmara de Vereadores se reuniu mais uma vez em sessão ordinária, com a presença de todos os parlamentares messienses. Em pauta, o Projeto de Lei nº 307/2012, do Poder Executivo, que concede reajuste aos servidores municipais e dois Projetos de Resolução da Mesa Diretora da Câmara.
O Projeto de Resolução nº 2/2012, denomina a tribuna livre de vereador José Manoel de Almeida, "Zezinho de Sôro", cuja iniciativa é do vereador presidente Alexandre Jales Dantas, e o Projeto de Resolução nº 3/2012, da Mesa, reajustando na ordem de 20% aos servidores efetivos e comissionados aos servidores da Câmara Municipal. Foram apresentados ainda vários projetos de decreto legislativo com o objetivo de conceder título de cidadania a algumas figuras, pessoas ilustres que contribuíram com o progresso deste Município.

terça-feira, 6 de março de 2012

RESENHA DA SESSÃO ORDINÁRIA

Dando sequência aos trabalhos legislativos, na tarde do último dia 02 de março, houve mais uma sessão ordinária em que estavam presentes oito vereadores. Na pauta o requerimento nº 4/2012, de autoria do vereador Antenor Medeiros e o Projeto de Resolução nº 2/2012, de autoria do vereador presidente da Câmara, Alexandre Jales.
O vereador Antenor Medeiros foi a tribuna fazer explanação do seu requerimento, através do qual solicita ao Poder Executivo o cumprimento do § 4º do artigo 2º da Lei 11.738/08, que dispõe sobre a Lei do Piso Salarial dos Profissionais da Educação Básica, que trata sobre a distribuição da carga horária do professor. “Pelo que prevê o dispositivo desta lei, os nossos professores terão que ficar apenas 2/3 (dois terços) em sala de aula, e o restante da carga horária para atividades extra-sala”, enfatizou Antenor.
Pôla Pinto ressaltou a importância das matérias constantes da ordem do dia e elogiou a iniciativa do vereador Alexandre Jales, denominando a tribuna da Câmara de vereador José Manoel de Almeida, “Zezinho de Sôro”. Para ele, é louvável a homenagem, mas, além do Poder Legislativo, o nome de Zezinho poderia denominar outros órgãos, como vias ou logradouros públicos.  O vereador falou ainda que em 2002 apresentou requerimento pedindo a adesão do Município ao programa seguro safra do Governo Federal e o então prefeito, Dr Hélio Jales, não o fez. Já em 2005, na primeira gestão da atual prefeita, Shirley Targino, Messias Targino aderiu ao programa e passou a receber os recursos. “Atualmente 205 agricultores estão cadastrados no Seguro Safra, à espera dos recursos. Isso é melhoria de vida, ajuda a reduzir o impacto social e beneficia a agricultura familiar”, disse Pôla.

Em seguida, o vereador Juscelino Jales falou que é pertinente a preocupação do vereador Antenor em relação à melhoria da educação, assim como as contribuições dos vereadores Joselito e Alexandre, que também são da área. “Sobre o Projeto de Resolução do colega vereador presidente Alexandre Jales, reconhece a importância de Zezinho, tanto para o Poder Legislativo, quanto para a população messiense”, lembrou Juscelino.
Joselito Cardoso dos Santos parabenizou o requerimento do vereador Antenor, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da educação. Em discussão com os profissionais da educação está igualmente o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. O parlamentar enalteceu o projeto de Alexandre, que no pensamento dele faz justiça a história de vida e a participação política de Zezinho de Sôro. Zito abordou a questão da insegurança vivenciada nos últimos dias e fez um apelo para que a prefeita solicite mais reforço policial para o Município.
O vereador presidente da Câmara, Alexandre Jales Dantas, discorreu sobre o Projeto de Resolução denominando a tribuna utilizada pelos vereadores de “Tribuna vereador José Manoel de Almeida”. O projeto será votado na próxima sessão. “Quero pedir o apoio dos colegas vereadores para aprovação deste projeto. É uma forma nobre de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Zezinho de Sôro a nossa cidade. Ele que foi um vereador simples, uma figura do povo. Um homem que orgulhou a todos os seus familiares e amigos”. Finalizou Alexandre.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ATUAÇÃO DOS VEREADORES - TRIBUNA LIVRE

