terça-feira, 6 de março de 2012

RESENHA DA SESSÃO ORDINÁRIA

Dando sequência aos trabalhos legislativos, na tarde do último dia 02 de março, houve mais uma sessão ordinária em que estavam presentes oito vereadores. Na pauta o requerimento nº 4/2012, de autoria do vereador Antenor Medeiros e o Projeto de Resolução nº 2/2012, de autoria do vereador presidente da Câmara, Alexandre Jales.
O vereador Antenor Medeiros foi a tribuna fazer explanação do seu requerimento, através do qual solicita ao Poder Executivo o cumprimento do § 4º do artigo 2º da Lei 11.738/08, que dispõe sobre a Lei do Piso Salarial dos Profissionais da Educação Básica, que trata sobre a distribuição da carga horária do professor. “Pelo que prevê o dispositivo desta lei, os nossos professores terão que ficar apenas 2/3 (dois terços) em sala de aula, e o restante da carga horária para atividades extra-sala”, enfatizou Antenor.
Pôla Pinto ressaltou a importância das matérias constantes da ordem do dia e elogiou a iniciativa do vereador Alexandre Jales, denominando a tribuna da Câmara de vereador José Manoel de Almeida, “Zezinho de Sôro”. Para ele, é louvável a homenagem, mas, além do Poder Legislativo, o nome de Zezinho poderia denominar outros órgãos, como vias ou logradouros públicos.  O vereador falou ainda que em 2002 apresentou requerimento pedindo a adesão do Município ao programa seguro safra do Governo Federal e o então prefeito, Dr Hélio Jales, não o fez. Já em 2005, na primeira gestão da atual prefeita, Shirley Targino, Messias Targino aderiu ao programa e passou a receber os recursos. “Atualmente 205 agricultores estão cadastrados no Seguro Safra, à espera dos recursos. Isso é melhoria de vida, ajuda a reduzir o impacto social e beneficia a agricultura familiar”, disse Pôla.

Em seguida, o vereador Juscelino Jales falou que é pertinente a preocupação do vereador Antenor em relação à melhoria da educação, assim como as contribuições dos vereadores Joselito e Alexandre, que também são da área. “Sobre o Projeto de Resolução do colega vereador presidente Alexandre Jales, reconhece a importância de Zezinho, tanto para o Poder Legislativo, quanto para a população messiense”, lembrou Juscelino.
Joselito Cardoso dos Santos parabenizou o requerimento do vereador Antenor, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da educação. Em discussão com os profissionais da educação está igualmente o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. O parlamentar enalteceu o projeto de Alexandre, que no pensamento dele faz justiça a história de vida e a participação política de Zezinho de Sôro. Zito abordou a questão da insegurança vivenciada nos últimos dias e fez um apelo para que a prefeita solicite mais reforço policial para o Município.
O vereador presidente da Câmara, Alexandre Jales Dantas, discorreu sobre o Projeto de Resolução denominando a tribuna utilizada pelos vereadores de “Tribuna vereador José Manoel de Almeida”. O projeto será votado na próxima sessão. “Quero pedir o apoio dos colegas vereadores para aprovação deste projeto. É uma forma nobre de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Zezinho de Sôro a nossa cidade. Ele que foi um vereador simples, uma figura do povo. Um homem que orgulhou a todos os seus familiares e amigos”. Finalizou Alexandre.