sábado, 24 de outubro de 2009

CÂMARA FARÁ TELECENTRO FUNCIONAR

O presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, vereador Genésio Francisco Pinto Neto ("Pôla Pinto", do PT), informou que pretende colocar em funcionamento o Telecentro de Inclusão Digital, que funcioná nas dependências físicas da sede do Poder Legislativo, num anexo a esta.

Segundo o presidente Pôla Pinto, a Câmara de Vereadores aguarda uma posição da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), que se comprometeu em doar novos computadores ainda neste ano de 2009.
Câmara Municipal de Messias Targino: Uma nova realidade
Informou o vereador Pôla Pinto que a pretensão é oferecer aulas em três turnos diários (manhã, tarde e noite), propiciando a formação em cursos de informática ao maior número possível de jovens messienses.
O dirigente maior do Legislativo messiense disse que aguardará até dezembro deste ano pela concretização da parceria com a FECAM. Depois disso, segundo Pôla, caso a Federação não faça a doação dos computadores, a Câmara Municipal cuidará de os adquirir.
Desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal, em 1º de janeiro deste ano, o vereador Pôla Pinto tem realizado importantes obras que melhoraram o funcionamento da Casa Legislativa Municipal. Melhorias na estrutura física da sede do Poder Legislativo, criação do Blog da Câmara Municipal e criação de um jornal que leva à comunidade informações sobre o dia a dia da Câmara são algumas das medidas postas em prática pela eficiente gestão de Pôla Pinto, que reproduz no Legislativo Municipal o sucesso de gestão que tem obtido à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, entidade que é também por ele dirigida.
Além das ações importantes para o bom funcionamento da Câmara, o presidente Pôla Pinto tem procurado manter uma relação de muita cordialidade e respeito com todos os vereadores da Casa, tratando de forma igualitária os da situação (que apóiam a prefeita Shirley Ferreira Targino, PR) e os da oposição. Exemplos disso são a aprovação de requerimentos apresentados pelas duas bancadas e a divulgação das ações parlamentares através dos veículos de comunicação de que dispõe a Câmara. Neste último caso, garante-se a todos os vereadores igual espaço de divulgação. O único critério é o de ter o que apresentar.
A implantação do Telecentro de Inclusão Digital será mais uma importante marca da gestão de Genésio Pinto à frente da Câmara Municipal. A comunidade messiense será, em verdade, a grande beneficiada com isso, pois muitos de seus jovens estarão adquirindo conhecimentos e também uma profissão.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vereadores de Messias Targino participaram de Seminário da FECAM/RN em Assu.

Os vereadores de Messias Targino, Pôla Pinto (PT), Alexandre Jales Dantas (PMDB), Juscelino Herculano Jales (PR), Francirmar Ezequiel da Silva (PR), Jose Aroldo Dantas (PMDB), Jocelito dos Santos Cardoso (PSB) e Ilson Ferreira de Medeiros (DEM) participaram na terça-feira (20), em Assu, do Seminário “Como Fazer uma Gestão Responsável”, promovido pela FECAM/RN (Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte), o evento aconteceuá na Câmara Municipal de Vereadores de Assu.
Vereadores de Messias Targino participaram de encontro.
Com palestras sobre os temas: Receita Federal do Brasil – da sociedade para sociedade; O Vereador na Fiscalização da Receita e da Despesa Pública; Gestão Responsável e por fim o Lançamento do livro “Como Fazer: Gestão Responsável, o evento contou com a participação de 90 vereadores de 19 municípios da região.

Presidente da Câmara: Pôla Pinto destacou a importância do evento.
O presidente da Câmara de Messsias Targino, vereador Pôla Pinto (PT), avaliou como bastante positiva a participação dos vereadores do município no evento. “É um espaço de capacitação importante para nós que atuamos no legislativo, tendo em vista que a tematica discutida é do nosso contidiano”, enfatizou Pôla Pinto.
Por último, Pôla Pinto disse que já está assegurado a participação dos vereadores de Messias Targino, no encontro estadual dos vereadores do Rio Grande do Norte qeu vai acontecer durante os dia 17 e 18 de Novembro, em Natal.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vereadores de Messias Targino participam de Seminário da FECAM/RN em Assu.