Usando a tribuna livre no primeiro e segundo expedientes, os vereadores fizeram os seguintes pronunciamentos:
O vereador Pôla Pinto comentou a respeito do requerimento do colega Zito, pedindo a reabertura do Ginásio Poliesportivo. "Nosso mandato é autor da lei que cria o Conselho Municipal de Esporte e Lazer, e esse requerimento amplia a possibilidade de discutirmos com os desportistas o esporte local. Vamos fazer um debate com os desportitas, o poder público, comerciantes, dirigentes e a equipe gol de placa, da cidade de Campo grande". Pôla enfatizou que este momento irá propiciar a busca pela garantia do fundo municipal do esporte e o acesso a muitos recursos. O parlamentar petista citou ainda que muitas conquistas no Município têm a iniciativa e mobilização dos movimentos sociais.
Para o edil Joselito Cardos, é necessário aumentar esforços com o objetivo de fortalecer o esporte municipal. "Queremos lembrar que muita coisa foi conseguida nas gestões passadas também, inclusive o Ginásio", disse Zito. 
Já o vereador Antenor Medeiros explicou que o seu requerimento sobre o repasse dos recursos às escolas, deseja contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e seguir as orientações da gestão democrática, presentes no PDDE. Em seguida, pediu ao presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, que divulgue cada vez mais as ações dos vereadores de Messias Targino, por ser o blog o veículo de comunicação entre a Câmara e a população messiense. 


Juscelino Jales abordou a importância do requerimento do vereador Zito e disse que providências serão tomadas, porém, precisa-se conscientizar os desportistas que fazem uso do Ginásio e outros espaços públicos sobre a preservação desses órgãos, os quais ultimamente vinham sendo deteriorados. "Recentemente tomei conhecimento através de um funcionário que trabalhava no Ginásio sobre atos de vandalismo praticados lá. Esperamos que isso não mais aconteça. Que o ginásio seja reaberto e todos possam praticar suas atividades desportivas", argumentou o parlamentar.
Por fim, o vereador Juscelino Jales, líder do governo, informou aos presentes que na próxima quarta-feira (29/02) serão anunciados os ganhadores do prêmio prefeito empreendedor. Disse também que a prefeita Shirley solicitou ao Governo do Estado a construção de um campo de futebol, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol.

CÂMARA EM AÇÃO

Na última sexta-feira (24/02), a Câmara de Vereadores messiense se reuniu para realização de mais uma sessão ordinária, onde estavam presentes os nove parlamentares deste Município.

O retorno aos trabalhos legislativos foi recheado de informações, 2 requerimentos e 1 projeto de resolução. O vereador Antenor Medeiros indicou ao Poder Executivo que seja encaminhado à Câmara um projeto de lei definindo o valor de R$ 22,00 por aluno/ano às escolas municipais que tenham criado ou posto em funcionamento suas unidades gestoras - caixas escolares.
Já o vereador Joselito Cardoso dos Santos, Zito, apresentou requerimento por meio do qual solicita à Prefeitura que reative as atividades desportivas no Ginásio Poliesportivo que se encontram paralisadas há mais de mês.

A mesa diretora da Câmara protocolou, inseriu na pauta e foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Resolução nº 1/2012, que cria no âmbito da Câmara Municipal o cargo de provimento em comissão de Assessor Técnico Contábil.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RETORNO AOS TRABALHOS...

Amanhã, dia 24/02, o Poder Legislativo de Messias Targino estará reiniciando suas atividades legislativas, referentes ao último período ordinário desta atual legislatura. Aconteceram duas sessões antes do recesso momesco, oportunidade em que teve um requerimento de autoria do vereador Antenor Laurentino solicitando informações ao Poder Executivo sobre a reforma da antiga Biblioteca Municipal, que dará espaço para funcionar o Centro de Inclusão Digital.
Os vereadores presentes também falaram sobre o compromisso de estarem presentes nas sessões, mesmo nesse período pré-eleitoral, porque nas duas sessões anteriores faltaram alguns parlamentares, sem justificativa previamente apresentadas. Agora, o trabalho recomeçará a todo vapor na tarde de amanhã (24). A população é convidada a participar,  assistir aos debates e acompanhar de perto as ações de seus representantes.