sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vereadores participam de XV marcha em defesa dos Municípios

Os vereadores Alexandre Jales Dantas (presidente), Juscelino Herculano Jales (vice-presidente) e José Aroldo Dantas participaram no período de 14 a 17 de maio da XV marcha em defesa dos Municípios, ocorrida na cidade de Brasília-DF.
Na capital federal, os parlamentares acompanhados da prefeita Shirley Targino, tiveram a oportunidade de discutir assuntos da maior relevância para o fortalecimento dos municípios brasileiros.
Além de participar da marcha, os vereadores tiveram acesso a reuniões de bancada com o deputado federal João Maia, solicitando benefícios para a população messiense e visitaram a sede do INTERLEGIS, cujo instituto é parceiro da Câmara Municipal de Messias Targino.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alexandre Jales faz administração transparente e inovadora

Há pouco mais de um ano a frente do Legislativo messiense, o Presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, tem recebido de seus pares e da população em geral o reconhecimento da população que vem acompanhando o trabalho que é desenvolvido na Casa do Povo.
Na sessão solene em homenagem aos 50 anos de Messias Targino, entrega de medalha de honra ao mérito e concessão de título de cidadania, o vereador presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, Edivan Martins, enalteceu a gestão atual da Câmara: "Tenho andado este Estado todo, visto de perto a atuação das Câmaras Municipais, e posso dizer com propriedade que a Câmara de Messias Targino é uma das mais atuantes, mais organizadas e transparentes que já conheci. Parabéns Alexandre, parabéns aos vereadores!", enfatizou Edivan.

A atuação do vereador na Câmara tem se voltado para a harmonia, união e parceria entre os servidores, vereadores e assessores da Casa. "Nossa população quer e espera de todos nós o compromisso de fazer valer essa representação popular. O Poder Legislativo tem feito sua parte de estar próximo dos anseios populares, propondo projetos e ações que possam contribuir com o desenvolvimento e bem estar de todos", falou Alexandre Jales.

Vereador Anderson retorna aos trabalhos legislativos com força e vigor

Licenciado do mandato parlamentar para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Ação Social, Anderson esteve durante três anos afastado da Câmara para poder noutra função prestar seus serviços à comunidade messiense, com esforço e dedicação, principalmente nas questões sociais.
Ao retornar à Câmara Municipal, o vereador tem sempre usado a palavra palavra para defender políticas públicas sociais e comunitárias. Apresentou ainda as indicações para que a Prefeita Shirley encaminhe a realização de inspeção comunitária em alguns comércios locais, afixe placa identificatória nas ruas e logradouros municipais, viabilize a iniciativa de um curso preparatório para vestibular e concursos, aos jovens de Messias Targino.

O vereador Anderson requereu ainda junto a Companhia de Água e Esgotos do RN - CAERN, que faça a expansão da adutora para algumas ruas da cidade que ainda não estão recebendo água encanada. Nos últimos meses, Anderson tem participado também das conferências regional e estadual de Assistência Social, do Rio Grande do Norte.

Pôla Pinto defende agricultores e faz reivindicações

O vereador Pôla Pinto - PT, que também é presidente do SINTRAF messiense, tem voltado sua atuação para a defesa das questões da agricultura popular e solidária, as associações comunitárias e melhoria de vida do homem do campo.

Como resultado dessa luta, o parlamentar apresentou na Câmara um resumo da jornada municipal em prol da agricultura familiar, que inclui assuntos de organização do movimento sindical, apoio às associações rurais, incentivo a comercialização dos produtos da economia popular e solidária, preocupação com a estiagem, manutenção da feira agroecológica no domingo para poder atender aos agricultores que trabalham no sábado em suas comunidades e outras solicitações.
Para contribuir com o desenvolvimento de Messias Targino, através do mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra - PT, Pôla solicitou a aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar e mais uma ambulância para o hospital local. Dentre outros benefícios para o Município, Pôla destacou que buscou e conseguiu um ônibus para o transporte escolar, emendas para o calçamento de ruas, construção do centro do idoso e outras obras.

"Temos nos colocado enquanto mandato e sindicalista à disposição dos agricultores familiares, mas também nossa atuação é em favor da educação, do esporte, da saúde e outras áreas, porque queremos o bem de Messias Targino", disse Pôla Pinto.

Vereador Zito é voz ativa em defesa da educação e do esporte

O vereador Joselito Cardoso dos Santos, "Zito", tem pautado sua atuação no legislativo messiense em defesa da educação e do esporte. Na qualidade de educador, tem participado das discussões em torno do plano da educação e, como também, do projeto que reajusta o piso do profissionais do magistério.

