quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VEREADORES PARTICIPAM DE RECEPÇÃO A COMITIVA DE ALAGOAS

Messias Targino recebeu na manhã de ontem (26), uma comitiva de prefeitos, secretários municipais, presidentes de associações comerciais, dirigentes de associações rurais e representantes do SEBRAE do Estado de Alagoas. 
A delegação alagoana veio conhecer in loco o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Messias, sobretudo em relação aos projetos empreendedores desenvolvidos pela população messiense.

O evento, realizado no Centro de Cultura e Eventos também contou com a presença dos vereadores Alexandre Jales, Juscelino Jales, José Aroldo, Francimar Ezequiel, Pôla Pinto e Anderson Medeiros (licenciado), além da prefeita Shirley Targino, secretários, coordenadores, diretores das escolas do Município, entre outras lideranças.
A prefeita Shirley Targino ministrou uma palestra, onde falou um pouco das suas conquistas, ela fez um relato sobre os projetos desenvolvidos no município e falou sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor do Brasil, versão 2010, através do qual o Município de Messias Targino ficou entre as nove melhores administrações do País. Os prefeitos e demais integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer os artesanatos locais de Glória, e o programa "Meu Sertão que Produz".

Eles ouviram vários depoimentos, dentre eles o da agricultora Maria José, que é destaque regional com sua horta orgânica e o micro empresário Roberto que, devido a facilidade de trabalhar no município, resolveu trazer sua empresa de confecção para Messias Targino. Por fim, foi servido um almoço a todos os participantes da comitiva e demais convidados na residência da prefeita Shirley.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ATIVIDADES DA CÂMARA

Na última sessão ordinária, ocorrida dia 14/08, a reunião foi presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Juscelino Herculano Jales, em razão da ausência do titular, vereador Alexandre Jales, que não pôde comparecer por motivos de força maior.

A sessão teve na ordem do dia uma moção de nº 2/2011, de autoria do vereador Juscelino Jales, pela morte do senhor Noberto Pereira da Silva, mais conhecido por “seu Militão”, que fez história e deixou um legado de vida a ser seguido pelos messienses. Na pauta, constaram ainda um requerimento solicitando redutores de velocidade nas entradas da cidade e um projeto de lei denominando de Zé de Pelópidas o pórtico de entrada de Messias Targino, de autoria do vereador Pôla Pinto.

Usando a tribuna livre, o vereador Pôla disse que o orçamento de 2012, recém chegado à Câmara, estima um orçamento de 15 milhões de reais, com pouco acréscimo, se comparado ao orçamento de 2010 e 2011. O vereador apontou falha na redução de investimentos, principalmente na saúde e na agricultura. E reclamou ainda da falta de participação na construção do orçamento participativo. No segundo expediente informou que participou do encontro do Programa Mova Brasil em Recife/PE e organizou através do SINTRAF uma reunião com a juventude.

Antenor Laurentino de Medeiros afirmou que o orçamento é a principal lei do Município e que precisa ser melhor discutida, sobretudo do ponto de vista financeiro. Em seguida, falou que não gosta de homenagear pessoas falecidas para não cometer injustiças. “Temos de lembrar que outras pessoas como Salomé, Amélia, Pelópidas e Antão Medeiros, também deram sua contribuição ao crescimento de nossa cidade, sem as quais nossa cidade não existiria”, frisou Antenor. O parlamentar compartilhou com os demais colegas a participação de seu filho Valber Rodrigo Pinheiro de Medeiros, estudante do Ensino Médio, na 3ª Olimpíada Nacional de História do Brasil – Fase final, em Campinas/SP.

O vereador Juscelino Jales, presidente em exercício, comentou sobre as matérias em pauta, pediu ao colega vereador Pôla para ver a possibilidade de subscrever o projeto que denomina o pórtico de entrada da cidade e sugeriu que fosse dado o nome de Pelópidas e seu filho seria homenageado com uma rua que está sendo delimitada. Parabenizou o vereador Antenor pela conquista do seu filho e convidou a todos os presentes para participar de mais uma reunião preparatória da festa de Nossa Senhora das Graças, realizada no último dia 18/10.

Joselito dos Santos, Zito, comentou sobre o encontro de vereadores realizado em Campo Grande/RN, e disse da satisfação de ter participado de um evento tão importante para o conhecimento dos vereadores. “A partir desse seminário, aprendemos como atuar melhor, em prol da nossa população”, falou Zito.

VEREADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM CAMPO GRANDE


Os vereadores Alexandre Jales, Joselito dos Santos, Antenor Laurentino e Anderson Medeiros (licenciado) da cidade de Messias Targino participaram na vizinha cidade de Campo Grande/RN, durante os dias 6 e 7 de outubro, no Auditório da Casa de Cultura, do I Seminário Regional das Câmaras de Vereadores, com o tema: “O Papel do Vereador na Conjuntura Atual” o evento reuniu autoridades legislativas de várias cidades da região que buscaram discutir, estudar e aprender práticas a serem aplicadas por seus respectivos mandatos populares.
O destaque especial durante o Seminário foi às apresentações das crianças da Casa de Cultura dos grupos de cantos, poesias, flauta doce e metais da cidade anfitriã. Todos estes compostos por crianças que participam ativamente das atividades desenvolvidas na Casa de Cultura Popular Pálacio Cleto Souza.
O evento foi organizado pela empresa Meta Estudos e Assessoria, com todo respaldo da Câmara Municipal de Campo Grande e contou com a participação das Câmaras de Vereadores das cidades de Messias Targino, Upanema, Campo Grande, Triunfo, Governador Dix-Sept Rosado e Paraú.
Para o vereador Joselito dos Santos, “Zito”, o evento foi muito proveitoso e serviu para aumentar os conhecimentos dos legisladores. “O encontro serviu para nos ajudar na função que temos de bem servir a nossa sociedade”, disse. Já o vereador Antenor Laurentino falou que “a proposta de criação do parlamento comum é um avanço para a região oeste. Vamos ter um veículo de interação entre as câmaras. Não vamos poder criar leis, mas discutir assuntos que são de interesse de todos, que isso se concretize o quanto antes”.
O vereador presidente da Câmara Alexandre Jales, lamentou que os demais colegas não tivessem participado em função de outros compromissos, mas destacou a participação da Câmara de Messias Targino e enfatizou a importância da qualificação do vereador para o exercício do mandato. “Tivemos a oportunidade de entender mais e melhor sobre a função legislativa, vamos participar de outros eventos, sempre que possível”, apontou Alexandre.