domingo, 14 de março de 2010

Projeto transforma caça-níqueis em microcomputadores

Transformar contravenção em cidadania. Com este propósito foi idealizado o projeto "Caça-cidadania: da Contravenção para a Educação".
O projeto iniciou a partir de uma sólida parceria efetivada entre a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) e a Receita Federal do Rio Grande do Norte, através do seu delegado José de Anchieta, onde foram doadas cerca de 800 máquinas de jogos de azar apreendidas pela Polícia Federal e que se encontravam guardadas no galpão da Receita Federal em Natal.
Máquinas, conhecidas como "caça-níqueis" foram convertidas em microcomputadores, montados a partir de peças oriundas dos próprios caça-níqueis, apresentando uma excelente capacidade técnica.
Estes novos modelos de microcomputadores farão parte da nova remessa de máquinas que serão distribuídas este ano para os Telecentros de Inclusão Digital das Câmaras Municipais de Vereadores filiadas à Federação, objetivando com isso oportunizar uma inclusão digital inovadora e de qualidade à população dos municípios do interior do Estado.
O projeto para Inclusão Digital proposto é desenvolvido por meio da instalação nas Câmaras Municipais de unidades denominadas Telecentros Legislativos Comunitários.
São espaços equipados com computadores conectados à Internet em banda larga com oferta de serviços. Cada unidade de Telecentro possui em média 10 microcomputadores conectados em rede.
As principais atividades oferecidas à população são: cursos de informática básica em software livre; uso dos equipamentos para acesso a Internet; oficinas temáticas e construção de sites da comunidade.