Apresentou duas indicações ao Executivo Municipal: Uma solicitando que seja feita uma faixa de pedestre em frente e nas imediações da escolas municipais, com o objetivo de evitar acidentes e outra indicando a prefeitura que ceda um servidor do quadro efetivo para auxiliar na entrega de correspondências na Agência dos Correios. "Esse tem sido um dos principais problemas alegados pela população hoje. Sem um carteiro na agência, ocorre atraso na entrega de boletos bancários, jornais, revistas e outras comunicações, o que acarreta mais impostos para o consumidor", falou Joselito.
O parlamentar reconheceu a atuação da atual mesa diretora da Câmara em relação a boa condução dos trabalhos legislativos. "Parabéns Alexandre pelo grande trabalho que vem sendo feito a frente desta Casa. A Câmara hoje realmente está mais próxima do povo", pontuou Zito.

No esporte, Zito vem defendendo a reabertura do Ginásio Poliesportivo, destacando a participação de Messias Targino em diversos campeonatos realizados noutras cidades, como por exemplo, Janduís, em que a equipe de Ivanildo chegou à grande final. "Nossa contribuição tem sido muito mais ampla ao esporte messiense, principalmente com a realização de campeonatos de mini campo e futsal, tornando vivo e atuante o nosso esporte", finalizou Zito.

Vereador Juscelino Jales destaca ações em prol do Município

Na condição de líder da bancada da prefeita Shirley na Câmara, o vereador Juscelino Jales -PR, apresentou um resumo das atividades alusivas aos 50 anos de Emancipação Política de Messias Targino, ocasião em que foram anunciados algumas obras a serem iniciadas ou que se encontram em andamento.

Juscelino comemorou a realização da programação do cinquentenário messiense, começando com a sessão solene da Câmara, para homenagear várias autoridades ou pessoas da comunidade que têm seus serviços prestados em Messias Targino; No dia seis de maio (domingo) houve a primeira cavalgada do sertão, que despertou a atenção de muitos curiosos da cidade e região, encerrando na segunda-feira, dia sete, com alvorada e o tradicional bolo festivo em frente a prefeitura.
Para o vereador, a cidade tem motivo de sobra para comemorar 50 anos de sua história, que se confunde com a alegria estampada na face de cada messiense. Nos próximos dias a prefeitura iniciará a obra do estádio municipal, alçada em R$ 700.000,00 (quinhentos mil reais), emenda do Senador e atual Ministro Garibaldi Alves. O vereador anunciou ainda o começo da obra dos sonhos que é o saneamento básico, que contribuirá com a eliminação de doenças contagiosas e outros malefícios causados à saúde da população.

O vereador Juscelino destacou a atuação da atual legislatura, reconhecida como uma das mais atuantes de todos os tempos. "Podemos dizer que essa legislatura realmente mostrou a que veio, apresentando projetos e requerimento em grande quantidade e qualidade", finalizou o parlamentar republicano.

Atuação do Vereador Antenor Medeiros

O vereador Antenor Medeiros - PSDB, usando a tribuna livre da Câmara Municipal tem se mostrado um defensor da educação municipal. Tramita em fase conclusiva nas comissões permanentes da Casa dois projetos relacionados à área: O plano de cargos, carreira e salários dos profissionais do magistério e o projeto que reajusta o piso dos professores, em obediência ao piso nacional, no valor de 22,22%.

Antenor teceu elogios a iniciativa do Poder Executivo em cumprir o piso e plano dos profissionais da educação e disse que mesmo assim é preciso melhorar os índices de educação no Município; Sugeriu à senhora Prefeita Shirley Targino que realize uma seleção para professores de disciplinas específicas, uma vez que os pedagogos estão ocupando essas vagas.
O parlamentar solicitou a presidência da Câmara para que busque informações junto ao Executivo, a fim de que seja encaminhada para apreciação dos vereadores o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, cujo prazo se findou no dia 15/04 e sugeriu a Mesa Diretora que também apresente o Projeto de Resolução que fixa os subsídios dos vereadores, prefeito e vice-prefeito para o próximo mandato, antes da realização das convenções partidárias. Isso evitaria, segundo Antenor, ingerências políticas no assunto.

Uma das mais importantes solicitações do Edil foi o requerimento à COSERN requisitando os valores arrecadados pelo Município de Messias Targino através da Contribuição de Iluminação Pública e, bem como, o repasse feito pela Prefeitura Municipal, nos últimos dois anos, para que os recursos adquiridos com os impostos que são pagos pela população sejam bem acompanhados e revertidos em benefício para a população.

Refletindo sobre as comemorações de emancipação política da cidade, o vereador apresentou algumas curiosidades em relação as administrações passadas: O Município, entre prefeitos eleitos e nomeados, já teve 12 gestões, sendo 9 prefeitos e 3 prefeitas; Com exceção de Inácio Gabriel, todos os demais gestores messienses foram das famílias Jales e Targino.