sábado, 24 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA

Para comemorar o ano de trabalho e muita produtividade, a Câmara Municipal reuniu vereadores, servidores, assessores e convidados para sua confraternização de fim de ano, a fim de lembrar a chegada do nascimento do Menino Jesus e também torcer para que o  Município de Messias Targino tenha um ano novo de muitas conquistas.
Se fizeram presentes os vereadores Alexandre Jales (presidente), Juscelino Jales (vice-presidente), Antenor Medeiros, Pôla Pinto e Haroldo Dantas, com suas respectivas esposas. Os vereadores Ilson Medeiros e Joselito dos Santos enviaram representantes.
A prefeita Shirley Targino e irmãos também prestigiaram o evento. Participaram ainda, secretários municipais, Jussara Cristina, que é tesoureira da Câmara, Henrique (assistente legislativo), Gabriela Jales (diretora de Secretaria) e convidados.
O momento foi considerado muito prazeroso, serviu de interação e muita animação. A festa começou às 16 horas do dia 23 de dezembro e se estendeu até às 2h do dia seguinte, com muita comida, bebida e música ao vivo, para todos os gostos.
O presidente Alexandre Jales comemorou o sucesso do evento: “Nos sentimos honrados em ter aqui todos os colegas vereadores, a prefeita Shirley e todos os nossos amigos. Estamos fechando o ano de 2011 com chave de ouro”, disse Alexandre. Para ver outras fotos do evento, clique AQUI 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MESSIAS TARGINO REALIZA I CONFERÊNCIA DE CULTURA

O Município de Messias Targino promoveu na manhã de hoje na Câmara de Vereadores a I Conferência Municipal de Cultura da cidade. Participaram do evento artistas, jovens, professores, servidores municipais, Secretária de Cultura Wagna Fernandes, Secretária de Educação Regivânia Almeida, vereadores Alexandre Jales (Presidente da Câmara) e Pôla Pinto.
Compuseram a mesa de honra da Conferência, a secretária Wagna Almeida, o Presidente da Câmara Alexandre Jales, o vereador Pôla Pinto, o artista Lindemberg Bezerra e a jovem Franciely Linhares, representando todos os grupos culturais do Município.
A conferência teve como facilitador do debate o artista e atual presidente da Fundação Cultural de Janduís, Lindemberg Bezerra, que abordou o tema principal da conferência e frisou sobre a importância do cadastramento de Messias Targino no Sistema Nacional de Cultura – SNC, criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura.
Wagna Almeida falou com alegria de estar sediando a I Conferência de Cultura. “Hoje nós temos a Secretaria de Cultura em Messias Targino. É um orgulho podermos contribuir com esse trabalho. Nossa cidade tem diversas manifestações culturais”. Apontou Wagna.
Pôla Pinto comentou sobre o requerimento que apresentou na Câmara para que fosse feita uma discussão sobre o Plano Nacional de Cultura. “Como vereador e presidente do SINTRAF, estamos fazendo nossa parte para que Messias Targino se torne, assim como Janduís, uma referência para cultura do País”, disse Pôla.
O presidente da Câmara, vereador Alexandre Jales, deu as boas vindas aos artistas, jovens e grupos culturais e disse da satisfação de participar de tão importante evento. “Na condição de vereador e representante da Câmara, quero parabenizar a secretaria de cultura por esse rico acontecimento. Nossa cidade tem um povo sábio, inteligente, de muitos talentos culturais”.
Em seguida, abrilhantaram a Conferência a Companhia Arte e Ação de Messias Targino, que apresentou o cordel nordestino, de autoria de Lane Burnet e adaptação de Wendel Kayky e Dayz Muniz, por meio do qual são evidenciadas as riquezas do Estado e da Região Nordestina.
Finalizando, o grupo “Pato Mojado” da Argentina fez um show à parte. Com muito humor e criatividade deram um brilho à festa cultural de Messias Targino, encantando a todos os presentes. Belíssima conferência!

ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara Municipal de Vereadores de Messias Targino realizou sexta-feira (16/12) sua última sessão do segundo período ordinário de 2011, em que estiveram presentes os vereadores Alexandre Jales (presidente), Francimar Ezequiel (2º secretário), Ilson Medeiros, Joselito dos Santos e Antenor Medeiros.
Verificado quorum para início da sessão, o presidente solicitou que fosse feita a leitura da ata da sessão anterior e das correspondências recebidas: Projeto de Lei de autoria do vereador Pôla Pinto concedendo à senhora Margarida Aquino o título de cidadã messiense e um requerimento solicitando a senhora prefeita que seja instalada internet nas praças da cidade.
Usando a tribuna, o vereador Zito disse que ao terminar mais um período legislativo é possível perceber que foi um ano muito produtivo. Parabenizou o presidente da Câmara Alexandre Jales pelo trabalho que vem realizando à frente da Casa Legislativa. "Quero dizer vereador Alexandre que esta Casa está muito bem administrada. Parabéns! Por último, quero desejar a a todos um feliz natal e um ano novo cheio de saúde e felicidades", falou Zito.
O vereador Antenor Medeiros criticou a falta de ornamentação natalina que foi feita no ano passado, mas infelizmente, não houve este ano. "Em Messias Targino se criou essa prática de não dar continuidade as ações". Antenor cobrou da Mesa Diretora que seja complementada a Galeria de Vereadores e expressou aos colegas vereadores um feliz natal e próspero ano novo.
Para o presidente Alexandre Jales, a Câmara está passando por um momento de modernização nunca visto antes. "Estou prestando contas do que foi possível fazer nesses poucos meses de trabalho. Melhoramos a infra-estrutura da Casa, colocamos em funcionamento o blog e site da câmara, assinamos jornais e a revista, a fim de que todos tenham acesso à mídia escrita. O INTERLEGIS vai oferecer aos vereadores e servidores a qualificação para melhor servir ao nosso povo. A câmara tem cumprido com seu papel de atuar em favor da população. Agradeço aos vereadores pela união e o esforço de todos, aos nossos servidores pelo empenho e dedicação", concluiu o presidente felicitando a todos e desejando um ano novo abençoado para todos os messienses.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

POLÍTICOS E FAMILIARES FALAM SOBRE HISTÓRIA DE HEMETÉRIO

A Câmara Municipal encontrava-se lotada por familiares e convidados do senhor Hemetério Fernandes Jales que além de ser homenageado com comenda conferida pelos relevantes serviços prestados à cidade.
Participaram do evento, vereadores, secretário de Obras Tarcísio Jales, ex-vereadores, ex-prefeitos, suplentes de vereadores e outras autoridades. 
O vereador Antenor Laurentino Medeiros fez uso da palavra e na ocasião representou seu colega de bancada e propositor da sessão solene, vereador Pompeu Jales. “Esta Casa faz uma das mais justas homenagens até hoje. Não tenho medo de dizer que essa é a mais justa, porque seu Hemetério fez por merecer”, disse Antenor.
Póla Pinto fez uma saudação ao homenageado, que ao mesmo tempo é seu padrinho, e relembrou os tempos de adolescente quando ia pegar leite na fazenda de seu Hemetério. “É um homem que fez, faz e fará muito mais por nossa cidade. Seu Hemetério é uma pessoa querida da família e da comunidade. Ajudou na educação minha e de minha mãe, somos muito gratos por tudo”, disse Pôla.
Joselito dos Santos, “Zito”, falou que a Câmara Municipal está apenas cumprindo com o que a população já faz. Segundo ele, as pessoas de Messias Targino reconhecem a contribuição que seu Hemetério e família deram a cidade.
O genro de Hemetério Jales, seu Sebastião, fez uma homenagem em nome de Jaqueline, sua esposa e filha do homenageado, através de uma poesia matuta que arrancou aplausos da assembléia, cujo foco principal era mostrar como se deve servir a todos, independente de qualquer situação.
Hemetério Jales fez um pronunciamento bastante emocionado e com palavras simples demonstrou conhecer bem a política e as pessoas: “Estou muito feliz e agradecido a todos os que vieram prestar-me essa homenagem. Daqui e de mais distante, as pessoas dizem que fiz por merecer. E esta Câmara, que é formada pelos representantes do povo, são quem sabe julgar, está me homenageando. A gente não deve dizer nada que faz, as pessoas sabem quando você merece”. Falou com experiência, Hemetério Jales.
Dr. César Jales, ex-prefeito de Messias Targino, agradeceu em nome da família ao vereador Pompeu Jales e a todos os vereadores que aprovaram o requerimento. “Hemetério é um homem conhecido por todos, gente de bem, que muito fez por este torrão. Muito obrigado a todos”. Asseverou Dr. César Jales.
Félix Neto, advogado, casado com uma filha de seu Hemetério, se emocionou ao retratar a história de vida de seu Hemetério. “Hemetério, você tem a cara das pessoas desta cidade. Há dez anos não tenho pai. Desde então tomo seus conselhos e não há algo melhor. O senhor é o meu norte, aliás o norte da família. O senhor é a maior liderança que essa família tem. Nunca abandone o povo que o povo nunca o abandonará” Disse emocionado.
O vereador propositor da sessão solene, Pompeu Jales Diniz, mesmo sem ter feito uso da palavra, entregou a comenda ao homenageado, senhor Hemetério Fernandes Jales, pela contribuição dada ao desenvolvimento de Messias Targino.
O vereador presidente da Câmara, Alexandre Jales Dantas, encerrou a sessão falando da importância de sob a sua presidência, estar homenageando pessoas que tanto fizeram por Messias Targino. 

