domingo, 28 de março de 2010

Curso de informática do Telecentro será iniciado dia 5 de abril.

Será iniciado no dia 5 de Abril a primeira etapa do curso de informática do Telecentro da Câmara Municipal de Messias Targino, onde foram formadas 5 turmas cada uma com 10 alunos que serão capacitados durante 30 dias, no periodo de 05 de abril a 17 de maio, quando será concluida a primeira etapa com 50 candidatos.
Duas turmas vão funcionar pela manhã, nos dias de segunda, terça, e quarta-feira. Já na parte da tarde vão funcionar mais duas turmas nos mesmos dias. Outra turma vai funcionar na parte da noite na quarta e quinta-feira, a partir das 19:00 horas.
Curso será iniciado dia 5 de Abril na Câmara de vereadores

Os 50 candidatos que foram selecionados para a primeira etapa do curso serão comunicados ainda esta semana sobre o início e horário em que vão participar. Na quarta-feira dia 1º de abril estará acontecendo uma reunião com os candidatos que foram selecionados.


Como foram formadas 19 turmas para o curso, mais três etapas vão acontecer. A previsão é que até o dia 11 de outubro deste ano, todos os candidatos que foram inscritos tenham concluido o curso. Ao todo foram inscritos 190 candidatos, nesta etapa sendo 180 da noza urbana e 10 da zona rural. "Pela quantidade de pessoas que foram atendidas nesta etapa mostra o interesse da comunidade e que a mobilização feita teve resultado”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto.
Requerimento surgerindo realização de Sessão Solene para homenagear vereadores constituintes é aprovado.

Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (26), da Câmara de vereadores de Messias Targino, foi aprovado por unanimidade Requerimento de autoria do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), para que seja realizada uma Sessão Solene, para homenagear os 20 anos da Promulgação da Lei Orgânica de Messias Targino e que durante a sessão seja entregue uma comenda para os vereadores Constituintes, inclusive im memoria para os já falecidos.
Na sessão do dia 19, o vereador Antenor Medeiros fez um pronunciamento registrando os 20 anos de promulgação da Lei Orgânica de Messias Targino que ocorrerá dia 31 de Março.
Na oportunidade, o vereador Juscelino Herculano Jales (PR) apoiou a inciativa do vereador e disse que ficou muito emocionado pelo reconhecimento feito pelo vereador Antenor Medeiros quanto à importância que teve o ex-vereador João Jales Dantas como Contistuinte. Já o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pôla Pinto, destacou a inciativa do vereador em homenagear os vereadores Constituintes. ”É uma justa homenagem e que não vamos medir esforços para realizar esta Sessão Solene”, enfatizou o presidente.
No seu Requerimento, o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto justificou que coube a Legislatura eleita em 15 de novembro de 1988 a elaborar a Lei Orgânica.

Vereador registra atuação do jogador Messiense na equipe do Potiguar.
Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (26), da Câmara de vereadores de Messias Targino, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pôla Pinto (PT), fez um pronunciamento, onde registrou a atuação do jovem messiense, o lateral-esquerdo Yuri que a cada partida está ganhando espaço no Potiguar. “Na quarta-feira, o atleta marcou dois dos quatro gols na vitória sobre o Corintians de Caicó, por 4x2, o que levou o time alvirrubro a dividir a liderança do segundo turno junto com o ABC com 10 pontos”, registrou o vereador
Vereador Pôla Pinto (PT)

Pôla Pinto disse que o sucesso que vem sendo alcançado por Yuri é fruto de muita dedicação e principalmente do apoio de sua familia. "É uma satisfação ver um jovem de Messias Targino tendo seu trabalho reconhecido e destacado por toda impresa do estado do Rio Grande do Norte”, enfatizou Pôla Pinto.


Por último, o vereador mostrou em plenário uma reportagem de meia pagina do jornal De Fato, mostrando a boa fase que Yuri vem tendo pelo Potiguar.