O presidente da Câmara Municipal de Messias Targino, Pôla Pinto (PT) e os demais vereadores, participam na terça-feira (20), em Assu, do Seminário “Como Fazer uma Gestão Responsável”, promovido pela FECAM/RN (Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte), o evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores de Assu.
A abertura do evento será realizada pelo presidente da FECAMRN, vereador Dickson Nasser (PSB) e na sequência, acontecerá a Conferência “Liderança a Ferramenta do Gestor Responsável”, pela professora Simone da Silva Genésio, instrutora de qualificação profissional; Já o Dr. Pedro de Alcântara Farias Segundo, Procurador da Câmara Municipal do Natal, vai falar sobre sobre “Processo Legislativo”.
Na parte da tarde está programada outras conferências voltada para o contidiano do Poder Legislativo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pôla Pinto destacou impotância dos projetos

Câmara começa discutir Orçamento para 2010


Já estão tramitando na Câmara Municipal de Messias Targino os projetos de Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento Anual (LOA), para o exercicio de 2010. Após a leitura das duas matárias o presidente da Câmara de vereadores, vereador Pôla Pinto (PT) despachou para a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, que é presidida pelo vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB).

Projetos estão tramitando no Poder Legislativo.

A Lei de Diretrizes Orçamentarias tem a finalidade precípua de orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento, que já foi aprovado pela Câmara de vereadores. “A Lei Orçamentária é uma das discussões mais importantes do Legislativo Municipal. A Câmara não pode dar início ao seu recesso parlamentar sem antes aprová-la”, informou o presidente do legislativo.

Historiador Edimar Teixeira Diniz será homenageado.

Por unanimidade foi aprovado na Sessão Ordinária da última sexta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Messias Targino, Requerimento de aotoria dos vereadores, Antenor Laurentino de Mdeiros Neto (PSDB) e Juscelino Herculano Jales (PR) requerendo que seja convocado em data oportuna, uma Sessão Solene, para homenagear o primeiro Vice prefeito eleito do nosso município e historiador EDIMAR TEIXEIRA DINIZ.
Os vereadores requereram ainda que na referida sessão seja entregue uma comenda ao homenageado em agradecimento pelos seus relevantes serviços prestados ao município de Messias Targino e ao seu povo.
Historiador Edimar Teixeira Diniz será homenageado pela Câmara de vereadores de Messias Targino.
Os vereadores justificaram no requerimento que “Há pessoas que nascem e apenas vivem. Há outras que nascem para fazer história e deixam um legado que deve ser seguido; sem nenhuma modéstia podemos dizer que o cidadão Edimar Teixeira Diniz está entre estas pessoas que nasceram para deixar este legado, tendo em vista ser ele uma pessoa diferenciada, um observador atento da realidade refletindo e apontando conexões entre o passado e o presente, portanto, senhores Vereadores, Edimar Teixeira está contando a nossa história e no futuro ele fará parte da nossa própria história’.
“O seu livro faz com que a história do nosso município jamais seja apagada, mantendo vivo os aspectos culturais do nosso povo. Conhecer o nosso passado é de fundamental importância para compreendermos o nosso presente”, justificaram os dois edil.
Realizando esta Sessão Solene Especial para homenagear e agradecer a Edimar Teixeira Diniz pelos seus relevantes serviços prestado a este município, esta casa estará pagando uma divida histórica com esse ilustre Messiense.

Projeto de autoria do Poder Executivo é aprovado.
Na Sessão Ordinária da última sexta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Messias Targino foi aprovado Projeto de Lei nº 268/2009, criando a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública. O projeto foi aprovado, depois da aprovação do Regime de Urgência Especial, solicitado pelos vereadores, Juscelino Herculano Jales (PR), Jose Aroldo Dantas (PMDB), Alexandre Jales Dantas (PMDB) e Ilzo Ferreira de Medeiros (DEM), que foi aprovado pelo plenario.

O vereador Anternor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), lider da oposição chamou de projeto malvade que segundo ele vai penalizar a maioria da população. “Esse projeto vai penalizar sensivelmente as familias”, apontou o vereador.

O vereador disse quanto à legalidade, o projeto era constitucional, embora fossê desnecessaria a tramitação em Regime de Urgência Especial. O edil criticou ainda a justificativa de que o projeto estava sendo apresentado por causa das frenquentes quedas nos repasses do FPM. “Outras medidas poderiam ser adotadas para enfrentar a crise”. Antenor Medeiros, defedeu a redução dos cargos comissionados e que segundo ele existem servidores que não estão dando expediente. "As administrações passadas que é tanto combatida não tiveram coragem de implantar a contribuição”, finalizou o edil.
Vereador Anternor Laurentino de Medeiros Neto.
O vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB), disse que o município de Messias Targino é o único na região que mesmo com todas dificuldades vem realizando várias obras, graças o esforço da prefeita Shirley Targino. Se referindo ao projeto, o vereador disse que a maioria dos municípios do estado ja implantou a contribuição como uma forma de arrecadação.

