sexta-feira, 5 de novembro de 2010




Câmara aprova projeto criando Comenda na rede pública de ensino

Depois de tramitar e receber pareceres favoráveis nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e na Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico e Social, foi aprovado por unanimidade durante a Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Messias Targino na última sexta-feira (29), o Projeto de Lei, de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), criando na rede pública municipal de ensino do município, a Comenda GILCÈLIO JALES, à qual, será conferida aos alunos do município, que se destacarem ao final de cada ano das séries do ensino fundamental por meio das suas avaliações, quantitativas (médias) e qualitativas (comportamento, participação e assiduidade).

Vereador Juselino



Pelo projeto aprovado a instituição de ensino municipal, ficará obrigada a criar uma comissão formada por 5 pessoas, dentre elas: o Diretor, dois professores, um Coordenador e um Funcionário, para que realizem a escolha dos referidos alunos.
As avaliações serão feitas pela comissão nas formas, quantitativas onde os alunos serão avaliados pela média final das notas de cada ano, e vencerá nessa avaliação a maior média. Já na forma qualitativa, os membros da comissão ofertarão notas de 0 a 10 pelo comportamento, participação e assiduidade dos alunos por série e a cada ano.



Segundo informou o vereador Juscelino Herculano, ao final vencerá o(s) aluno(s) que obtiver maior nota final, proveniente da soma das duas avaliações, se houver empates, serão estes vencedores e premiados. “Os alunos vencedores serão premiados com a Comenda GILCÉLIO JALES, por meio de uma medalha ou placa, que serão confeccionadas pelo Poder Público Municipal, através da Secretaria de Educação”, esclareceu o edil.
Por último o vereador informou ainda que as comendas deverão trazer obrigatoriamente, a imagem da Bandeira do Município de Messias Targino, nome e foto do homenageado que denomina a Comenda. “O vencedor e concluinte do último ano do ensino fundamental, terá o direito de ter seu nome em destaque na placa de colação de grau da turma concluinte, com a frase ALUNO EXEMPLAR, seguido do ano de referência”, esclareceu ainda o edil.

A solenidade de premiação para entrega das comendas realiza-se á no dia da festa de colação de grau de referida escola. O projeto foi enviado para sanção do Poder Executivo.