Vereador destaca entrega de casas

Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (26), da Câmara de vereadores de Messias Targino, o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), registrou e destacou em plenário a entrega feita pela prefeita Shirley Targino (PR), de 60 casas a famílias carentes do município de Messias Targino, que aconteceu em solenidade no conjunto Osnildo Targino de Freitas e contou com a participação dos vereadores e principalmente da população.
Vereador Juscelino Herculano Jales
O vereador lembrou que na mesma oportunidade foi inaugurada uma praça de lazer, construída através de emenda. “Durante o evento a prefeita Shirley anunciou que novas unidades deverão está sendo entregues nos próximos meses com o propósito de reduzir cada vez mais déficit habitacional do município”, destacou o edil. “O evento serviu também para entregar a população um veiculo tipo Fiesta, que o município recebeu do governo do estado pela conquista do Selo Unicef Município Aprovado de 2008”, completou o vereador .

domingo, 21 de março de 2010

Mais 180 candidatos se inscreveram para curso de informática do Telecentro.
Foi encerrada na última sexta-feira a primeira etapa das inscrições para o curso de informática do Telecentro da Câmara Municipal de Messias Targino. Ao todo foram inscritos 186 candidatos, nesta etapa sendo 176 da noza urbana e 10 da zona rural. "Pela quantidade de pessoas que foram atendidas nesta etapa mostra o interesse da comunidade e que a mobilização feita teve resultado”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto
Ao todo foram inscritos 186 candidatos
Após a consolidação dos dados foi possivel constatar a grande procura por parte das mulheres em participarem do curso. Das 186 inscrições feitas, 132 foram de mulheres e apenas 54 de homens se inscreveram. Também as mulheres foram maioria entre as faixas etária de idade que se inscreveram.


Durante este semana será feita a formação das turmas, onde cada turma funcionará com 10 alunos e também definidos os horários e dias em que serão realizado o curso.
Vereador fez pronunciamento sobre os 20 anos de promulgação da Lei Orgânica.

Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (19), da Câmara de vereadores de Messias Targino, o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), fez um pronunciamento registrando os 20 anos de promulgação da Lei Orgânica de Messias Targino que ocorrerá dia 31 de Março.
Vereador Antenor Laurentino de Medeiros

O vereador destacou a importância da criação da Lei Orgânica e o papel dos vereadores que foram os constituintes em 1990. O edil ressaltou a atuação do ex-vereador João Jales Dantas e do vereador Otoni Tomaz de Almeida que atou como relator da Lei Orgânica.


Antenor Medeiros criticou e lamentou que a Lei Orgânica que foi confeccionada com as alterações das emendas nº 001/93, 002/2000 e 003/2001 retiram os nomes dos vereadores que foram constituintes.
Vereador surgere realização de Sessão para homenagear vereadores Constituintes.

O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), protocolou Requerimento de sua autoria para que seja convocada uma Sessão Solene, para homenagear os 20 anos da Promulgação da Lei Orgânica de Messias Targino e que durante a sessão seja entregue uma comenda para os vereadores Constituintes, inclusive im memoria para os já falecidos.

Embora a proposição seja deliberada na proxima Sessão Ordinária, o vereador Juscelino Herculano Jales (PR) apoiou a inciativa do vereador e disse que ficou muito emocionado pelo reconhecimento feito pelo vereador Antenor Medeiros quanto a importância que teve o ex-vereador João Jales Dantas, como Contistuinte.


Já o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pôla Pinto, destacou a inciativa, do vereador em homenagear os vereadores Constituintes. "É uma justa homenagem e que não vamos medir esforços para realizar esta Sessão Solene”, enfatizou o presidente.


Por último, o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto justificou que coube a Legislatura eleita em 15 de novembro de 1988 a elaborar a Lei Orgânica.
Projeto de Poder Executivo é aprovado.

