domingo, 18 de abril de 2010

Sessão que vai homenagear Historiador Edimar Teixeira Diniz acontecerá dia 22 de Maio.

O Presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto (PT), informou durante a última Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (16), que a Sessão Solene requirida pelos vereadores, Antenor Laurentino de Mdeiros Neto (PSDB) e Juscelino Herculano Jales (PR), para homenagear o primeiro Vice-prefeito eleito do nosso município e historiador EDIMAR TEIXEIRA DINIZ, será realizada dia 22 de Maio.
Historiador EDIMAR TEIXEIRA DINIZ
O presidente informou que os preparativos da Sessão já foram discutidos com os dois vereadores e em breve estará sendo emitidos os convites e será feito todo trabalho de divulgação junto à comunidade.
“Durante a Sessão será feito uma entregue de uma comenda ao homenageado em agradecimento pelos seus relevantes serviços prestados ao município de Messias Targino e ao seu povo”, informou Pôla Pinto.
Vereadores discutem sobre mundança de Comarca de Messias Targino para Janduís
A possibilidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) de transferir o Termo Judiciário da cidade de Messias Targino de Patu para o município de Janduís, foi debatida durante a Sessão Ordinária da última sexta-feira (16), pelos vereadores.
Vereador Antenor Laurentino de Medeiros
O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB) provocou o debate informando da possibilidade de um antiprojeto de lei seria enviado pelo TJ-RN à Assembléia Legislativa fazendo a mudança. Segundo ainda o edil a mudança foi discutida após passagem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo Rio Grande do Norte, onde foi constatado que a Comarca de Janduís não atenderia aos critérios legais de funcionamento devido o baixo número de processos em andamento. ”Essa decisão deverá gerar prejuizos para a população de Messias Targino”, disse o vereador.
Vereador Juselino Herculano Jales
Já o vereador Juselino Herculano Jales (PR), concordou com a preocupação apontada pelo vereador Antenor Medeiros, mas segundo o edil a mudança não traria aumento de deslocamento, pois a distância entre Messias Targino e Janduís é praticamente a mesma, mas poderia gerar dificuldades já que em Janduis não dispõe de serviços que são necessários para a consolidação dos processos judiciais.
Vereador Pôla Pinto
O presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto (PT) sugeriu que os vereadores apresentassem um Requerimento sugerindo a realização de uma Audiência Pública para discutir o assunto e que fosse feito a indicação de advogados de Messias Targino que atuam na Comarca e autoridades para participarem da audiência. A previsão que na próxima Sessão o Requerimento seja apresentado e discutido pelos vereadores, para depois definir a data da audiência.



Projeto de crédito especial é aprovado

Durante a Sessão Ordinária da última sexta-feira (16), da Câmara de vereadores de Messias Targino, foi aprovado por unanimidade o Projeto Lei, de autoria do Poder Executivo, que tratava de uma abertura de Crédito Especial no valor de R$ 132.000,00 (cento e trinta e dois mil reais), destinado aos serviços de Ampliação de Centro Público de Convivência do Idoso.
O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade que é presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB).
Comissão é presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas.
A liberação do Crédito Especial vai garantir a utilização do recurso de uma Emenda Orçamentária de autoria da deputada Federal Fátima Bezerra (PT), em favor do município de Messias Targino, que visa os serviços de Ampliação de Centro Público de Convivência do idoso.

Já o Projeto Lei nº 091/2010, de autoria do vereador Francimar Ezequiel da Silva (PR), que denomina de Praça Francisco Ezequiel da Silva, a praça localizada no Conjunto Habitacional Osnildo de Freitas Targino, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, aguardando agora o pronunciamento da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico e Social para ser deliberado pelo plenário.



Câmara prepara sessão solene para entrega de Comendas.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, Pôla Pinto (PT), informou que aconcerá dia 07 de maio, a Sessão Solene em comemoração aos 48 Anos de Emancipação Politica de Messias Targino.
Na última sexta-feira (16), foram aprovados quatro Projetos de Decretos Legislativo, visando homenagear pessoas e entidades com a comenda “Pelopidas Francisco Pinto”, que será entregue na Sessão Solene.
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 008/2010, DE AUTORIA DO VEREADOR POLA PINTO.
Vreador Pôla Pinto (PT)
ENTIDADES E PESSOAS QUE SERÃO HOMENAGEADAS:


- JOSÉ PEREIRA DE ANDADRE;

-PROGRAMA MOVA-Brasil - ESTADO DO RIO GRANDE NORTE;

-PROGRAMA DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE

-FÓRUM DA AGRICULTURA FAMILAR DE MESSIAS TARGINO.

