segunda-feira, 19 de março de 2012

Pronunciamento dos Vereadores

Com exceção do vereador Francimar, todos os demais parlamentares presentes fizeram uso da tribuna vereador José Manoel de Almeida, os quais realizaram as falações a seguir:
Antenor Medeiros: Discorreu sobre o seu Projeto de Lei nº 102/2012, que denomina o Centro de Cultura e Eventos de “João Branco”. O projeto propõe revogar a Lei que denomina o mesmo centro de Governador Aluízio Alves, de autoria de alguns vereadores, sancionada pela prefeita Shirley há poucos meses. “Talvez eu tenha sido o mais forte ‘aluizista` de Messias Targino, não tenha nada contra o Ex-governador e Ex-Ministro que já foi homenageado em várias cidades deste Estado, agora o nosso artista, grande folclorista João Branco não terá essa mesma oportunidade. Nosso mandato gosta de matérias polêmicas e trago essa para sairmos da monotonia”, frisou o vereador Antenor.
Pôla Pinto concordou com o Projeto de Lei do vereador Antenor e disse que a princípio não ver inconstitucionalidade nele, inclusive pediu ao vereador Juscelino que preside a comissão de constituição, justiça e redação para relatar o projeto e promover um debate. O parlamentar fez informes à Casa: Que no último dia 10/03 houve uma festa para as mulheres com a participação de mais de cem pessoas e o ponto alto foi uma palestra proferida pela agricultora familiar Maria José; que as Associações Comunitárias, juntamente com o Centro juazeiro, Sintraf, e Fórum da Agricultura Familiar realizaram o planejamento anual, cujo relatório será apresentado da jornada da agricultura familiar ao Poder Executivo Municipal e no dia 3 de maio haverá a etapa estadual. Por fim, parabenizou a prefeita Shirley pela condução do Encontro Nacional do PR Mulher que aconteceu no último dia 18/03, em Natal. O encontro tratou de discutir os direitos da mulher e de sensibilizar a mulher para cuidar de sua saúde e evitar diversas doenças como câncer de mama e outras. “Shirley hoje é uma referência estadual e nacional. Foi convidada a presidir o conselho estadual de combate à violência doméstica/familiar”, falou Pôla.
O vereador Joselito Cardoso referendou o projeto do vereador Antenor Medeiros dizendo que “João Branco” foi uma figura ímpar para a cultura messiense, como folclorista, compositor de literatura de cordel, construiu cultura. Em seguida fez a defesa do pagamento do piso nacional para os profissionais da educação básica, no percentual de 22% e fez um relato da história de vida de seus homenageados, os quais serão divulgados pelo blog. Por fim, o parlamentar parabenizou o Presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, pelo trabalho que vem sendo realizado: “Alexandre, você está de parabéns! Às vezes tem gente que sabe muito e nada faz, mas têm pessoas que pouco sabe e com esforço faz muito. Reconheço seu trabalho à frente desta Casa, concedeu reajuste aos vereadores e servidores. Isso é valorização. No início do meu mandato só tinha espaço para alguns vereadores, hoje você trabalha para todos, com justiça. Meus parabéns!”, finalizou Zito.