Foi aprovado por ananimidade dos nove vereadores, durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada na última sexta-feira (19), Projeto de Lei nº 278, de autoria do Poder Executivo, que alterou a Lei Municipal nº 407/2009.

Com as alterações, a prefeitura poderá desenvolver ações e aporte de contrapartida municipal para implantação do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Além da Caixa Economica Federal, o município poderá celebrar termo de parceria com a Companhia Hipotecária Brasileira (CHB).

O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), destacou a importância do Projeto para o município e sua aprovação em regime de urgência. Ainda na sexta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pôla Pinto enviou o Projeto para sanção do Poder Executivo, para garantir que o município não seja prejudicado.


Vereador cobra levantamento sobre fornecimento de energia para município.

Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (19), da Câmara de vereadores de Messias Targino, o Vereador Juselino Herculano Jales (PR) apresentou Indicação para que á Companhia de Serviços Elétricos de RN – COSERN realize um levantamento técnico, sobre a demanda do fornecimento de energia elétrica ao município de Messias Targino/RN.
O vereador justificou que o município de Messias Targino/RN, tem crescido significativamente nos últimos anos e que sua infra-estrutura praticamente dobrou. “Hoje, Messias Targino conta com indústrias, um comercio aquecido, e sem falar na quantidade de residências que foram construídas nos últimos 5 anos”, disse o edil
Vereador Juselino Herculano Jales
Para o vereador, com base nesses fatos, “entendemos que com o crescimento da cidade consequentemente gera-se demanda de eletricidade e provavelmente a oferta esteja incompatível com essa necessidade, ocasionando assim as constantes quedas de energia que vem acontecendo no município, causando transtorno e prejuízos a toda a população.”


Por último o vereador se mostrou preocupado com o problema, “Por que sabemos que teremos um período chuvoso que se aproxima, e ai sim, é que as quedas de eletricidade se intensificam”.


Vereador fez pronunciamento no segundo expediente


Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (19), da Câmara de vereadores de Messias Targino, o Vereador Juselino Herculano Jales (PR), destacou a visita de uma equipe do SEBRAE feita ao município na tarde da sexta-feira, para conhecer o projeto inscrito no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor de Messias Targino.
O vereador informou que depois de muita espera, o município de Messias Targino vai receber na terça-feira (23), o carro do Selo do UNICEF. A premiação é devida a consquista de o município ter sido vencedor do Selo UNICEF.
Por último, o edil, lamentou a grande quantidade de apenados que está sendo recebido pelo Presidio Federal em Mossoró, e que essa situação, segundo o vereador vem gerando medo e preoculpação para os moradores dos municípios não só de Mossoró, mas de toda região.

sexta-feira, 19 de março de 2010

EM MESSIAS TARGINO

TELECENTRO TRARÁ INCLUSÃO SOCIAL

O Telecentro de Inclusão Digital inaugurado na Câmara Municipal de Messias Targino no último dia 12 de março (sexta-feira) trará, principalmente para jovens mais carentes da comunidade, muito mais do que inclusão digital. Trata-se, em verdade, de obra de grande relevância, que possibilitará a esses jovens a aquisição de conhecimentos em informática, colocando-os em sintonia com o moderno mundo globalizado.

A referida unidade de ensino de informática, que funcionará na sede da Câmara Municipal messiense, foi fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo municipal e a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN).

O presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, Genésio Francisco Pinto Neto ("Pôla Pinto", do PT), tão logo assumiu a presidência da Casa, no ano de 2009, prometeu empenhar-se para a ativação do Telecentro de Inclusão Digital. E assim o fez, envidando esforços continuados para que o projeto se tornasse uma realidade.

Pela escassez de recursos que atingiu os entes públicos desde o ano de 2009, decorrente da crise econômica mundial e da consequente queda nos repasses dos valores do FPM para Municípios pequenos, crise esta acentuada pela diminuição do valor do repasse do duodécimo das Câmaras Municipais em face de Emenda Constitucional em vigor no ano de 2010, o presidente Pôla Pinto teve que aguardar a doação de computadores e equipamentos pela FECAM/RN, pois a sua gestão ficou sem recursos para fazer tais aquisições.

