quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vereador cobra informações sobre programa do leite de Messias Targino.


Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino realizada na última sexta-feira dia 22, foi aprovado por unanimidade, Requerimento de autoria do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), onde solicitou da Comissão Municipal do Programa do Leite do Governo do Estado do RN, em Messias Targino informações trimestrais, no sentido de esclarecer ao Poder Legislativo, tudo o que diz respeito ao Programa do Leite do Governo na cidade de Messias Targino RN, como Cadastro dos beneficiários do programa, Cadastro de reserva; Números de litros distribuídos; Local de distribuição; Pessoas que compõem a comissão municipal e Empresa distribuidora.


Vereador Juselino


O vereador justificou que o Programa do leite do governo é um dos maiores benefícios do governo à população carente do estado e o município é contemplado com esse beneficio, entretanto os vereadores não têm conhecimento de como funciona o Programa.


“Pois esses dados são bastante importante para que nós enquanto pessoas detentoras de mandatos eletivos pelo povo possamos ter posse dessas informações e buscar melhoria para desenvolver ações no sentido de ampliar a abrangência e o volume do programa para atender assim as demandas que existem no município de Messias Targino, alem de cumprirmos o papel de fiscalizadores colaborando assim com a comissão municipal para que juntos possamos garantir que toda a população carente do município seja atendida dentro dos critérios”, justificou o edil .

segunda-feira, 18 de outubro de 2010



Vereador presta homenagem a Professores
O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), usou a tribuna da Câmara de vereadores durante a sessão ordinária da última sexta-feira (15), onde prestou um homenagem a todos os Professores da rede pública e particular do município de Messias Targino pela passagem do dia do Professor, comemorado na última sexta-feira.
Vereador Antenor Medeiros
Na oportunidade o vereador destacou o papel do professor e a importância que tem a educação na transformação da sociedade. “Essa categoria precisa ser mais valorizada pelos nossos governantes”, destacou o edil.
Por último o vereador lembrou que desde seu primeiro mandato que tem discutido a melhoria da educação no âmbito do Poder Legislativo.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010


116 alunos receberão certificado de Curso de Informática realizado pela Câmara.



Um total de 116 alunos que concluíram o curso de introdução á informática, promovido pela Câmara de Vereadores de Messias Targino em parceria com Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte FECAM/RN, receberão os certificados do curso. A informação foi passada pelo presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto (PT).


Vereador Pôla Pinto


Segundo ele na primeira etapa do curso foram realizados em dois momentos, com uma carga horária de 40h. Na primeira fase 80 alunos fizeram o curso e na segunda 36, totalizando 116 alunos. “Essa iniciativa tem sido bem aceita pela comunidade”, destacou Pôla Pinto.


Pôla Pinto destacou ainda que muitos deste alunos mesmo tendo concluído o curso, estão participando do Projeto Sexta Digital, onde o participante pode acessar uma hora de internet grátis. Ainda este mês de outubro será realizada a solenidade para a entrega dos certificados, que vai contar com a participação dos alunos.



Mais de 60 pessoas já se inscreveram para nova etapa de curso.


Mais de 60 pessoas já se inscreveram para nova etapa do curso de introdução á informática, que será promovido pela Câmara de Vereadores de Messias Targino em parceria com Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte FECAM/RN.
Segundo o presidente da Câmara de vereadores, vereador Pôla Pinto até o final de outubro as inscrições estarão sendo feitas na sede do legislativo, em horário de expediente. “O nosso objetivo é ampliar as ações de inclusão digital que está sendo oferecido pelo Poder Legislativo”, destacou o presidente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010


Projeto destina recursos para Fundo da Criança e Adolescente

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino, na última sexta-feira (8), começou a ser discutido pelos vereadores, o Projeto de Lei nº 293, que destina recursos para o Fundo da Criança e do Adolescente (FONDICA). Os recursos serão remanejados da Secretaria Municipal de Ação Social.

Segundo informou Pôla Pinto, presidente da Câmara de vereadores, o projeto vai tramitar na Comissão de Constituição Justiça e Redação Final e na Comissão de Finanças e Orçamento que é presidida pelo vereador Juscelino Herculano Jales (PR).

