terça-feira, 24 de novembro de 2009

Servidores da Câmara foram capacitados pela FECAM


No último dia (16) de novembro os servidores da Câmara de Vereadores de Messias Targino, Huberto Marcolino e Kendey Dantas Jales, participaram de um Curso de Informática Básica para Instrutores, promovido pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), sob a coordenação do instrutor Glay França, para poderem atuar no Telecentro. Os dois servidores serão responsaveis pelos cursos que serão oferecidos a população pela Câmara de vereadores.
Curso foi coordenado pelo instrutor Glay França da FECAMRN.
O presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, vereador Pôla Pinto, informou que a reinauguração do Telecentro que iria acontecer no dia 27 deste mês, foi adiada em função do feriado municipal. Uma nova data será defenida.
Huberto Marcolino e Kendey Dantas Jales durante curso promovido pela FECAMRN.
Para garantir o funcionamneto do Telecentro já foram adquiridos em parceria com a FECAM /RN um servidor e dez terminais completos.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ATO N° 06/2009.
Suspende a 14ª e 15ª Sessão Ordinária do 2º Período Ordinário da 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura e dá outras providências.


A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais...

CONSIDERANDO que, nos dias 20 e 21 de Novembro do ano em curso haverá na sede desta Câmara Municipal o II Seminário de Políticas Públicas e Controle Social de Messias Targino e em virtude do dia 27 de Novembro ser feriado municipal em que se comemora o dia de Nossa Senhora das Graças Padroeira desta Cidade.

R E S O L V E:

SUSPENDER, as realizações das Sessões Ordinárias acima citadas, pelos motivos neste ato alegado, transferindo as mesmas para os dias 04 e 11 de Dezembro do corrente ano, no horário regimentalmente fixado.

Registre-se, Publique-se,
Cumpra-se.
Messias Targino - RN
Palácio Ver. Washington Medeiros
Em, 17 de Novembro de 2009.


_________________________________
Genésio Francisco Pinto Neto
PRESIDENTE

domingo, 15 de novembro de 2009

Câmara registra falecimento do poeta João Branco
Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino da última sexta-feira (13), sobre a presidencia do vice-presidente, vereador Juscelino Herculano Jales (PR), foi registrado o falecimento do Sr. João Jales Rodrigues, aos 91 anos, mais conhecido por João Branco, ocorrido na sexta-feira.

O presidente pediu um minito de silêncio como forma de homenagear João Jales, que ao longo de sua vida João Branco, realizou um trabalho voltado para o fortalecimento da cantoria. O grande poeta João de Salvina como era também conhecido foi responsavel para o surgimento de outras pessoas na arte de cantador de violas.

O livro Messias Targino – RN Origens, publicado pelo historiador Edimar Texeira Diniz destaca nas sua páginas 300 e 302 a importancia dos cantadores de violas e principalmente o legado do poeta João Branco.
Projeto que torna obrigatório hasteamento da bandeira e Hino em reparticões públicas é aprovado.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino da última sexta-feira (13), foi aprovado por unamidade o Projeto de Lei nº 090/2009, de autoria do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), que determina que todas as instituições públicas com sede no município de Messias Targino estarão obrigadas a hastearem a Bandeira Nacional todas as quintas-feiras e nos feriados cívicos.

O projeto prevê que o hasteamento da bandeira ocorrerá sempre às 08:00 horas e o descerramento as 17:00 horas. Todas as instituições públicas com sedes no município também serão obrigadas a hastearem a Bandeira do Município de Messias Targino no dia 08 de maio de cada ano.
Vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto

As escolas existentes no município além do hasteamento da Bandeira Nacional serão obrigadas todas as quintas-feiras a cantarem o Hino Nacional e o Hino do Município de Messias Targino. Antes do inicio de qualquer evento sócio-cultural esportivo no município de Messias Targino obrigatoriamente terá que se cantar o Hino Nacional e o Hino do Município.