Num Município pequeno como Messias Targino, onde a maior parcela da população é formada por pessoas das classes sociais menos favorecidas economicamente, um projeto dessa natureza significa um acertado investimento do Poder Público para o oferecimento de oportunidades futuras a jovens que, por si só, teriam muita dificuldade para aprender informática, cujo acesso ainda é bastante reduzido em todo o País.

Políticas públicas como essa vêm para melhorar a vida das pessoas, pois a transferência de conhecimento é, sem dúvidas, o maior acerto de uma gestão administrativa, já que através do conhecimento o cidadão virá serem abertos para si muitos horizontes.

Fonte:http://omessiense.zip.net/

segunda-feira, 15 de março de 2010

Mais de 50 pessoas se inscreveram no primeiro dia de inscrição do Telecentro.
Mais de 50 pessoas se inscreveram no primeiro dia de inscrição para o curso de informática do Telecentro da Câmara Municipal de Messias Targino. "Pela quantidade de pessoas que foram atendidas mostra que as mesmas estão interessadas e a mobilização está sendo feita”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto.
As inscrições estão sendo feitas nos horários de 8:00 ás 11;00 horas, no período de 15 a 19 de março. Após o período das inscrições serão definidos os horários de funcionamento das turmas.
Para fazer a inscrição os interessados deverão apresentar os documentos pessoais, CPF, Indentidade e Titulo de Eleitor, além de uma foto 3 x 4.

domingo, 14 de março de 2010

Câmara de Messias Targino inaugura Telecentro com grande participação da comunidade.

A Câmara Municipal de Messias Targino inaugurou na última sexta-feira (12), o novo Telecentro, em uma solenidade bastante concorrida com grande participação da comunidade que lotaram a sede da Câmara de vereadores.
A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto (PT) e contou com a participação dos vereadores, Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), Juscelino Herculano Jales, (PR), Francimar Ezequiel da Silva (PR), Ilson Ferreira de Medeiros (DEM), Alexandre Jales Dantas (PMDB) e José Aroldo Dantas (PMDB).
Dickson Nasser, prefeita Shirley Targino e Pôla Pinto
Participaram ainda da solenidade, O presidente da Câmara Municipal de Natal e da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser, prefeita Muniicpal, Shirley Targino (PR), Raimundo Canuto de Brito, vereador em Janduis e coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), vários secretários municipais, dirigentes de associações rurais e lideranças locais.
Solenidade foi bastante concorrida com grande participação da comunidade

Durante a solenidade de inauguração do Telecentro, o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), inalteceu a iniciativa da presidência da Câmara pelo esforço para a instalação do Telecentro. "Essse Telecentro será de grande importância para os alunos de nossa cidade que poderão começar a ter acesso aos cursos de informática” destacou Anternor. “Esperamos que os cursos sejam iniciados mais o rápido possivel”, completou o edil.

Vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto
Já o vereador Juscelino Herculano Jales, (PR), destacou a importância que vai ter o telecentro para os jovens e estudantes do município. O vereador destacou ainda o esforço de todos os membros da Câmara de vereadores para que fosse conseguido a implantação do telecentro. "O telecentro vai ser um beneficio importante para inclusão social dos jovens”, destacou Juscelino Jales.

Vereador Juscelino Herculano Jales
Toda estrutura do telecentro foi montada na sede da Câmara Municipal e vai possibilitar que toda população possa ingressar-se ao mundo digital. O Telecentro é composto com dez computadores conectados à Internet, com oferta de serviços para a população. As principais atividades oferecidas à população são os cursos de informática básica em software livre e o uso dos equipamentos para acesso à Internet.