Câmara começa discutir Orçamento para 2011.



Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino, na última sexta-feira (8), os vereadores começaram a discutir o Projeto de Lei nº 292/2010, de autoria do Poder Executivo, a proposta Orçamentária para 2011. O projeto que estima a receita e fixa a despesa do município de Messias Targino para o exercício de 2011, prever uma receita de quinze milhões e noventa e três mil e sessenta reais.

Segundo informou Pôla Pinto, presidente da Câmara de vereadores, o projeto começou a tramitar na Comissão de Finanças e Orçamento que é presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB), que tanto pode relatar o projeto como indicar um relator.

Câmara aprova projeto que beneficia Banda de música

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino, na última sexta-feira (8), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 291/2010, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com a Associação Comunitária dos Agricultores Familiares de Messias Targino, para garantir o funcionamento da Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária de Messias Targino.

Pelo projeto aprovado, a prefeitura vai custear a contratação de um maestro, para lecionar aulas junto aos alunos. Outra obrigação é quanto ao concerto dos instrumentos que ficará sob a responsabilidade da Prefeitura. O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), destacou a importância da Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária, que tem um grande papel social junto aos jovens da comunidade.

A Banda de Música Filarmônica, em poucos dias realizou duas apresentações, sendo a primeira na abertura do 1º Fórum Comunitário do UNICEF de Messias Targino, realizado em 30 de setembro e na última sexta-feira (8), na Escola Municipal Professor Júlio Benedito.


Vereador destaca desempenho de candidatos na eleição



O vereador Juscelino Herculano Jales (PR) fez um balanço durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino, na última sexta-feira (8), sobre o resultado da eleição em Messias Targino. O edil destacou o desempenho de candidatos que foram apoiados pelo sistema político da prefeita Shirley Targino, bem como a participação da prefeita em toda a campanha.

Vereador Juscelino

O Vereador disse que a prefeita Shirley Ferreira Targino e o seu grupo político saíram ainda mais fortalecidos após o resultado das eleições. ”A votação obtida por Rosalba Ciarlini (DEM) para governadora, Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) para o Senado Federal, João Maia (PR) para deputado federal e Walter Alves (PMDB) para deputado estadual mostrou a liderança da prefeita”, destacou Juscelino.


O vereador destacou que o eleitor de Messias Targino, tem decidido votar em que trabalha pelo município. O fraco desempenho eleitoral dos candidatos apoiados pelo sistema oposicionista liderados pelos ex-prefeitos Cesar Teixeira Jales e Élio Jales de Almeida, também foi registrado na tribuna pelo vereador Juscelino Herculano Jales (PR).

Vereador apresentou indicações


Ainda no mês de setembro o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), apresentou duas indicações que foram enviadas ao Poder Executivo. Na primeira indicação o vereador indicou a Prefeita Municipal, que seja providenciado por meio do setor competente, a demarcação das distâncias percorridas a cada 50 m, nos pisos das três principais praças da cidade, que são elas: Praça João Jales Dantas, Praça Antonio Ozório de Andrade e Praça Francisco Ezequiel da Silva (Titi Maçonila), onde a população desenvolve suas atividades físicas, por meio de caminhada.
Já na outra indicação o edil, também indicou a chefe do Poder Executivo que seja providenciado a realização de um curso de primeiros socorros, a ser destinado aos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino e aos Monitores de Creches, como também disponibilizar a estes estabelecimentos de ensino, material indicado por profissionais da saúde, para uso nos atendimentos.

Segundo o vereador a referida indicação se justifica, pela importância que representa ao alunado do município, a mínima preparação dos docentes, onde possam prestar os primeiros socorros ás crianças matriculadas nestes estabelecimentos de ensino, pois sabemos que é comum as crianças se machucarem em suas atividades recreativas, e entendemos que esses profissionais prestarão esses serviço com a maior boa vontade, pois suas habilidades poderão ser usadas também no seu dia a dia fora do ambiente de trabalho.