domingo, 18 de abril de 2010

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 008/2010, DE AUTORIA DO VEREADOR POLA PINTO.
Vreador Pôla Pinto (PT)
ENTIDADES E PESSOAS QUE SERÃO HOMENAGEADAS:


- JOSÉ PEREIRA DE ANDADRE;

-PROGRAMA MOVA-Brasil - ESTADO DO RIO GRANDE NORTE;

-PROGRAMA DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE

-FÓRUM DA AGRICULTURA FAMILAR DE MESSIAS TARGINO.

-POSTO DE ATENDIMENTO AVANÇADO DO BRADESCO DE MESSIAS TARGINO.




JUSTIFICATIVA DO PROJETO


O Agricultor familiar, JOSE PEREIRA DE ANDADRE, tem sido uma referência no município de Messias Targino, bem como em todo o Estado do Rio Grande do Norte como praticante da produção orgânica na Agricultura Familiar . Esse seu trabalho tem sido importante para divulgar o nosso município, bem como para abrir as portas para a chegada de várias políticas públicas.


É oportuno destacar que a produção orgânica de JOSÉ PEREIRA DE ANDRE, já recebeu três vistas internacionais, além de ter sido destaque um uma revista da Visão Mundial que circula em mais de cem países, sem falar nas inúmeras reportagens e documentários que foram feitas abordando a sua prática.


Quanto ao PROGRAMA MOVA-Brasil, o mesmo foi implantado no Município de Messias Targino desde o ano de 2005. Este trabalho de alfabetização tem sido importante na redução do analfabetismo, pois já passam de 400 cidadãos e cidadãs alfabetizados(as) por este Projeto, além de contribuir para a re-inserção destes indivíduos na sociedade, visto que os participantes adquirem uma visão de mundo diferenciada, como cidadãos críticos e participativos.


O PROGRAMA DESENVOLVIMENTO SOLIDARIO do Governo do Estado, através da SETHAS e em parceria com o Banco Mundial tem sido, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes programas que tem atuado em nosso município. Quando não existia o Programa Luz Para Todos, foi através do PDS que fez com que várias comunidades rurais recebecem a eletrificação rural, que era um sonho antigo das comunidades rurais.


As ações do PDS não pararam. Foram vários projetos importante que além de fortalecer as organizações dos Agricultores Familiares, tem servido para garantir a permanência do homem no Campo.


O FÓRUM DA AGRICULTURA FAMILAR DE MESSIAS TARGINO é um espaço de articulação das associações rurais e tem sido importante no processo de organização, como também para que políticas publicas, com por exemplo, o P1mc - Programa 1 milhão de Cisterna e o Programa Uma Terra e Duas Águas fossem implantados em Messias Targino , além de outras ações como o processo de capacitação permanente dos agricultores familiares.



O POSTO DE ATENDIMENTO AVANÇADO DO BRADESCO DE MESSIAS TARGINO foi um luta de todos os segmentos da sociedade messiense. Sua instalação tem servido para facilitar a vida do comércio local , sem falar do inúmeros investimentos que estão feitos para o fortalecimento e desenvolvimento nos setores publico e privado, principalmente no comércio. O Bradesco não tem medido esforços para realizar parcerias que visem o crescimento do nosso município, mesmo estando com menos de um ano de sua instalação.

Portanto, entendemos ser mais do que justo e merecido o reconhecimento que a Câmara Municipal de Messias Targino, faz às entidades e pessoas supra relacionadas.