-POSTO DE ATENDIMENTO AVANÇADO DO BRADESCO DE MESSIAS TARGINO.




JUSTIFICATIVA DO PROJETO


O Agricultor familiar, JOSE PEREIRA DE ANDADRE, tem sido uma referência no município de Messias Targino, bem como em todo o Estado do Rio Grande do Norte como praticante da produção orgânica na Agricultura Familiar . Esse seu trabalho tem sido importante para divulgar o nosso município, bem como para abrir as portas para a chegada de várias políticas públicas.


É oportuno destacar que a produção orgânica de JOSÉ PEREIRA DE ANDRE, já recebeu três vistas internacionais, além de ter sido destaque um uma revista da Visão Mundial que circula em mais de cem países, sem falar nas inúmeras reportagens e documentários que foram feitas abordando a sua prática.


Quanto ao PROGRAMA MOVA-Brasil, o mesmo foi implantado no Município de Messias Targino desde o ano de 2005. Este trabalho de alfabetização tem sido importante na redução do analfabetismo, pois já passam de 400 cidadãos e cidadãs alfabetizados(as) por este Projeto, além de contribuir para a re-inserção destes indivíduos na sociedade, visto que os participantes adquirem uma visão de mundo diferenciada, como cidadãos críticos e participativos.


O PROGRAMA DESENVOLVIMENTO SOLIDARIO do Governo do Estado, através da SETHAS e em parceria com o Banco Mundial tem sido, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes programas que tem atuado em nosso município. Quando não existia o Programa Luz Para Todos, foi através do PDS que fez com que várias comunidades rurais recebecem a eletrificação rural, que era um sonho antigo das comunidades rurais.


As ações do PDS não pararam. Foram vários projetos importante que além de fortalecer as organizações dos Agricultores Familiares, tem servido para garantir a permanência do homem no Campo.


O FÓRUM DA AGRICULTURA FAMILAR DE MESSIAS TARGINO é um espaço de articulação das associações rurais e tem sido importante no processo de organização, como também para que políticas publicas, com por exemplo, o P1mc - Programa 1 milhão de Cisterna e o Programa Uma Terra e Duas Águas fossem implantados em Messias Targino , além de outras ações como o processo de capacitação permanente dos agricultores familiares.



O POSTO DE ATENDIMENTO AVANÇADO DO BRADESCO DE MESSIAS TARGINO foi um luta de todos os segmentos da sociedade messiense. Sua instalação tem servido para facilitar a vida do comércio local , sem falar do inúmeros investimentos que estão feitos para o fortalecimento e desenvolvimento nos setores publico e privado, principalmente no comércio. O Bradesco não tem medido esforços para realizar parcerias que visem o crescimento do nosso município, mesmo estando com menos de um ano de sua instalação.

Portanto, entendemos ser mais do que justo e merecido o reconhecimento que a Câmara Municipal de Messias Targino, faz às entidades e pessoas supra relacionadas.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 009/2010, DE AUTORIA DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES.

SERÃO HOMENAGEADOS PROPRIETÁRIOS DE CREDIÁRIOS




1- FRANCISCO BORGES DE ANDRADE

2- VALDECI TEIXEIRA

3- JOSÉ TRINDADE DE ALMEIDA

4- JOAQUIM JÁCOME DE BRITO

5- RAIMUNDO JÁCOME DE BRITO

6- SEBASTIÃO JÁCOME DE BRITO FILHO

7- GEAN CARLOS DANTAS SARAIVA

8- FRANCISCO TEIXEIRA DE OLIVEIRA

9- MIRIALDO DE ALMEIDA

10- DAMIÃO GALDINO DA SILVA

11- CARLUCIO DO CARMO

12- INÁCIO BORGES DE ANDRADE

13- EDINALDO GONÇALVEIS DANTAS

14- HÉLIO GONÇALVEIS MORAIS

15- JOÃO DE DEUS JÁCOME

16- FRANCINALDO EZEQUIEL DA SILVA

17- COSME EZEQUIEL DA SILVA

18- ANTÔNIO DANTAS FILHO

19- LACERDA MOURA DE SOUZA

20- GERISVAM DA SILVA

21- CLEISTON RUBENS TEIXEIRA DE AZEVEDO

22- AUMERI DANTAS JUNIOR

23- CRISTALINO ZUZA BATISTA

24- ALDECIR DA SILVA

25- JOSIMÁRIO GUILHERME DANTAS

26- FRANCISCO LUCENA SOBRINHO



JUSTIFICATIVA DO PROJETO


Como é do conhecimento dos colegas vereadores, o município de Messias Targino é hoje uma referência no Estado do Rio Grande do Norte, pela ação empreendedora do ramo de crediários, que vem se consolidando a cada dia, pelo esforço pessoal de cada um proprietário.