Raimundo Canuto de Brito, vereador de Janduis
O telecentro é uma iniciativa fundamental para capacitar a população e inseri-la na sociedade da informação, de modo a assegurar a preservação de sua cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao cotidiano local, além de qualificar profissionalmente a população, principalmente os jovens.

Após o encerramento da solenidade, aconteceu a visita a sala onde funcionará o telecentro Professor Otoniel Tomaz de Almeida e em seguida foi servido um coquitel aos participantes.







Prefeita destaca atuação do Legislativo

A prefeita, Shirley Targino (PR), que participou da solenidade de inauguração do novo telecentro da Câmara de vereadores de Messias Targino na última sexta-feira (12), destacou a gestão da Câmara que segundo a prefeita vem conseguindo transformar a Câmara, tanto na divulgação como nas atividades legislativa. "A Câmara de vereadores é outra realidade pela forma que vem sendo trabalhada a gestão”, disse Shirley.
Prefeita, Shirley Targino

Shirley lembrou sua iniciativa na gestão passada da Câmara que a instalação do telecentro teve pouco funcionamento que acabou sendo desativado. Tenho certeza que agora esse telecentro vai funcionar”, disse ela.


A prefeita destacou ainda os benefícios que serão gerados com a instalação do telecentro. Por último, a prefeita Shirley Targino informou que dois telecentros já estão pronto para funcionamento que foram instalados um na Escola Municipal Professor Júlio Benedito e outro na Biblioteca Pública.

Dickson Nasser destacou a inclusão digital.
O presidente da Câmara Municipal de Natal e da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser enfatizou durante a solenidade de inauguração do novo telecentro da Câmara de vereadores de Messias Targino na última sexta-feira (12), a importância da inclusão social pela inclusão digital. “É esse o objetivo dos Telecentros’, disse Dickson.
O presidente da FECAM informou que os municípos de Caicó, São José de Mipibú, Areia Branca, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Japi e Lajes tabém receberão os telecentros. “A Receita doou à entidade cerca de 800 máquinas de jogos de azar, apreendidas pela Polícia Federal e que estavam no galpão da Receita Federal, em Natal. As máquinas em geral eram destruídas ou levadas a sucatasque foram transformadas em computadores adaptados de caça-níques, que serão utilizados na inclusão social”,
Presidente da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser

Dickson Nasser falou de sua trajetória como estudante e de sua atuação como vereador em Natal, onde está ocupando o seu quinto mandato, onde é atualmente presidente da Câmara de Natal.


Por último, ele afirmou que por diversas vezes tem se encontrado com a prefeita Shirley Targino, em Brasilia. “Sou testemunha do esforço da prefeita Shirley que não tem medidos esforços para transformar esse municipio”, disse Dickson.


Ao final do evento acompanhada da prefeita Shirley Targino, do presidente da Cãmara, Pôla Pinto e do Secretário de Obras, Tarcisio Jales e do esposo da prefeita Shirley, Cloves Ciarline, Dickson Nasser conheceu o conjunto das Rosas, Praça de Eventos e outras obras que foram construidas pela gestão da prefeita Shirley.

Pôla Pinto “Esse Telecentro terá uma grande função social para nossa comunidade”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto (PT), disse durante a solenidade de inauguração do novo telecentro da Câmara de vereadores que aconteceu na última sexta-feira (12), que o telecentro terá uma grande função social para a comunidade de Messias Targino.

O presidente afirmou que o pleito junto à Fecam-RN para que fosse instalado o telecentro, foi uma das primeiras ações de sua gestão.”A inauguração deste telecentro representa mais uma conquista para este Poder Legislativo” disse o presidente.
Pôla Pinto: o telecentro terá uma grande função social para a comunidade de Messias Targino.