“Como presidente desta Casa e sobrinho do homenageado, sinto-me honrado. Esse é apenas um gesto de agradecimento. Nada é mais importante do que a gratidão, já dizia Cícero. Estamos reconhecendo o que Hemetério e tantos outros messienses fizeram por nossa cidade, com base nos princípios da boa educação, saúde, infra-estrutura, entre outras áreas.”, enfatizou Alexandre Jales.

CÂMARA MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM AO SENHOR HEMETÉRIO JALES

Dando continuidade a prática de homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Messias Targino, a Câmara Municipal de Vereadores, sob a presidência do vereador Alexandre Jales Dantas, realizou no último dia 10 de dezembro, por proposição do vereador Pompeu Jales Diniz, uma sessão em homenagem ao senhor Hemtério Fernandes Jales.
Por coincidência, seu Hemetério Jales, estava completando também 80 anos de idade, dos quais, mais de 50 anos dedicados ao povo desta cidade. Hemetério deu sua contribuição à cidade na condição de agropecuarista, comerciante e agente político. Foi vereador quando Messias Targino ainda pertencia ao Município de Patu. Foi candidato a prefeito e perdeu as eleições por apenas 6 votos.
Mesmo assim, Hemetério Jales não deixou de servir às pessoas e participou de campanhas políticas seguintes, apoiando a eleição dos ex-prefeitos Edmilson Jales, César Jales e Hélio Jales. Sua família teve 40 anos de hegemonia política.
Seu filho, Eleonaldo Jales foi o responsável por transmitir aos presentes um breve relato de vida do homenageado, desde os dados biográficos de cunho familiar, até a paixão de seu Hemetério Jales pela política e pelo serviço às pessoas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEFINIR EMENDA DE INICIATIVA POPULAR

Seguindo orientação da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO, do Congresso Nacional, a Prefeitura de Messias Targino e a Câmara Municipal de Vereadores realizaram na tarde de ontem (07/12), no Centro de Cultura e Eventos, a Audiência Pública para definir em que serão aplicados os R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), constante da “Emenda de Iniciativa Popular” ao Orçamento da União em 2012.
Participaram do evento, a Prefeita Shirley Targino, Vice-Prefeito Cleiston Rubens, vereadores Alexandre Jales (Presidente da Câmara), Juscelino Jales (Vice-Presidente), Antenor Medeiros, Pôla Pinto e Anderson Medeiros (licenciado). Estiveram presentes ainda representantes de entidades da sociedade civil organizada, secretários, coordenadores da administração municipal e inúmeros cidadãos messienses.
Foi realizada uma explanação sobre os investimentos que o Município terá nos próximos meses e a importância das seis propostas em que a emenda de iniciativa popular pode ser investida.

Ao final foi eleita a Ação que diz respeito a Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde (Ampliação do Centro de Saúde, Aquisição de uma ambulância e compras de equipamentos hospitalar).