segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VEREADORES E AUTORIDADES PRESTIGIAM MARIA DO JUNCO

A sessão solene em homenagem a senhora Maria José de Souza, "Maria do Junco", foi bastante prestigiada pelos vereadores e população em geral. Além de todos os vereadores, estiveram presentes o Dr. Alcimar Antonio de Souza, vereador licenciado Anderson Medeiros, Secretário de Obras Tarcísio Jales, Dr. Edmilson Jales, Bioquímica Dra. Verônica, Secretária Vagna Almeida, entre outras autoridades, familiares e convidados.

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, concedeu o espaço para que o filho da homenageada, Dr. Alcimar, fizesse um relato de vida de Maria José de Souza, que emocionou a todos os presentes.
O relato de vida de Maria José de Souza, por seu filho, Alcimar.
Maria do Junco, como é conhecida, foi a primeira catequista de Messias Targino "foi, por décadas, pessoa dedicada à catequese e à evangelização de muitas crianças e jovens da comunidade. Chegou a Messias Targino quando este ainda era Povoado de Junco, nascido a partir da ideia de MESSIAS TARGINO DA CRUZ, compartilhada por homens como MANOEL FERNANDES JALES (“SORINHO”), JOÃO TOMAZ DE ALMEIDA, PELÓPIDAS FRANCISCO PINTO, ZACARIAS GOMES e outros", disse Dr.Alcimar.
Dr. Alcimar num gesto de amor e gratidão à sua genitora
Além de catequizar, Maria José era zeladora da Capela local e atuou na Pastoral da Criança e por muitos anos foi Agente de Pastoral da Diocese de Santa Luzia. Participou ainda de uma equipe de comunicação da Rádio Rural de Mossoró.

Juntamente com o senhor João Jales Dantas, ou simplesmente João Calixta (in memorian), Maria José organizou muitas atividades religiosas e peregrinações na Igreja de Nossa Senhora das Graças. Para as reuniões trimestrais da Diocese de Santa Luzia em Mossoró, ela sempre ia e ficava hospedada na residência de Edimar Teixeira Diniz e dona Maria Inês Teixeira Diniz.

Com carinho, mas também com muita satisfação, Dr. Alcimar lembrou que sua mãe catequizou muitas ou quase todas as crianças e jovens messiense de sua geração, porém, não deixava de catequizar e educar no ambiente familiar, tendo-o como único filho biológico. Ela teve outros filhos postiços, alguns inclusive cuidam dela até hoje.

Alcimar citou que seja na Igreja ou nas escolas de Messias Targino, muitos foram os filhos ou cidadãos evangelizados na palavra e/no exemplo. "A prefeita Shirley, o vice-prefeito Rubinho, o vereador Pôla e tantos outros messienses que aqui estão receberam as lições de evangelização de minha mãe. Hoje, com orgulho apresento a extensão da ação da minha mãe em minha vida, seus dois netos João Vitor e Maria Rita", frisou.

Por fim, enfatizou a importância do evento para o resgate da história: "A Câmara Municipal, com essa sessão solene, resgata parte da história, que com orgulho e satisfação resgatamos e a escrevemos para as gerações presentes e futuras, agradeço a todos os que vieram participar desse evento e à câmara pela homenagem", disse.

Em seguida, o vereador proponente, Genésio Neto, relembrou a vida de maria do Junco não apenas como uma pessoa religiosa, mas como exemplo para todos os messienses. E disse: "O escritor Edimar Teixeira, antes de qualquer coisa, disse que Maria do Junco faz parte da família benfeitora de Messias Targino".

O vereador enfocou ainda os laços de amizade e irmandade que tem para com Alcimar, seu filho e citou-o como alguém que captou muito bem as lições de vida de dona Maria José. "Sua forma dura, mas responsável de educar, fez com que tivéssemos hoje um dos melhores juristas do nosso Município", pontuou.

Juscelino Jales usou a palavra para agradecer a lembrança das contribuições do seu avô João Calixta e acrescentou: "Maria do Junco, como a conhecemos carinhosamente, é a porta voz da capela de Nossa Senhora das Graças diante da Diocese, uma referência para Messias Targino. Eu, particularmente, já presenciei o bispo dizer que Maria do Junco é a nossa mais leal representante diante do bispado. Parabéns Maria José de Souza, por tudo que a senhora fez por nossa cidade, e ao vereador Pôla pela proposição justa e merecedora", disse Juscelino.