Já o lider da prefeita na Câmara, vereador Juscelino Herculano Jales (PR), rebateu afirmação de que existem servidores sem dar expediente e afirmou que a prefeita não vai realizar qualquer tipo de demissão, para não gerar mais dificuldades.
Vereador Juscelino Herculano Jales

Quanto ao pedido de Urgência, o vereador justificou que não existe qualquer questionamento quanto aos aspectos de legalidade do projeto, já que o mesmo esta assegurado no artigo 149-A da Constituição Federal e também na Emenda Consttucional nº 39 de dezembro de 2002. “Outra questão é que para a contribuição passar a ser executada tem todo tramito legal. Por isso da Urgência”, disse Juscelino.

Os membros das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento, dispensaram a emissão de parecer, o que possibiitou que o projeto fosse a votação.

Juscelino Herculano, disse ainda que 80% dos municípios do estado já implantaram a contribuição e que a prefeitura vem pagando mesalmente em torno de 7 mil mensal, o que representa em torno de 96 mil anual. Ele destacou que o projeto vai ajudar na arrecadação, possibilitando que outras ações possam ser realizadas.
Vereador Alexandre Jales Dantas


O vereador Pôla Pinto (PT), disse que na condição de presidente do legislativo poderia muito bem evitar de participar do debate em torno do projeto, mas entende que o debete é uma forma de esclarecer divergências e ponto de vista da cada vereador. “Eu já esperava que o posicioanamento da oposição fosse mais politico”, disse o vereador.
Pôla Pinto lembrou que quando foi criado o IPTU, na gestão passada o posicionamento da oposição na época foi outro.
Vereador Pôla Pinto
O edil ressaltou ainda, que a nova realidade que passa o municipio de Messias Targino, onde o desenvolvimento vem superando a maioria dos municípios do estado com vários investimentos e melhorando a qualidade de vida da população permite o dialogo em torno do projeto com a população.
O vereador destacou que o prejeto enviado pelo Poder Executivo é diferente da maioria dos municípios onde a contribuição foi implantado, principalmente se tratando dos contribuintes que serão insentos. "O porjeto insenta os consumidores da zona rural e os contribuintes cujas unidades tenham um consumo de enegia igual ou menor do que 30 KWH/mês”, explicou o edil.

“Precisamos entender que outras medidas poderão serem adotadas por parte da prefeitura, e esse Poder Legislativo vai precisar se posicionar indepedente das disputas politicas", concluiu o vereador.


O valor da CIP a ser cobra ao contribuinte será de 15% do total consumido mensalmente de energia eletrica, o projeto produz seus efeitos apartir de janeiro de 2010.




domingo, 4 de outubro de 2009

Edmilson Dantas Jales representou desportistas na Sessão.


Câmara realizou Sessão Solene onde homenageou ex-jogador


A Câmara Municipal de Messias Targino realizou no sábado dia 3, uma Sessão Solene, na sede do Legislativo,onde foi homenageado o ex-jogador de futebol João Rimundo da Silva Neto, o Coca.

Vereador Joselito entregou uma comenda ao ex-jogador

O vereador Joselito fez um pronunciamento destacando momentos da carreira do jogador

A Sessão foi bastante participativa por vários despostitas do municipio. O vereador Joselito dos Santos Cardoso (PSB), que foi o autor da proposição fez um pronunciamento destacando momentos da carreira do jogador e sua trajetória de vida pessoal. "Coca é um exemplo de vida para todos nós”, enfatizou o vereador.




Vários despostitas participaram da Sessão.

O Vereador na oportunidade entregou uma comenda ao ex-jogador em agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao esporte e ao povo de Messias Targino. “Coca foi uma pessoa que ajudou muito a fortalecer o nosso esporte. Devermos muito a ele”, completou o edil.


Vereador Antenor Medeiros


Já o vereador Antenor Medeiros (PSDB), disse que a homenagem foi justa e defendeu que o ex-jogador continue incentivando o esporte do muniicpio. “Sua trajetória foi importante para o fortalecimento do esporte local e para projetar nossa cidade”, descatou Antenor.


Vereador Francimar Ezequiel


O vereador Francimar Ezequiel da Silva (PR), lembrou em seu pronunciamento que viveu momentos de alegria durante a participação de Coca nas equipes de Messis Targino. “Além de Coca muitos outros jogadores tiveram uma participaçãao de contribuição de destaque no nosso esporte”, disse o vereador.