O projeto prevê ainda que o Poder Executivo dote suas instituições com as Bandeiras do Brasil e do município e será responsável pela aplicação desta Lei.

O vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB) agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do projeto. O projeto recebeu parecer favoravel da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Saúde, Educção Cultura, Lazer e Desenvolvimento Social.
Vereador apresenta Indicação para construção de lombadas.



De autoria do Juscelino Herculano Jales (PR), foi apresentado durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino da última sexta-feira (13), Indicação Nº 016/2009, onde o edil indicou a prefeita municipal, Shirley Targino, que seja providenciado a construção de redutores de velocidades tipo “lombadas” quantos forem necessários, nos trechos das ruas Otoniel T. de Almeida compreendido entre as ruas João Tomás e Agácio Medeiros, Arlindo Targino compreendido entre as ruas Genuíno Jales e Luiz Teixeira e Antonio Jácome de Lira compreendido entre as ruas Raimundo Nonato e Manoel F. Jales.
Vereador Juscelino Herculano Jales (PR),

O vereador justificou que nos últimos anos, o município de Messias Targino/RN vem passando por uma significativa melhoria estrutural, com grande destaque para a pavimentação abrigar das suas ruas, onde a cidade está sendo completamente calçada, ficando assim em perfeita condição de tráfego.

Com isso, alguns usuários desses benefícios passam a fazer uso destas ruas para acelerarem mais os seus veículos, colocando muitas vezes em risco os pedestres, principalmente crianças.

sábado, 14 de novembro de 2009

Presidente da Câmara participará de seminário da UFRN sobre Pré-sal.
O presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto estará participando na segunda-feira, dia 16, do Seminário ´Pré-sal no Brasil`, com abertura às 9h, no auditório da Reitoria que será promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Governo do Estado, em parceria com a Petrobras O seminário será apresentado em forma de painéis, e no primeiro, às 10h, será abordado o tema ´Pré-sal: oportunidades para o Brasil e novo marco regulatório`.
Pôla Pinto estará participando do Seminário ´Pré-sal no Brasil
Os deputados federais pelo Rio Grande do Norte Henrique Eduardo Alves e João Maia, relatores do projeto sobre o Pré-Sal na Câmara Federal, e a deputada Fátima Bezerra participam das discussões, que contarão também com a participação de técnicos e cientistas e serão abertas ao público.
À tarde, a programação continua com três novos painéis: ´Geopolítica do Petróleo e Sistemas Regulatórios`, às 14h; ´Desafios tecnológicos e Recursos Humanos e Materiais`, às 15h30 e, encerrando o seminário, ´Aspectos Socioambientais e econômicos para gerações futuras`.A discussão acerca da exploração do petróleo na camada do pré-sal ocupa cada vez mais os cenários jornalístico e político.
A realização do seminário significa uma importante oportunidade para que a sociedade do Rio Grande do Norte conheça as informações sobre o esse novo marco da economia brasileira, as alternativas para exploração e os benefícios .
Presidente da Câmara teve encontro na FECAM para agilizar instalação de Telecentro


O presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, vereador Pôla Pinto, esteve na sexta-feira (13), em Natal, na Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), agilizando a instalação do Telecentro de Inclusão Digital, que funcionará nas dependências físicas da sede do Poder Legislativo, num anexo.
Segundo o presidente Pôla Pinto, a reinauguração do Telecentro ficou pogaramada para o dia 27 deste mês. Foram adquiridos na parceria um servidor e dez terminais completos.

Nesta segunda-feira (16), dois servidores da Câmara de Vereadores que atuarão no Telecentro estarão se deslocando para Natal, onde serão capacitados por técnicos da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), para poderem atuarem no Telecentro.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RESULTADO DA DIVULGAÇÃO

POPULAÇÃO DEMONSTRA INTERESSE POR AÇÕES DA CÂMARA

Desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Messias Targino, em 1º de janeiro deste ano, o vereador Genésio Francisco Pinto Neto ("Pôla Pinto", do PT) tem procurado estabelecer uma relação de proximidade entre a Casa de Leis e a comunidade messiense.

