quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ATIVIDADES DA CÂMARA

Na última sessão ordinária, ocorrida dia 14/08, a reunião foi presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Juscelino Herculano Jales, em razão da ausência do titular, vereador Alexandre Jales, que não pôde comparecer por motivos de força maior.

A sessão teve na ordem do dia uma moção de nº 2/2011, de autoria do vereador Juscelino Jales, pela morte do senhor Noberto Pereira da Silva, mais conhecido por “seu Militão”, que fez história e deixou um legado de vida a ser seguido pelos messienses. Na pauta, constaram ainda um requerimento solicitando redutores de velocidade nas entradas da cidade e um projeto de lei denominando de Zé de Pelópidas o pórtico de entrada de Messias Targino, de autoria do vereador Pôla Pinto.

Usando a tribuna livre, o vereador Pôla disse que o orçamento de 2012, recém chegado à Câmara, estima um orçamento de 15 milhões de reais, com pouco acréscimo, se comparado ao orçamento de 2010 e 2011. O vereador apontou falha na redução de investimentos, principalmente na saúde e na agricultura. E reclamou ainda da falta de participação na construção do orçamento participativo. No segundo expediente informou que participou do encontro do Programa Mova Brasil em Recife/PE e organizou através do SINTRAF uma reunião com a juventude.

Antenor Laurentino de Medeiros afirmou que o orçamento é a principal lei do Município e que precisa ser melhor discutida, sobretudo do ponto de vista financeiro. Em seguida, falou que não gosta de homenagear pessoas falecidas para não cometer injustiças. “Temos de lembrar que outras pessoas como Salomé, Amélia, Pelópidas e Antão Medeiros, também deram sua contribuição ao crescimento de nossa cidade, sem as quais nossa cidade não existiria”, frisou Antenor. O parlamentar compartilhou com os demais colegas a participação de seu filho Valber Rodrigo Pinheiro de Medeiros, estudante do Ensino Médio, na 3ª Olimpíada Nacional de História do Brasil – Fase final, em Campinas/SP.

O vereador Juscelino Jales, presidente em exercício, comentou sobre as matérias em pauta, pediu ao colega vereador Pôla para ver a possibilidade de subscrever o projeto que denomina o pórtico de entrada da cidade e sugeriu que fosse dado o nome de Pelópidas e seu filho seria homenageado com uma rua que está sendo delimitada. Parabenizou o vereador Antenor pela conquista do seu filho e convidou a todos os presentes para participar de mais uma reunião preparatória da festa de Nossa Senhora das Graças, realizada no último dia 18/10.

Joselito dos Santos, Zito, comentou sobre o encontro de vereadores realizado em Campo Grande/RN, e disse da satisfação de ter participado de um evento tão importante para o conhecimento dos vereadores. “A partir desse seminário, aprendemos como atuar melhor, em prol da nossa população”, falou Zito.