domingo, 21 de novembro de 2010


Presidente da Credioeste-Sol apresenta entidade durante Sessão da Câmara Messias Targino .

Francisco Diasis França



Dando continuidade ao projeto de apresentação e divulgação da Cooperativa de Crédito Solidário – Credioeste, que já passou pelas Câmaras de Vereadores dos municípios de Janduís, Campo Grande, na sexta-feira (19), foi à vez da Câmara de Vereadores de Messias Targino receber os membros e técnicos da Credioeste que fizeram a apresentação durante a sessão ordinária.

Raimundo Canuto de Brito


O membro do conselho deliberativo, Francisco de Assis França, iniciou a apresentação esclarecendo que Credioeste-Sol é a única no estado voltado para a agricultura familiar. Ele também destacou que as ações da cooperativa poderão contribuir para evitar o êxodo rural que vem ocorrendo em Messias Targino, onde várias famílias estão migrando para a cidade. De Assis defendeu uma maior fiscalização aos recursos que são utilizados pelos agricultores, dando destaque ao Pronaf.
O Presidente da Cooperativa Credioeste-Sol, Raimundo Canuto de Brito, disse que objetivo das visitas as Câmaras de Vereadores tem por finalidade de sensibilizar os vereadores e fazer o debate sobre o cooperativismo de forma esclarecedora para facilitar a atuação da Credioeste-Sol em suas bases. Segundo ele todas as Câmaras da de Vereadores da base da cooperativa serão visitadas. “Enquanto no Brasil apenas 4,5% são cooperados tem país que são em torno de 96% cooperados, isso mostra o tamanho do desafio”, esclareceu.


A Credioeste-Sol tem uma abrangência em 12 cidades do médio e alto oeste, a matriz funciona no município de Apodi, abrange as cidades de Campo Grande, Triunfo Potiguar, Paraú, Upanema, Messias.Targino, Severiano Melo, Itaú, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Janduís, com 478 sócios e foi fundada em 2007, com o apoio da Visão Mundial, PDA Carnaúba, PDA Santa Cruz, Terra Viva, Coopevida, PDHC e outras entidades que atua no campo. “A Credioste-Sol é a única experiência de Crédito da Economia Solidária e Agricultura Familiar na região gerida pelos próprios agricultores”, destacou Raimundo.

Populares participaram da Sessão

O técnico da Credioeste-Sol, Ruberlânio Franco apresentando as experiências de funcionamento da Cooperativa, como os serviços que são oferecidos aos agricultores familiares, como empréstimos com varias condições, emissão de talão de cheques com limite, sistemas de custódia, recebimento de boletos bancários entre outros serviços que tem facilitado o acesso dos agricultores familiares ao sistema financeiro. Segundo Ruberlânio se não existisse o Pronaf, dificilmente os agricultores seriam atendidos pelos bancos.
Vereadores participaram de Sessão
Por último, ele destacou que a Credioeste-Sol vem conseguindo promover a inclusão financeira com a facilidade do credito, aquecimento na economia na base cooperativa com o aumento da produção que vem sendo trabalhado de forma sustentável e a diminuição da burocracia. Como a apresentação foi completa não deixaram quase dúvidas, apenas o vereador Juscelino Jales (PR), fez duas perguntas que foram esclarecidas.

Ruberlânio Franco


Poderão associa-se a CREDIOESTE-SOL agricultores e agricultoras familiares, seus familiares e agregados, desde que considerados civilmente capazes e residam na área de abrangência da cooperativa e preencher uma proposta de admissão e subscrever uma cota parte no valor R$ 120.00, que poderá ser parcelada. Em Messias Targino, a inscrição poderá ser feita no Sindicato dos Trabalhadores Rurais