domingo, 18 de julho de 2010

Presidente do Legislativo já define prioridades após o recesso.

O presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto disse durante sessão de encerramento do 1º Período Legislativo da Câmara Municipal realizada na sexta-feira (16), que na volta do recesso definirá a data para a realização da Sessão Solene que vai homenagear os vereadores que atuaram na elaboração da Lei Orgânica do Município.
Vereador Pôla Pinto
Pôla Pinto informou aos membros do Legislativo que o presidente da Câmara Municipal de Natal e da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser, visitou nesta sexta-feira, pela a manhã a Câmara de vereadores de Messias Targino.

Segundo ele, durante a visita de Dickson Nasser, foi apresentado ao dirigente da FECAM/RN as ações que estão desenvolvidas pelo Legislativo no tocante a inclusão digital, os cursos de informática e o projeto Sexta-Feira Digital que já atendeu mais de 250 pessoas.
Vereadores fizeram pronunciamentos durante encerramento do 1º período Legislativo.


Durante a Sessão de encerramento do 1º período Legislativo da Câmara Municipal de Messias Targino realizada na sexta-feira (16), os vereadores Juscelino Herculano Jales (PR) e Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), usaram a tribuna, onde falaram sobre as atividades da Câmara.
Vereador Juscelino Jales
O vereador Juscelino Herculano Jales (PR) voltou a defender a reforma tanto da Lei Orgânica como do Regimento Interno. Já o Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), disse ser importante a reformulação de parte da Lei Orgânica e do Regimento Interno, que segundo ele já foi defendido pelo presidente da Mesa Diretora.
Vereador Antenor Medeiros
Por último, o vereador avaliou que este ano, por parte de iniciativa dos próprios vereadores o número de proposições foram poucas. "Esperamos que após o recesso, voltamos a ter as mesmas iniciativas como em 2009”, enfatizou o edil.
Câmara conclui votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A Câmara Municipal de Messias Targino realizou na última sexta-feira (16), a segunda e última votação da LDO. Na ocasião, o projeto foi aprovado por unanimidade.

Como o projeto tramitou na Comissão de Finanças e Orçamento, que é presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas, e já tinha sido votado por unanimidade na primeira votação não teve discussão por parte dos vereadores.
O presidente da Câmara de vereadores, vereador Pôla Pinto (PT), informou que na segunda-feira (19) estará enviando o projeto para sanção por parte da prefeita municipal.
Cadeiras do plenário estão sendo reformadas.
Aproveitando o período de recesso da Câmara de Vereadores de Messias Targino que vai até o dia 30 de Julho, o presidente da Câmara vereador Pôla Pinto está organizando os serviços de reforma em todas as cadeiras e bancos do plenário.
Pôla Pinto informou que desde que foram adquiridas as cadeiras que são usadas no plenário e nunca foram reformadas. “A maioria das cadeiras estão todas danificadas, necessitando de reforma”, disse o presidente.
A previsão é de que antes do inicio dos trabalhos legislativo que será retomado no dia 6 de agosto, as cadeiras já estejam todos reformadas.

sábado, 17 de julho de 2010

Presidente da FECAM/RN visita Poder Legislativo de Messias Targino.

O presidente da Câmara Municipal de Natal e da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser, visitou nesta sexta-feira, pela a manhã a Câmara de vereadores de Messias Targino.

Dickson presidente da Fecam/RN


Durante a visita de Dickson Nasser, o presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino apresentou ao dirigente da FECAM/RN as ações que estão desenvolvidas pelo Legislativo no tocante a inclusão digital, os cursos de informática e o projeto Sexta-Feira Digital que já atendeu mais de 250 pessoas.

domingo, 11 de julho de 2010

Câmara Municipal realiza primeira votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A Câmara Municipal de Messias Targino realizou na última sexta-feira (9), a primeira votação da LDO. Na ocasião, o projeto foi aprovado por unanimidade.
A intenção do presidente da Casa, Pôla Pinto (PT), é de realizar ainda este mês a segunda e última votação do projeto. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento, que é presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas.
Desempenho no IDEB de Messias Targino é debatido durante Sessão.
O resultado divulgado no início da semana passada pelo Ministério Educação e Cultura, onde mostrou que em 2009, o desempenho de Messias Targino foi diferente, tanto o município quanto a escola superou a meta projetada pelo Ministério Educação e Cultura, que é de 3.2, o município obteve nota 3.4 e a escola Júlio Benedito 3.9, superando assim a meta projeta pelo MEC para 2011 que será de 2.9, repercutiu na Câmara de vereadores durante a Sessão Ordinária da última sexta-feira (9).
O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), disse que o bom desempenho fez com que o município de Messias Targino voltasse a ser destaque na mídia estadual. “O resultado alcançado é fruto dos investimentos que vem sendo feito no setor educacional, desde a primeira gestão da prefeita Shirley Targino iniciada em 2005”, destacou o edil.
Juscelino leu matéria publicada sobre o desempenho do município e lembrou que recentemente o município adquiriu um ônibus escolar que era uma antiga reivindicação.
Já o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), informou que a avaliação do IDEB, foi iniciado em 2005, que essa foi a terceira vez que o município foi avaliado. O edil esclareceu que o IDEB, é feito sobre a aplicação da Prova Brasil, evasão escolar e repetência.
Antenor enfatizou, que durante as avaliações de 2005, o município não conseguiu atingir a meta definida e que em 2007 repetiu a mesma pontuação. “Só agora em 2009, a soma das duas escolas superou a meta estabelecida”. “O momento ainda não é de festejar, pois ainda não temos escola de excelência.
Por último o vereador lembrou que o grande desafio é trabalhar para que o município consiga em 2021 atingir a meta de 6 pontos. O edil defendeu mais investimentos na educação para evitar a grande quantidade de alunos que estão estudando fora do município.
Publicação do informativo “O Candeeiro” repercute no Legislativo.


Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, durante a Sessão Ordinária da última sexta-feira (9). O vereador Juscelino Herculano Jales (PR) fez um pronunciamento destacando a publicação do informativo “O Candeeiro” do Programa Uma Terra e Duas Águas que mostrou as experiências da agricultura familiar da família, Almeida da comunidade Junco de Cima.
O vereador destacou que a realidade da zona rural de Messias Targino é outra, devido o grande incentivo das políticas públicas do governo do presidente Lula. "A prefeitura também tem sido importante na contribuição dessa nova realidade social”, disse o vereador.