É oportuno afirmar que esse sucesso no setor crediarista tem servido para divulgar e muito a cidade de Messias Targino não só na região, mas em todo estado.

Embora não exista dados oficiais, mas estima-se que mais de 200 pessoas estejam hoje atuando de forma direta e indiretamente no ramo. Essa situação tem sido importante para nossa cidade, pois tem gerado emprego e renda permanente.

Portanto, entendemos ser mais do que justo e merecido o reconhecimento que a Câmara Municipal de Messias Targino, faz a essas pessoas supra relacionadas.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 010/2010, DE AUTORIA DO VEREADOR ANTENOR LAURENTINO DE MEDEIROS NETO.
Vereador Antenor Medeiros
PESSOAS QUE SERÃO HOMENAGEADAS

RAIMUNDO NONATO DE ALMEIDA
GABRIELA FERNANDES JALES

JUSTIFICATIVA DO PROJETO


O Porfessor Raimundo Nonato de Almeida e a Funcionária pública Gabriela Fernandes Jales, são destaque neste município na divulgação de nossa cultura e do nosso civismo, pela composição e interpretação do Hino do Município de Messias Targino, respectivamente.
Neste momento em que a Câmara Municipal concedendo medalha de Honra ao Mérito Pelopidas Francisco Pinto, a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município, é de merecida justiça o reconhecimento desta casa, com estas pessoas, como forma de agradecer a sua colaboração com a nossa cultura.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 011/2010. DE AUTORIA DO VEREADOR JUSCELINO HERCULANO JALES
Vereador Juscelino Herculano

ENTIDADES E PESSOAS QUE SERÃO HOMENAGEADAS:

Aderban Medeiros da Silva;
Edmilson Jales Dantas;
Dep. Walter Alves;
Paulo Rodrigues Dantas
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de M. Targino;


JUSTIFICATIVA DO PROJETO




* ADERBAN MEDEIROS DA SILVA, extencionista rural da Emater em nossa cidade, que nestes pouco mais de 2 anos de serviços prestados ao estado do RN e particularmente ao município de Messias Targino, tem colaborado muito com o desenvolvimento da nossa cidade, principalmente no que diz respeito ao homem do campo e a agricultura familiar.


* EDMILSON JALES DANTAS, funcionário aposentado da Cosern, homem sempre dedicado juntamente com a sua esposa, às causas educacionais, sociais e religiosas. Participou da fundação da Casa do Estudante de Mossoró, sendo seu Presidente no período entre 1966 e 1967, onde em sua gestão foi construído o prédio atual e próprio da casa, que antes não possuía sede própria. Filho desta terra, com relevantes serviços prestados as crianças carentes, quando aqui criou o Natal das Crianças Carentes de Messias Targino, como forma de proporcionar alegria e esperança aquelas pessoas que necessitam de ajuda.


*DEP. WALTER ALVES, jovem deputado que mesmo em seu primeiro mandato, não tem medido esforços, no sentido de ajudar a cidade de Messias Targino a crescer e se desenvolver, mostrando que para se honrar um mandato, é necessário se ter força de vontade e compromisso com o bem estar das pessoas. Walter Alves nesse seu primeiro mandato mostrou que os ditos populares podem ser usados de outras formas como por exemplo: “FEZ POR MERECER” pode ser lido “MERECE POR FAZER”.


* PAULO RODRIGUES DANTAS, podemos dizer que este dispensa comentários, pois toda a população de Messias Targino conhece e respeita, este que tem suas raízes fincadas nesta terra e uma vida dedicada a ajudar as pessoas indistintamente. Paulo Emídio como é mais conhecido, já foi vereador e hoje é secretário de agricultura do município, mas independente da função à que a ele seja atribuída, este abraça com afinco, competência e responsabilidade, buscando o melhor para seus conterrâneos.


* SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE M. TARGINO, entidade que no curso da sua existência, tem colaborado de forma substancial, com o desenvolvimento das atividades rurais deste município e consequentemente com o bem estar daqueles que tem a agricultura como principal meio de vida.






quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dois Projetos estão tramitando na Câmara de vereadores


Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (9), da Câmara de vereadores de Messias Targino, foi apresentado e discutido dois projetos que foram enviados para as Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, Orçamento, Finanças e Contabilidade e Saúde Educação, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico e Social.

O primeiro Projeto é de autoria do Poder Executivo, que trata de uma abertura de Crédito Especial no valor de R$ de R$ 132.000,00 (cento e trinta e dois mil reais), destinado aos serviços de Ampliação de Centro Público de Convivência do Idoso.

A liberação do Credito Especial vai garantir a utilização do recurso de uma Emenda Orçamentária de autoria da deputada Federal Fátima Bezerra (PT), em favor do município de Messias Targino, que visa os serviços de Ampliação de Centro Público de Convivência do idoso.

Vereador Francimar Ezequiel

Já o outro Projeto Lei nº 091/2010, é de autoria do vereador Francimar Ezequiel da Silva (PR), que denominado de Praça Francisco Ezequiel da Silva, a praça localizada no Conjunto Habitacional Osnildo de Freitas Targino.

O vereador justificou que a praça que está localizada no conjunto Osnildo de Freitas Targino mais conhecido como conjunto das Rosas, e foi construída numa área onde se instala o seio da família Biato e a maioria dos moradores residente na Rua Zacarias Gomes, que tem as imediações para a praça. "O saudoso Francisco Ezequiel da Silva membro dessa família, homem de vida pública marcando a história do município, pois esteve no Poder Legislativo por duas vezes e no Poder Executivo uma vez como vice-prefeito, cargos que honrou com muito mérito e dignidade” justiifcou oedil.


O vereador lembrou ainda que o homenageado deixou nas reminiscências de sua vida exemplos de representante do povo, é merecedor de nossa homenagem. “Por que não a praça do conjunto Osnildo de Freitas Targino receber o nome de Praça Francisco Ezequiel da Silva. Essa seria uma forma justa de lembrarmos desse cidadão”, completou o vereador.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Curso de informática do Telecentro foi iniciado nesta segunda-feira.

Foi iniciado nesta segunda-feira (5), a primeira etapa do curso de informática do Telecentro da Câmara Municipal de Messias Targino, onde foram formadas 5 turmas cada uma com 10 alunos que serão capacitados durante 30 dias, no periodo de 05 de abril a 17 de maio, quando será concluida a primeira etapa com 50 candidatos.
Pela manhã duas turmas funcionaram e no turno da tarde mais duas tiveram continuidade. As turmas da manhã e da tarde vão funcionar, nos dias de segunda, terça e quarta-feira. A turma que vai funcionar no turno da noite as aulas serão iniciadas quarta e quinta-feira, a partir das 19:00 horas.
Curso de informática do Telecentro da Câmara foi iniciado nesta segunda-feira.

O coordenador do curso Kennedy Dantas avaliou como muito positivo o primeiro dia de aula, onde os alunos mostraram bastante interesse pelo curso. ”Neste primeiro dia de aula mostramos a importância da informática na atual realidade, além de noções básicas de como funciona um computador”, informou o coordenador.

Como foram formadas 19 turmas para o curso, mais três etapas vão acontecer. A previsão é que até o dia 11 de outubro deste ano, todos os candidatos que foram inscritos tenham concluido o curso. Ao todo foram inscritos 190 candidatos, nesta etapa sendo 180 da zona urbana e 10 da zona rural.

Projeto é aprovado durante Sessão Extraordinária


A Câmara municipal de vereadores de Messias Targino, esteve reunida em Sessão Extraordinária na quarta-feira (31), onde durante a Sessão foi discutido e aprovado, o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, autorizando o município a fazer parte de um consórcio para implantação do serviço do SAMU.

O vereador Juscelino Herculano Jales (PR) destacou a importância da implantação do consórcio do qual o município de Messias Targino vai participar. O edil disse que conhece o serviço prestado pelo SAMU, em Mossoró, onde tem salvado várias vidas.
Participaram da sessão extraordinária os vereadores, Alexandre Jales Dantas, Antenor Laurentino de Medeiros Neto, Ilson Ferreira de Medeiros, Pôla Pinto, Juscelino Herculano Jales, Jose Aroldo Dantas, Joselito dos Santos Cardoso, Francimar Ezequiel da Silva e Pompeu Jales Diniz.