Para isso, ele pôs na grande rede o BLOG DA CÂMARA MUNICIPAL (www.camarademessiastargino.blogspot.com) e o Legislativo passou a publicar o informativo CÂMARA EM AÇÃO, que é distribuído gratuitamente à população.

Presidente da CMMT, vereador Pôla Pinto (PT)

Essas ações começam a apresentar o resultado esperado, que é o de despertar o interesse da comunidade pelo trabalho realizado na Câmara Municipal. Segundo o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), líder da bancada da prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) no Legislativo Municipal, a população começa a comparecer às sessões do Parlamento messiense, entendendo o edil que isso decorre do trabalho de divulgação das ações parlamentares que vem sendo feito pela atual gestão.

Vereador Juscelino Herculano (PR)

Ainda de acordo com Juscelino, as páginas do informativo "Câmara em Ação" têm se mostrado poucas para a divulgação do trabalho que a Câmara de Messias Targino vem realizando. Segundo o parlamentar, há uma grande produção do Poder Legislativo messiense, e a comunidade agora começa a tomar conhecimento disso.

FONTE:http://omessiense.zip.net/

domingo, 8 de novembro de 2009

Vereadores destacam a 4º edição do Jornal da Câmara

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Messias Targino realizada na última sexta-feira (6), os vereadores Antenor Laurentino de Mdeiros (PSDB) e Juscelino Herculano Jales (PR) destacaram a publicação da 4ª edição do Jornal impresso “Câmara em Ação” que começou a ser distribuído em todos os órgãos públicos e nas residências do município, através do correio, na terça-feira (3).

Pôla Pinto, Presidente da Câmara Municipal, destacou que a quarta edição do jornal traz várias matérias com as ações parlamentares dos vereadores. ”O jornal está possibilitando que a população tome conhecimento das ações que estão sendo discutidas na Câmara”, destacou o presidente. A atual gestão também criou um Site que está disponível na Internet e já ultrapassou mais de 4.700 acessos

Já o Jornal, são 655 familias do municipio de Messias Targino que recebem a cada dois meses o jornal. Tambem entre Câmaras Municipais e outras instituições do estado são enviados 95 edições do jornal.


Câmara aprova Plano Plurianual para os Exercícios de 2010 a 2013


Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Messias Targino realizada na última sexta-feira (6), foi aprovado em segunda e última votação o Projeto de Lei n° 265/2009, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre o Plano Plurianual para os Exercícios de 2010 a 2013. Nas duas votações os projetos foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.

Também está tramitando na Câmara Municipal, o projeto de Lei Orçamentaria para o exercício de 2010, que deverá começar a ser votado a partir da proxima sexta-feira (13). O projeto está tramitando na Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB).

“A Lei Orçamentária é uma das discussões mais importantes do Legislativo Municipal”, destaca Pôla Pinto Presidente da Câmara Municipal. “Estamos garantindo todas as condições necessárias para que esse debate possa acontecer”, disse o presidente. A Câmara terá até dezembro para discutir e votar o projeto de Lei Orçamentaria.


Historiador se reuniu com presidente da Câmara.

No último dia 2 de novembro, o historiador, Edimar Teixeira Diniz e seu irmão José Diniz estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto. Na oportunidade Edimar Teixeira Diniz entregou um oficio que foi lido durante a Sessão Ordinaria da Câmara Municipal de Messias Targino realizada na última sexta-feira (6).
Historiador, Edimar Teixeira Diniz
Durante o encontro foi discutido sobre a data da Sessão Solene em que a Câmara vai realizar para homenagem o hisotriador. Durante a Sessão Ordinaria na última sexta-feira (6) foi criado uma comissão formada pelos vereadores Antenor Laurentino de Mdeiros (PSDB) e Juscelino Herculano Jales (PR) e o presidente Pôla Pinto para organizar todos os preparativos da sessão que deverá aconteer em Janeiro de 2010.

