terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MESSIAS TARGINO REALIZA I CONFERÊNCIA DE CULTURA

O Município de Messias Targino promoveu na manhã de hoje na Câmara de Vereadores a I Conferência Municipal de Cultura da cidade. Participaram do evento artistas, jovens, professores, servidores municipais, Secretária de Cultura Wagna Fernandes, Secretária de Educação Regivânia Almeida, vereadores Alexandre Jales (Presidente da Câmara) e Pôla Pinto.
Compuseram a mesa de honra da Conferência, a secretária Wagna Almeida, o Presidente da Câmara Alexandre Jales, o vereador Pôla Pinto, o artista Lindemberg Bezerra e a jovem Franciely Linhares, representando todos os grupos culturais do Município.
A conferência teve como facilitador do debate o artista e atual presidente da Fundação Cultural de Janduís, Lindemberg Bezerra, que abordou o tema principal da conferência e frisou sobre a importância do cadastramento de Messias Targino no Sistema Nacional de Cultura – SNC, criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura.
Wagna Almeida falou com alegria de estar sediando a I Conferência de Cultura. “Hoje nós temos a Secretaria de Cultura em Messias Targino. É um orgulho podermos contribuir com esse trabalho. Nossa cidade tem diversas manifestações culturais”. Apontou Wagna.
Pôla Pinto comentou sobre o requerimento que apresentou na Câmara para que fosse feita uma discussão sobre o Plano Nacional de Cultura. “Como vereador e presidente do SINTRAF, estamos fazendo nossa parte para que Messias Targino se torne, assim como Janduís, uma referência para cultura do País”, disse Pôla.
O presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, deu as boas vindas aos artistas, jovens e grupos culturais e disse da satisfação de participar de tão importante evento. “Na condição de vereador e representante da Câmara, quero parabenizar a secretaria de cultura por esse rico acontecimento. Nossa cidade tem um povo sábio, inteligente, de muitos talentos culturais”.
Em seguida, abrilhantaram a Conferência a Companhia Arte e Ação de Messias Targino, que apresentou o cordel nordestino, de autoria de Lane Burnet e adaptação de Wendel Kayky e Dayz Muniz, por meio do qual são evidenciadas as riquezas do Estado e da Região Nordestina.
Finalizando, o grupo “Pato Mojado” da Argentina fez um show à parte. Com muito humor e criatividade deram um brilho à festa cultural de Messias Targino, encantando a todos os presentes. Belíssima conferência!