Pôla Pinto destacou o papel importante que tem tido a Federação das Câmaras do Estado Rio Grande do Norte na defesa e fortalecimento das Câmaras. ”A Fecam-RN tem realizado um processo de capacitação permanente que tem feito com que os vereadores desenvolvam melhor sua função de parlamentar”, enfatizou Pôla Pinto.


Por último, o presidente destacou que sua gestão tem sido inovadora no tocante a firmação de parcerias, ele citou o exemplo da campanha de preservação do patrimônio público, feito em parceria com a prefeitura e com a própria Fecam- RN, que resaltou na instalação do telecentro.

Inscrições do Telecentro começam nesta segunda-feira.

O novo Telecentro da Câmara Municipal de Messias Targino começará a funcionar a partir desta segunda-feira (15), onde serão iniciadas as inscrições para os interessados que em fazerem o curso de informática.
Inscrições para curso de informática iniciam nesta segunda-feira.


Segundo informou o presidente da Câmara, vereador Pôla Pinto as inscrições serão feitas nos horários de 8:00 as 11;00 horas, no período de 15 a 19 de março. Após o período das incrições serão definidos os horários de funcionamento das turmas.


Para fazer a inscrição os interessados deverão apresentar os documentos pessoais, CPF, Indentidade e Titulo de Eleitor, além de uma foto 3 x 4.
Projeto transforma caça-níqueis em microcomputadores

Transformar contravenção em cidadania. Com este propósito foi idealizado o projeto "Caça-cidadania: da Contravenção para a Educação".
O projeto iniciou a partir de uma sólida parceria efetivada entre a Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) e a Receita Federal do Rio Grande do Norte, através do seu delegado José de Anchieta, onde foram doadas cerca de 800 máquinas de jogos de azar apreendidas pela Polícia Federal e que se encontravam guardadas no galpão da Receita Federal em Natal.
Máquinas, conhecidas como "caça-níqueis" foram convertidas em microcomputadores, montados a partir de peças oriundas dos próprios caça-níqueis, apresentando uma excelente capacidade técnica.
Estes novos modelos de microcomputadores farão parte da nova remessa de máquinas que serão distribuídas este ano para os Telecentros de Inclusão Digital das Câmaras Municipais de Vereadores filiadas à Federação, objetivando com isso oportunizar uma inclusão digital inovadora e de qualidade à população dos municípios do interior do Estado.
O projeto para Inclusão Digital proposto é desenvolvido por meio da instalação nas Câmaras Municipais de unidades denominadas Telecentros Legislativos Comunitários.
São espaços equipados com computadores conectados à Internet em banda larga com oferta de serviços. Cada unidade de Telecentro possui em média 10 microcomputadores conectados em rede.
As principais atividades oferecidas à população são: cursos de informática básica em software livre; uso dos equipamentos para acesso a Internet; oficinas temáticas e construção de sites da comunidade.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto Caça-cidadania: Da Contravenção para a Educação

"O projeto Caça-cidadania: da Contravenção para a Educação", iniciou a partir de uma sólida parceria efetivada entre a FECAMRN-Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte e a Receita Federal do Rio Grande do Norte, através do seu Delegado, o Dr. José de Anchieta, onde foram doadas cerca de 800 máquinas de jogos de azar apreendidas pela Polícia Federal e que se encontravam guardadas no galpão da Receita Federal em Natal, onde essas foram convertidas em microcomputadores, montados a partir de peças oriundas dos próprios caça-níqueis, apresentando uma excelente capacidade técnica.
Estes novos modelos de microcomputadores farão parte da nova remessa de maquinas que serão distribuídas durante o ano de 2010 para os Telecentros de Inclusão Digital das Câmaras Municipais de Vereadores filiadas a Federação, objetivando com isso oportunizar uma inclusão digital inovadora e de qualidade a população dos municípios do interior do Estado.