Vaja o teor do documento:

Comunico que recebi o oficio em epígrafe que me trouxe muita satisfação pela homenagem que essa Casa Legislativa achou que eu fosse digno dela. Antecipo os meus sinceros agradecimentos a todos os senhores vereadores, mui especialmente a Antenor Laurentino de Medeiros Neto e Juscelino Herculano Jales, autores da matéria.
Há pouco tempo na Prefeitura, através da Exma. Sra. Francisca Shirley Ferreira Targino e um grupo de amigos, honraram-se com a adição do livro, coisa que jamais teria sido possível sem essa ação desse grupo. Agora a Câmara me distingue uma outra honraria.
Fico muito feliz e grato por essas homenagens tão importante no final de meu tempo.
O que fiz, foi por conta do amor que tenho por essa terra e nosso povo a quem deve favores que jamais poderei pagar.



Respeitadamente


Edimar Teixeira Diniz

sábado, 7 de novembro de 2009

MAIS PERTO DO POVO


LEGISLATIVO MESSIENSE INFORMA AÇÕES VIA JORNAL
Aos primeiros dias de novembro a Câmara Municipal de Messias Targino pôs em circulação mais uma edição do informativo "Câmara em Ação", um veículo de divulgação do trabalho do Poder Legislativo messiense.
A edição, que é referente ao mês de outubro de 2009, chegou à população messiense com uma tiragem de mil unidades. Traz uma linguagem clara e um excelente relato das ações de cada vereador e da Casa Legislativa como um todo.


O jornal "Câmera em Ação", criado na atual gestão, que tem à frente o vereador Genésio Francisco Pinto Neto ("Pôla Pinto", do PT), chega gratuitamente à comunidade de Messias Targino, que por meio dele toma conhecimento de tudo o que os seus representantes fazem no Parlamento municipal.

Além do jornal impresso, a Câmara Municipal de Messias Targino também divulga as suas ações através de um blog, que vem sendo bastante acessado.

Assim como o "Câmara em Ação", o Blog da Câmara Municipal de Messias Targino (www.camarademessiastargino.blogspot.com) foi criado nesta atual gestão administrativa da Casa, do vereador-presidente Pôla Pinto (PT), que entende que o Legislativo Municipal precisa estar mais perto do povo.

Em ambos os veículos de comunicação, tem-se um conteúdo de muita informação sobre as atividades da Casa.

Outro aspecto que merece destaque é a democratização de ambos os informativos. As ações dos vereadores das duas bancadas (de situação e de oposição) são divulggdas com o mesmo destaque, dandos-se a todos os edis um tratamento igualitário.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

4º edição do Jornal da Câmara circula nesta terça-feira.
A Câmara Municipal de Messias Targino publica nesta terça-feira (03), a 4ª edição do Jornal impresso “Câmara em Ação” que estará sendo distribuído em todos os órgãos públicos e nas residências do município, através do correio, onde mais de 800 familias estão recebendo o Jornal Câmara em Ação.
Pôla Pinto, Presidente da Câmara Municipal
Segundo informou Pôla Pinto, Presidente da Câmara Municipal, a quarta edição do jornal traz várias matérias com as ações parlamentares dos vereadores. O Jornal é publicado bimestralmente. Pôla Pinto lembrou também que a publicação do Jornal era uma antiga reivindicação dos membros da Câmara de Vereadores, que só a partir de Janeiro começou a circular.

”O jornal está possibilitando que a população tome conhecimento das ações que estão sendo discutidas na Câmara”, destacou o presidente. A atual gestão também criou um Site que está disponível na Internet e já ultrapassou mais de 4.600 acessos.