CÂMARA MUNICIPAL CONTINUA PRODUZINDO MUITO
A produção legisltiva em Messias Targino continua, neste segundo semestre, no mesmo ritmo que aquela verificada no primeiro semestre de 2009. As Comissões Permanentes da Casa funcionam como manda o Regimento Interno e no Plenário sempre há matérias a serem apreciadas, havendo, via de regra, debates de alto nível e de muito respeito entre situação e oposição.
No Poder Legislativo Municipal, a prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) tem uma bancada de seis vereadores, que atua sob a liderança de Juscelino Herculano Jales (PR). A oposição, com três assentos na Casa e sob a liderança do experiente vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), tem atuado dentro daquilo que numérica e regimentalmente lhe é permitido fazer e tem mantido o bom nível dos debates.
O presidente da Casa, vereador Genésio Francisco Pinto Neto ("Pôla Pinto", do PT), tem feito uma administração de destaque, apesar da crise financeira que atinge duramente os Municípios de pequeno porte como Messias Targino. Com muita organização, o presidente Pôla Pinto tem implementado muitas melhorias no Legislativo Municipal e mantém, sempre, um bom diálogo com os seus colegas vereadores, independentemente de posições partidárias ou ideológicas. No dia a dia da administração da Câmara, Pôla tem feito a necessária diferença entre o agente administrativo e o agente político, muito embora não se furte de participar dos debates, quando entende que há necessidade.
Dentre os projetos de lei já aprovados neste segundo semestre de 2009, está o da divisão da cidade de Messias Targino em bairros, de autoria do vereador Juscelino Herculano.
Outro projeto de lei importante que já está tramitando na Casa é o que estabelece o Plano Plurianual de Orçamento (o chamado PPA), enviado ao Legislativo pelo Poder Executivo, a quem cabe a iniciativa