terça-feira, 9 de março de 2010

Tele Centro da Câmara de Messias Targino será inaugurado na sexta-feria
O presidente da Câmara Municipal de vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto confirmou que a inauguração do Tele Centro será na sexta-feira, dia 12 de março, a partir das 19:00 horas na sede do Poder Legislativo.
A implantação do tele centro é fruto de uma parceria realizada entre Câmara Municipal de vereadores e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte - FECAM. O presidente da Câmara Municipal de Natal e da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser, já confirmou presença no evento de inauguração.
Também confirmou presença a prefeita Shirley Targino, secretários municipais e vereadores. “Estamos mobilizando a comunidade para participar deste importante evento”, informou Pôla Pinto.
Toda a estrutura já está montada no prédio da Câmara Municipal.
O presidente Pôla Pinto, informou ainda que toda a estrutura já está montada no prédio da Câmara Municipal. O tele centro vai possibilitar que toda população possa ingressar no mundo digital. O Tele Centro, vai funcionar com dez computadores conectados à Internet, com oferta de serviços para a população carente. As principais atividades oferecidas à população são os cursos de informática básica em software livre e o uso dos equipamentos para acesso a Internet e outros serviços.
Presidente da FECAM/RN, vereador Dickson Nasser, já confirmou presença no evento de inauguração.
Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população e inseri-la na sociedade da informação, de modo a assegurar a preservação de sua cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao cotidiano local, além de qualificar profissionalmente a população, principalmente os jovens, incentivando o surgimento de mão de obra mais qualificada.

Tele Centro será inaugurado na sexta-feira
A implantação do Tele Centro Comunitário, é mais uma conquista da atual gestão do presidente Pôla Pinto. “É uma forma de estamos aproximando ainda mais o Poder Legisllativo da comunidade”.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Vereador cobra iluminação para Cemitério Público

Durante a Sessão Ordinária desta sexta-feira (5), foi apresentado e discutido Indicação nº 003/2010, de autoria do Vereador Joselito dos Santos Cardoso (PSB), onde o mesmo indicou a prefeita Municipal e o Secretário de Obras e Serviços Públicos, para que seja feito a instalação de iluminação em alguns setores do Cemitério Público Municipal.

Segundo, o vereador a questão da iluminação no cemitério, é algo que vem chamando a atenção da população por ser um local onde é freqüentado pela comunidade, já que as pessoas têm familiares sepultados naquele local. “Sabemos que em alguns setores já existe iluminação, mas, em outros ainda não, prova disso, é que no sepultamento de uma conterrânea nossa houve a necessidade de se usar lanternas para que fosse realizado o seu sepultamento”, justificou o edil.

O vereador lembrou que a iluminação do cemitério está muito precária. “Acreditamos que a instalação de energia em outras partes para iluminação do mesmo, irá melhorar de forma sensível a vida dos moradores desta comunidade”, concluiu o vereador.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Vereador cobra que seja colocadas lixeiras em praças públicas.
Durante a Sessão Orinária da última sexta-feira (26) da Câmara de vereadores de Messias Targino, foi apresentado em Plenário e discutido Indicação de autoria do vereador Francimar Ezequiel da Silva (PR), onde o mesmo indicou a prefeita municipal para que seja colocadas lixeiras nas Praças, João Jales Dantas e do marco inicial da cidade.
O vereador justificou que as duas Praças que foram totalmente reconstruídas tem sido um espaço de lazer das familias messiense e por isso está necessitando que seja colacada lixeiras, já que nas Praças tem ficado lixos após visitas das pessoas. ”Esse pleito é feito pelos próprios frequentadores das Praças”, justificou o edil.
Vereador Francimar Ezequiel da Silva
Já o vereador Juselino Herculano Jales (PR), parabenizou, o vereador Francimar Ezequiel da Silva pela iniciativa e defendeu que a Praça do Ginásio de Esporte Onezimo Teixeira também receba as lixeiras, já que a mesma tem grande quantidade de frequentadores.
O vereador Joselito dos Santos Cardoso (PSB), também destacou a iniciativa do vereador Francimar em está preocupado com a questão ambiental e da limpeza pública.
Nesta segunda-feira (1º), o presidente da Câmara de vereadores, vereador Pôla Pinto encaminhou a Indicação de autoria do vereador Francimar Ezequiel da Silva para o Poder Executivo.