Vereador Juscelino Herculano Jales

O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), lembrou a participação de Coca em várias disputas regional e seu trabalho desenvolvido sempre voltado para o fortalecimento do esporte. “A continuidade do seu incentivo para o esporte e principalmente voltada para as crianças será ímportante para tirarmos os jovens do mundo das drogas”, destacou o edil.


Cleiston Rubens Teixeira

O vice-prefeito Cleiston Rubens Teixeira, fez um pronunciamento onde lembrou momentos de sua infância ao lado do jogador durante as peladas de campo. “Com sua seriedade e simplicidade Coca consegiu o respeito de todos os segmentos de nossa cidade”, apontou Cleiston.


Representando todos os desportistas presentes na Sessão Solene, o ex-vereador e jogador Edmilson Dantas Jales, disse que o exemplo de Coca precisa ser dado continuidade e uma forma é resgatar as escollinhas de futebol, voltada para as ciranças. Por último, Edmilson disse que Lequinho, Coca e Torrala foram os maiores jogadores da história do futebol de Messias Targino e região.


Wagna Fernandes


A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wagna Fernandes, disse que a história de Coca é conhecida por toda omunidade não só de Messias Targino, mas da região e que a secretaria de Cultura está organizando os preparativos para a reativação da escolinha de futebol.

Coca agradeceu a todos os membros do Poder Legislativo pela homenagem.


Coca e Guriu da Gabiraba


O ex-jogador de futebol João Rimundo da Silva Neto, Coca, agradeceu a todos os membros do Poder Legislativo pela homenagem e lembrou de vários momentos de sua trajetória como jogador. Em tom emocionado agradeceu as pessoas que apoiaram na sua trajetória. “Meu grande professor foi Guriu da Gabiraba que todo dia cedinho mim acordava para jogarmos bola. A partir dai comecei a gosdta de futebol”, disse ele bastante emocionado.


Vereador Pôla Pinto (PT), destacou trajetoria do jogador.




O presidente da Câmara Municipal, vereador Pôla Pinto (PT), disse que o reconhecimento da Câmara ao ex- jogador, é o mínimo que pode ser feito pela sua participação no esporte local e regional. Após a sessão, foi servido um coquitel aos participantes.
















CAERN responde sobre requerimento de vereador.

Durante a Sessão Ordinária do dia 25 de setembro, foi apresentado em planário um oficio enviado pela CAERN que respondeu sobre o requerimento de autoria do vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), que solicitou a reativação do chafariz da comunidade Cacimba de Baixo.

A direção da CAERN esclareceu no documento que para o atendimento do pedido do vereador é necessário que seja informado a CAERN, quem será o responsvel pelos pagamentos das faturas mensais pelo fornecimento de água.

O vereador Juscelino Herculano Jales (PR), em pronunciamento no segundo expediente lamentou o posicionamento da CAERN, que não tem tido interesse em atender o pleito da reativação do chafariz.


Projeto do Poder Executivo foi aprovado


Durante a Sessão Ordinária do dia 25 de setembro, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n° 266/2009, de autoria do Poder Executivo, sobre abertura de crédito adicional especial no orçamento anual.
A abertura do crédito foi no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), destinado à aquisição de um veículo, para a Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito.

Vereadores debateram sobre dificuldades financeiras.

Durante a Sessão Ordinária do dia 25 de setembro, os vereadores debateram sobre as dificuldades financeiras que vem afetando o município de Messias Targino e atrasando o repasse da Câmara de vereadores.
O vereador Antenor Medeiros, disse que não entendia o porquê do atrazo do repasse, já que as prefeituras do mesmo porte de Messias Targino estão efetivando o repasse. O edil disse ainda que está entrando com uma ação na justiça para receber seu pagamento dia 20 de cada mês. Antenor, lamentou que a prefeitura tenha aumentado o número de cargos comissionados, o que tem contribuido para o aumento da crise.

Já o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), rebateu o vereador Antenor Medeiros, onde afirmou que todas as prefeituras estão enfretando dificuldades por conta da crise. “Não é apenas uma situação de Messias Targino, é de todo Brasil”, enfatizou o vereador.
O presidente da Câmara de vereadores, vereador Pôla Pinto, disse que o atrazo no repasse tem acontecido por conta da crise, mas a Câmara não tem deixado de realizar suas ações que são consideradas prioritarias, como o processo de divulgação e o pagamento das obrigações institucionais
Vereador foi eleito para diretório estadual do PSDB.

Durante a Sessão Ordinária do dia 25 de setembro, o vereador Antenor Laurentino de Medeiros Neto (PSDB), registrou que foi escolhido para fazer parte do diretório estadual do PSDB, durante o encontro do partido, que aconteceu em Natal.