Vereadores debatem programa de habitação.
Durante o segundo expediente da Sessão Orinária da última sexta-feira (26) da Câmara de vereadores de Messias Targino, a poitica de habitação que vem sendo desenvolvida desde a primeira gestão da prefeita Shirley Targino (PR), foi debatida pelos vereadores.
O vereador Antenor Larentino de Medeiros Neto (PSDB), disse que reconhece os avanços que estão acontecendo na construção de unidades habitacionais no município, mas questionou que os critérios para receber as unidades habitacionais tem sido politico. ”Só recebe casas que votou na prefeita”, acusou o edil.
O vereador disse ainda que muitas pessoas estão sendo beneficiadas sem terem necessidades, já que está acontecendo vendas dos imóveis, outros estão sendo alugados e alguns se encontram fechados. “Muitas pessoas de familias numerosas estão ainda sem sua casa”, completou o vereador. Outra acusação feita pelo edil, até vereadores estão sendo beneficiados pelo programa de habitação da caixa.
O vereador Juselino Herculano Jales (PR), lider da prefeita, rebateu as afirmações do vereador Antenor Larentino de Medeiros Neto, afirmando que os critérios para seleção são feitos pela própria Caixa Economica Federal e que quanto a questão de beneficiários estarem vedendo os imóveis e outros alugando como foi dito pelo vereador não é de responsabilidade da Prefeitura. “A prefeita Shirley tem feito uma gestão sem escolher de que lado votou o cidadão para ser beneficiado com as ações de sua gestão”, esclareceu Juscelino
Por último, o vereador destacou o empenho do Poder Executivo para desenvolver a sua politica habitacional que vem sendo um marco para o município, onde já foram construidas mais de 200 unidades habitacionais.
O vereador Joselito dos Santos Cardoso (PSB), também participou do debate na tribuna, onde reforçou os pontos levantados pelo vereador Antenor Medeiros. ”É necessário que as pesoas mais carentes recebam sua casa”, disse o edil.

Vereador destaca iniciativa de deputado.
Também durante o segundo exediente da Sessão Orinária da última sexta-feira (26) da Câmara de vereadores de Messias Targino, o vereador Juselino Herculano Jales (PR), registrou e destacou a iniciativa do deputado Walter Alves (PMDB), que apresentou requerimento que sugerem melhorias na área da segurança pública para o município de Messias Targino
Vereador Juselino Herculano
“O deputado reivindicou para Messias Targino aumento do efetivo policial e melhoria na estrutura da PM”, disse o vereador lembrando que uma Indicação de sua autoria tinha cobrado essas providências.
Juselino registrou ainda, o aniversário da prefeita Shirley Targino, ocorrido na última segunda-feira (22), onde foi feito uma confraternização surpresa para prefeita, onde mais de 500 pessoas da comunidade prestigiaram.
Por último, o edi, destacou o serviço de aterramento que está sendo feito na lagoa que dar acesso a entrada da cidade, que foi reivindicado pelo vereador Joselito dos Santos

Missionario Itamar Almeida cobra atenção para apenados.

Durante o segundo exediente da Sessão Orinária da última sexta-feira (26) da Câmara de vereadores de Messias Targino, o Missionário Itamar Almeida usou a tribuna, onde defendeu melhor atenção para os apenados que estão presos na Delegacia de Policia do município.
Sem citar nomes, o missionário disse que tem apenado preso injusto necessitando de atenção, já que as condições são pessíma nas celas. Ele defendeu que os apenados possam ser alfalbetizados em quanto estejam presos, para quando terminarem sua perna esteja preparados para ocupar espaço na sociedade.